Pesquisar
Close this search box.
/
/
Quais foram os temas mais debatidos no Twitter em janeiro

Quais foram os temas mais debatidos no Twitter em janeiro

Análise da Buzzmonitor revela grande diversidade de temas nos Trending Topics no país.

Os Trending Topics (TTs) do Twitter são o reflexo dos temas debatidos nas conversas do público. O índice contabiliza as tendências e expressões mais comentadas na rede social, que é marcada por um tom de conversa e opiniões.

Entre 1º e 31 de janeiro de 2023, mais de 5.805 termos distintos estiveram nos TTs do Brasil. Esses tópicos estiveram presentes 438.329 vezes em coleta realizada pelo Buzzmonitor.

Para a execução deste estudo, a empresa captou os termos presentes nos Trending Topics (sessão Brasil) a cada 5 minutos ao longo do mês de janeiro.

Em um recorte dos 200 primeiros termos por frequência nos Trending Topics, os temas que se destacaram no início de 2023 foram: Esportes, BBB, Música, Política e Filmes e Séries.

Esportes está entre os principais temas debatidos

Esportes, que foi a categoria com mais assuntos em alta, se destacou com o futebol nacional e internacional. Nomes de jogadores, de times e de campeonatos apareceram nos TTs.

Além disso, também integram a categoria Esportes o campeonato de futebol americano National Football League (NFL), o principal torneio mundial de basquete – o National Basketball Association (NBA) – e o torneio de tênis Australian Open.

Após isso, o reality show Big Brother Brasil estreou na TV Globo apenas na metade de janeiro, no dia 16/01, mas já mostrou engajamento do público nas conversas do Twitter. A hashtag #BBB23 foi o termo com mais aparições nos TT’s no período, aparecendo 1431 vezes.

Música, Política, Filmes e Séries, Famosos, Direitos Humanos e Notícias também são categorias que aparecem com certo destaque no gráfico.

O termo que apareceu mais vezes nos TTs relacionado à esportes foi “Flamengo”, que também foi destaque nos TTs de 2022. O treinador do Flamengo, Vitor Pereira, e o meio-campista Gerson também apareceram no TOP 10.

Outros dois jogadores do Vasco se destacaram em janeiro: o Pedro Raul, que ganhou mais popularidade e confiança da torcida vascaína; e o Emerson Jake, que viralizou no Twitter após um meme com trocadilhos com o nome do jogador, como “Emerson Shake” e “Emerson Sheik”. O Corinthians também apareceu com frequência nos TTs.

Mostrando a força e o interesse do público brasileiro por campeonatos americanos, 4 dos 10 termos da categoria esportes que mais apareceram nos TTs foram sobre a NBA e a NFL.

A hashtag do campeonato de futebol americano #NFLnaESPN ficou em 4º lugar e os termos “Lakers”, “Celtics” e “Lebron” também apareceram com destaque, relacionados à uma partida de basquete do Lakers contra o Celtics em que houve um lance polêmico de falta envolvendo o jogador Lebron James.

Assine nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente

Big Brother Brasil 2023 em alta

Nos termos relacionados ao BBB, que ocuparam 11 das 12 posições gerais dos TTs de janeiro, além da hashtag do programa, #BBB23, alguns participantes tiveram destaque: Gabriel, Marília, Domitila, Dr. Fred, Bruna, Gustavo, Larissa e Amanda.

Percebe-se que, dentre esses, a maioria esteve envolvida em alguma dinâmica do programa no mês de janeiro – como líder, paredão e quarto secreto. Além deles, destaque para o jornalista e apresentador Tadeu Schmidt, que comanda o reality pelo segundo ano e ganhou a aprovação do público no Twitter.

Artistas nacionais e internacionais em destaque no Twitter

Na categoria Música, disparadamente quem apareceu mais vezes nos TTs foi a cantora Shakira. O grande buzz aconteceu após o lançamento do clipe de Bzrp Music Sessions, Vol.53. A música é repleta de referências à polêmica traição que acabou com o casamento da cantora com o ex-jogador de futebol Gerard Piqué.

O lançamento da Tour Soy Rebelde, do grupo mexicano RBD, também se destacou em janeiro. Além da hashtag do evento, #SoyRebeldeTour, o nome da bilheteria de ingressos Eventim, responsável pelos tickets dos shows no Brasil, aparece com destaque. Muitos usuários relataram dificuldades de compra no Twitter.

Os cantores Lana Del Rey, Anitta, Orochi, João Gomes, Taeyong, Yuta e Eric também aparecem no ranking musical de buzz dos TT’s em janeiro.

Política em debate

Na categoria Política, o termo que mais apareceu nos TTs foi o nome do youtuber Monark, que teve sua conta do Twitter suspensa por uma decisão judicial após fazer posts em apoio aos atos criminosos cometidos em Brasília no dia 8 de janeiro. O jornalista político Glenn Greenwald, do The Intercept, também apareceu com destaque, fazendo a cobertura desses mesmos eventos.

O presidente Lula, que teve sua posse no dia 1º de janeiro, também teve um grande buzz no Twitter.

O termo Yanomami ganhou espaço em janeiro por causa da situação de crise das aldeias indígenas Yanomamis, com centenas de mortos e doentes, que tiveram mais de 20 pedidos de ajuda ignorados pelo poder público nos últimos anos. Com a mudança de governo e a descoberta dessa crise humanitária, o tema repercutiu no Twitter e teve ainda outros termos relacionados entre os 200 mais repetidos.

Conheça o Mundo do CX

Séries e filmes não ficam para trás

Janeiro foi marcado por vários lançamentos de séries e filmes, que logo se tornaram temas debatidos no Twitter. O termo desta categoria com mais aparições nos Trending Topics foi “Boate Kiss”, tema que ganhou novamente destaque com o lançamento da série da Netflix “Todo Dia A Mesma Noite”, baseada no livro da jornalista Daniela Arbex, que conta a história da tragédia da Boate Kiss, que matou 242 pessoas em 2013, e a busca das famílias por justiça.

O filme que mais teve destaque foi Teen Wolf, que apareceu no TOP 10 de TTs da categoria com três termos: “Teen Wolf”, “Stiles” e “Derek” – os dois últimos são personagens do filme.

Uma série que também garantiu três termos mais recorrentes no TTs foi The Last of Us, da HBO. Além do próprio nome da série, a sigla TLOU e o nome da personagem Ellie tiveram destaque.

Completaram o ranking os termos “Oscar”, referente às indicações da premiação; “Ginny”, personagem da série “Ginny e Georgia”, que teve a segunda temporada lançada em janeiro pela Netflix; e “Briggs”, referência ao ator e dublador Guilherme Briggs, que anunciou sua saída do anime Chainsaw Man após sofrer cyberbulling e ameaças do público.

Seja no esporte, na política ou no entretenimento, acompanhar os Trending Topics do Twitter permite estar por dentro das conversas e do comportamento do público, entender quais assuntos são relevantes, ter insights estratégicos para a sua marca e acompanhar tendências nas redes sociais em tempo real.


+ Notícias

NBA, LeBron James e o poder dos dados para incrementar negócios

O que o chatGPT “pensa” a respeito da linguagem neutra?

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]