Pesquisar
Close this search box.
/
/
Tecnologia do sono: as novidades que podem te ajudar a dormir melhor

Tecnologia do sono: as novidades que podem te ajudar a dormir melhor

Dormir bem nunca foi tão necessário e esse é um mercado que só cresce. Saiba mais sobre empresas que estão apostando nesse nicho

Todos os anos, Las Vegas recebe uma das maiores feiras de tecnologia do mundo – a CES (International Consumer Electronics Show) -, que traz as novidades do setor, entre elas as que tem por objetivo o sono de qualidade. A tecnologia do sono é um mercado que tem projeção de crescimento de 22% ao ano, segundo dados da feira. E os produtos vão muito além de aplicativos que controlam a qualidade da noite de sono, incluindo colchões, travesseiros, cobertores e até camas climatizadas. No futuro será possível rastrear até mesmo os sonhos, graças à avanços da neurociência.

Os dados mostram o potencial do mercado de tecnologia do sono: só em São Paulo cerca de 33% da população tem problemas para dormir, segundo o Instituto do Sono. Além disso, o dormir bem foi algo muito impactado pela quarentena da pandemia de Covid-19, como foi abordado em outra matéria da Consumidor Moderno. Não à toa, tantas empresas, as chamadas sleep techs, estão se voltando para usar a inovação como forma de colocar no mercado produtos capazes de atrair os consumidores que desejam dormir melhor. Nesse cenário, o Brasil surge como mercado perfeito para testes de gadgets que podem se tornar essenciais no dia a dia de muitos.

As novas tecnologias do sono

Entre os produtos destaque desse mercado que começa a ganhar a atenção do consumidor há tecnologias já conhecidas, que foram apenas aprimoradas, mas também apostas que colocam até médicos com um pé atrás. Entre esses casos está, por exemplo, um travesseiro inteligente que infla airbags internos para ajudar a reposicionar a cabeça, enquanto se está dormindo e, assim garantir desde mais conforto até que a pessoa não ronque.

Leia também: Conheça a tendência “Viver Melhor

O Motion Pillow, da marca 10Minds, ganhou o CES 2020 Innovation Awards, um prêmio do setor pelo ineditismo. Mas vale lembrar que ao tentar controlar o ronco, ele pode acabar mascarando outros problemas de saúde decorrentes desse processo, como a apneia. O travesseiro smart tem um dispositivo especial apenas para detectar o ronco.

Indo mais adiante na tecnologia, a grande sensação dos próximos meses neste mercado é a cama inteligente com controle de temperatura do colchão. É possível, inclusive, esquentar um lado específico da cama, tal como já acontece com bancos de carros por exemplo. É um exemplo de inovação que já existia, mas ainda não havia sido aplicada ao quarto. A 360 Smart Bed, da empresa Sleep Number, é uma das mais aguardadas no mercado norte-americano em 2021.

Outros gadgets mais simples já estão disponíveis, ainda que desconhecidos da maioria dos brasileiros. Dois exemplos são um sistema inteligente de luzes ideais para favorecer o sono e um aplicativo com exercícios (isso mesmo, exercícios) capazes de ajudar a entrar no clima de dormir mais rápido. Mas o que mais se destaca é o aplicativo Sleepio, com versão ainda apenas em inglês. Ele monitora, ao longo do dia, o comportamento da pessoa através do smartphone. O objetivo é melhorar a rotina noturna identificando hábitos do lifestyle que atrapalham no sono e preparando a pessoa para esse momento.

Dentro do ambiente do app, que em seu site oficial tem assinaturas de cientistas e médicos, é possível encontrar técnicas de terapia-cognitiva para ajudar a dormir melhor (e não acordar durante a noite). O uso do aplicativo é ratificado por veículos científicos, como a revista “Lancet”. Para saber mais, basta baixar o aplicativo no iOS, sistema operacional em que está disponível.

Esse parece ser só o começo de mais uma revolução no comportamento das pessoas – agora na hora de dormir. O setor caminha para faturar US$ 101,9 bilhões até 2023, segundo dados do site de business “Fast Company”.


+ Notícias 

Em tempos de hiperconeconexão, chegou a hora e a vez do slow content

Será que você está a um passo da Síndrome de Burnout?

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]