/
/
Quais fatores podem reduzir a produtividade no trabalho?

Quais fatores podem reduzir a produtividade no trabalho?

Algumas práticas da pandemia podem influenciar negativamente no desempenho das tarefas diárias; saiba o que pode ser feito para evitar

Uma das características mais valorizadas pelas empresas em seus colaboradores é a produtividade – realizar as tarefas com agilidade e qualidade. Porém, com a chegada da pandemia, houve uma grande mudança na rotina, trazida, principalmente, pelo trabalho remoto. Na nova realidade, manter a eficiência no dia a dia e se adaptar aos novos formatos da empresa pode ser uma tarefa difícil.

A psicóloga Carla Guth explica que a produtividade pode ser afetada por uma série de fatores e, para entender o que de fato está influenciando, é preciso olhar o contexto e fazer uma autoanálise. Neste momento em especial, a especialista lista práticas comuns que podem estar afetando o desempenho.

Falta de organização

Uma pesquisa realizada pelo Centro de Inovação FGV-SP com 464 trabalhadores em home office mostrou que 56% deles encontram uma dificuldade grande ou moderada para equilibrar as atividades profissionais e pessoais. Para Carla, isso pesa bastante na eficiência do trabalho.

“Se você não organiza a rotina, divide os afazeres diários em pequenas tarefas, determina hora para realizar cada um deles, deixa espaço para pausas estratégicas, o seu dia acaba sendo completamente tomado. Pessoas que não se organizam bem estão toda hora apagando pequenos incêndios e não conseguem manter o foco. A base para manter um alto nível de produtividade no trabalho é ter foco e, para isso, é preciso estar no momento presente, realizando uma tarefa de cada vez”, explica.

A dica da especialista é dividir as tarefas e colocá-las no papel. Além da organização, o ato de concluí-las e riscá-las da agenda traz um sentimento de felicidade, o que pode contribuir com a produtividade.

Estipular momentos de pausa no trabalho pode melhorar a produtividade. Foto: Pexels.

Ausência de hábitos saudáveis

Durante o período dentro de casa, muitas pessoas passaram a relatar problemas com insônia, exercícios físicos negligenciados e mudanças na alimentação – há quem esteja comendo mais e quem esquece de se alimentar por estar muito ocupado com o trabalho. Nenhum desses hábitos favorece um bom desempenho nas atividades.

“Quando a gente fala de exercícios físicos, alimentação regrada, sono em dia, estamos falando de bem-estar, que influencia na produtividade e no psicológico. No fim, tudo está ligado. Para trabalhar e produzir, é preciso estar se sentindo bem. Com a pandemia isso se tornou ainda mais importante porque as pessoas estão mais ligadas às sensações”, afirma a psicóloga.

Por isso, separar um período do dia para relaxar, fazer uma atividade física – mesmo que seja leve -, e realizar pequenas pausas no trabalho para almoçar ou tomar um café é muito importante. Cuidar da saúde mental deve ser sempre uma prioridade, já que ela é a base de tudo.

Falhas na comunicação

Com todo mundo trabalhando remotamente, houve um aumento significativo na quantidade de reuniões, bem como das demandas. Mas, se essas informações não são passadas de forma clara, a produção também não será realizada como o esperado. Carla afirma que a vida no home office já está bastante confusa pelas questões do dia a dia e isso só piora se não houver uma comunicação adequada entre gestores e funcionários.

“Todo trabalho pressupõe um feedback, tanto do funcionário para o gestor quanto do gestor para a sua equipe. O funcionário precisa tirar dúvidas com o gestor sobre uma demanda ou validar as prioridades das tarefas, por exemplo. Assim como receber um feedback e entender a questão, o que vai deixá-lo motivado a produzir mais.”

Insegurança

O resultado dos cenários citados acima resulta na insegurança. A psicóloga explica que a situação é como uma “bola de neve”. “A pessoa está com uma demanda grande, estressada, sem ter certeza do que precisa fazer, o que aumeta a sensação de não ter produtividade. Ela está equilibrando vários pratinhos ao mesmo tempo e passa a ter a visão de que não vai conseguir dar conta do recado, isso gera um desconforto que afeta diretamente na motivação e na confiança.”

Para Carla, a melhor forma de reconquistar a produtividade é, primeiro, criar uma boa organização para as tarefas diárias, depois, construir um canal de comunicação com os gestores para entender expectativas e deixar alguns limites claros. Por outro lado, a psicóloga também acredita que as empresas deveriam repensar valores e formatos, como trabalhar e desenvolver o bem-estar dos colaboradores.


+ Notícias 

Como medir produtividade dos funcionários em home office?

Em tempos de hiperconectividade no trabalho, escrever à mão está em alta

Entenda a importância do alongamento no home office


 

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 291

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa / Adobe Firefly


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]