Metade dos brasileiros considera trocar de emprego em 2022. Uma pesquisa realizada pelo LinkedIn apontou que essa é a intenção de 49% dos mais de mil entrevistados. Atrás de melhores salários e equilíbrio entre vida pessoal e profissional, eles estão aumentando o volume de currículos recebidos pelas empresas. Quando tantas candidaturas se unem à preocupação de achar perfis mais aderentes, os processos se tornam trabalhosos e demorados. O uso de tecnologia no recrutamento e seleção tem resolvido essa questão.
Bots desenhados para triar currículos a partir de hard e soft skills aderentes à vaga disponível, bem como fazer a comunicação com os candidatos estão sendo utilizados para otimizar o trabalho do RH. Com isso, as empresas ganham em assertividade, eficiência e não correm o risco de perder talentos para os concorrentes.
Vivian Bueno, diretora de People Experience do Grupo Services, conta como o uso do bot Vitória melhorou a qualidade da seleção. “Com a ferramenta, conseguimos otimizar o processo em 40%”. afirma. O atendimento é padronizado, mas também humanizado, contando com os indicadores de TMA (tempo médio de atendimento) e nível de satisfação do usuário melhores do que a média de mercado.
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A gestora também explica que são derivados para o contato humano somente os candidatos aderentes aos pré-requisitos da vaga e da empresa, de acordo com notas em testes e fit cultural. Isso facilita a análise do perfil por parte do entrevistador, uma vez que ele tem todos os aspectos relevantes mapeados assim que inicia a conversa com o candidato. Além disso, quem chega a esta etapa tem garantia de feedback em todas as etapas de recrutamento e seleção.
Utilizando tecnologia desenvolvida internamente, o Grupo Services tem a capacidade de contratar 2.600 vagas mensalmente. O maior volume está na área operacional, com 2.200 contratações possíveis em 7 dias úteis., mas o bot Vitória também atua em vagas de atendimento bilíngue, especialistas e de tecnologia.
A estratégia do uso do bot Vitória somada ao investimento em marketing digital a partir do patrocínio da publicação de vagas nas principais redes sociais, maximizaram o trabalho da equipe de People Experience em períodos de alta demanda, como datas comemorativas e Black Friday. Ainda assim, Vivian Bueno explica que o mais importante é a experiência do usuário. “Mesmo utilizando tecnologia, não deixamos de humanizar nossas interações”, salienta a gestora.
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Como funciona o processo de recrutamento automatizado
Pensando na jornada de Onboarding do candidato, o bot Vitória utiliza um motor de interpretação próprio que permite entender conteúdos em texto e áudio. A compreensão ocorre mesmo que haja uso de linguagem “natural”, como abreviações, figuras de linguagem, e expressões de uso cotidiano. Além disso, o Machine Learning atua diariamente no enriquecimento do vocabulário e aumento do percentual de assertividade em compreensão, além de auditar 100% dos atendimentos para que tudo esteja de acordo com as premissas de qualidade e compliance do Grupo Services.
Na prática, para que a seleção automatizada seja a mais assertiva possível, algumas etapas são adicionadas no processo de seleção. “O bot envia um link da nossa plataforma com um teste de personalidade. A partir disso conseguimos saber quais são as soft skills do candidato. Há também uma análise de fit cultural, que nos faz compreender o quão aderente é o comportamento daquela pessoa em relação aos aspectos culturais da empresa e da vaga desejada”, explica Vivian Bueno.
A tecnologia no processo de recrutamento e seleção é algo que evolui constantemente. O foco da equipe que trabalha com a Vitória, por exemplo, está em trazer constantes melhorias para o nível de compreensão e para a experiência do usuário. O uso de soluções como essa só deve crescer nos próximos anos.
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