Conquistar altos índices de resolutividade no atendimento ao cliente não é uma tarefa fácil. A TIM é uma das companhias brasileiras que vem a cada ano avançando nesse quesito no Brasil. Recentemente ela foi reconhecida por sua competência na resolução de conflitos e na busca de harmonia no relacionamento com os clientes pelo Procon de São Paulo.
A operadora é a primeira companhia brasileira a receber o “Selo Eficiência” do Procon-SP, uma certificação inédita que reconhece as organizações que alcançam o índice de 85% de solução de reclamações dos clientes registradas na plataforma do órgão de defesa do consumidor. A entrega do selo ocorreu na última quinta-feira (29) e, para mantê-lo, a operadora será reavaliada trimestralmente, devendo apresentar o nível de solução de problemas dentro do padrão exigido pelo Procon-SP.
Procon-SP reconhece trabalho consistente
Essa conquista é fruto de um trabalho consistente da operadora com foco na solução de demandas registradas no órgão de defesa do consumidor. Além disso, a empresa atua continuamente para identificar e endereçar as oportunidades de melhoria nas jornadas dos clientes. Como resultado, vale destacar que, entre os anos de 2021 e 2022, a operadora apresentou redução de cerca de 50% no volume de reclamações, saindo da 7ª para a 30ª posição no ranking do Procon-SP.
“Recebemos o Selo de Eficiência do Procon São Paulo com imenso orgulho, pois, na TIM trabalhamos com o propósito de ser a melhor operadora do país. Nessa jornada, é fundamental ouvir o cliente e atuar com agilidade, respeito e transparência, garantindo a solução e a redução no volume de demandas. Essas conquistas nos motivam a continuar o percurso de evolução, que só é possível graças à inovação presente no DNA da TIM e ao comprometimento da nossa equipe.” afirma Ana Cristina Oliveira, diretora de ouvidoria da TIM Brasil.
Para WiltonRuas, diretor-executivo do Procon-SP, o ‘Selo Eficiência’ deverá incentivar outras empresas a também adotarem maior celeridade na compreensão e atendimento das expectativas dos seus clientes, “e a destinaram mais energia e esforços para a resolução das questões legítimas apontadas pelos consumidores na plataforma do Procon-SP”, explica.
Raul Christiano, Secretário de Justiça e Cidadania em exercício, avalia que a certificação representa uma das missões do Procon-SP de tornar a cidadania mais percebida pelas pessoas, por meio da sua atuação na harmonização das relações de consumo: “É uma conquista tanto da empresa como daqueles que se esforçam para encontrar soluções e melhorar o relacionamento entre consumidores e fornecedores através do diálogo”, finaliza.
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PH Campos, diretor de Customer Services da TIM.
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Histórico de premiações TIM
Além do ‘Selo Eficiência’, a TIM acumula outros importantes reconhecimentos na área de atendimento ao cliente. Recentemente, foi vencedora do prêmio “A Era do Diálogo 2023“, que destaca as empresas com os melhores índices de satisfação e resolutividade de reclamações, com base em dados das Procuradorias de Defesa do Consumidor (Procons) e do portal Consumidor.gov.br. A TIM conquistou o primeiro lugar entre as 20 empresas classificadas em diferentes segmentos.
No último ano, a operadora também foi reconhecida com o Prêmio Empresa do Ano Smart Customer 2022, um dos mais relevantes do mercado corporativo no segmento de consumidores. Nessa premiação, se destacaram três cases de sucesso na área de atendimento ao cliente: a estratégia bem-sucedida de resolução de conflitos no site Reclame Aqui, a plataforma Turbina, utilizada para reverter a decisão de clientes interessados em fazer a portabilidade, e a URA (Unidade de Resposta Audível) TAIS, que identifica as necessidades do cliente de forma preditiva e automática.
Além disso, vale destacar que a TIM foi eleita a Empresa de Telecomunicação do Ano no Prêmio Conarec 2022, que valoriza as empresas brasileiras que colocam o cliente no centro de seus negócios.
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