Pesquisar
Close this search box.
/
/
Como a pandemia impulsionou a logística 4.0 e o que esperar para os próximos anos

Como a pandemia impulsionou a logística 4.0 e o que esperar para os próximos anos

Um serviço mais ágil e com uso de tecnologias é o esperado para o momento atual e também para o futuro

Trabalhar a chamada logística 4.0, baseada na tecnologia para tornar processos mais ágeis e eficientes, sem aumentar custos e evitando problemas no processo, se tornou uma obrigação para as empresas se manterem competitivas nos dias atuais.

O movimento é natural, pois o consumidor, que já vinha se tornando bastante exigente nos últimos anos, depois do início da pandemia passou a valorizar ainda mais os prazos e a qualidade da entrega pelas empresas. O setor precisou se movimentar rapidamente e encontrar soluções para atender a demanda crescente.

Historicamente, a tecnologia sempre impactou os processos de trabalho dentro das empresas tanto quanto o dia a dia das pessoas. Mas, hoje, o investimento em inovação é vital para as organizações.

O que é a logística 4.0?

A logística 4.0 é a que utiliza a tecnologia nos processos de armazenamento, monitoramento, segurança, transporte, entre outros, para agilizá-los e torná-los mais eficientes, seja no seu funcionamento, seja em relação aos custos.

Entre as tecnologias que podem ser utilizadas para isso, é possível citar a inteligência artificial (IA), internet das coisas (IoT), blockchain, automação, uso de drones e muitas outras. Cada uma pode contribuir com um processo diferente dentro da logística.

Com o apoio dessas tecnologias, as empresas conseguem atender novas demandas do mercado, assim como aprimorar seu contato com o cliente final, que sai mais satisfeito.

“A logística 4.0, hoje, é um diferencial necessário. Se você vai comprar algo e a entrega é daqui dois meses, muito provavelmente você deixa de adquirir esse item. Se falar que o frete é quase o valor do produto, você também não vai querer”, explica o sócio-líder de supply chain da KPMG, Cristiano Rios.

Os consumidores estão mais exigentes e criando cada vez mais expectativas que precisam ser cumpridas pelas empresas.

Características da logística 4.0

A logística 4.0 tem como principal objetivo obter a maior agilidade com o menor custo possível através de monitoramento, segurança e uma cadeia de suprimentos bem organizada. Três pilares são fundamentais para isso:

1. Responsividade logística

“A primeira característica marcante do 4.0 é a responsividade logística. Hoje, contamos com monitoramento das entregas, gestão de tráfego e meteorologia em tempo real. Além disso, temos capacidade da revisão da roteirização e compartilhamento de carga nas operações e possibilidade de realizar entregas no mesmo dia da compra, por exemplo. Portanto, a logística precisa ser muito mais ágil”, aponta Cristiano Rios.

2. Visibilidade de ponta a ponta da supply chain

Essa característica está relacionada principalmente ao rastreamento de suprimentos e produtos. Ou seja, até mesmo o consumidor final pode acompanhar o caminho do seu produto em tempo real, por exemplo, aumentando a confiabilidade e melhorando a experiência do cliente.

“Com essa migração expressiva para as operações de e-commerce, hoje é fundamental que você tenha essa visibilidade da cadeia de suprimentos, podendo fazer o acompanhamento de todo o processo”, afirma o sócio-líder de supply chain da KPMG.

3. Cadeia de suprimentos conectada

A logística 4.0 também é capaz de contribuir com toda a cadeia de suprimentos, tornando todos os processos mais seguros e ágeis na medida que as informações podem ser passadas e verificadas a todo instante. “Aqui, estamos falando de fornecedores, parceiros, clientes, ecossistemas… Todos os envolvidos compartilhando informações em tempo real ao longo da cadeia”, diz Cristiano Rios.

Logística 4.0 na pandemia

O período de pandemia de Covid-19 mudou comportamentos, afetou economias e exigiu mais agilidade em todos os setores. Nisso, a logística 4.0 foi um divisor de águas.

Para o sócio-líder da KPMG, aquelas empresas que já utilizavam de sua característica para organizar o trabalho passaram pelo momento de maneira um pouco mais tranquila. Isso mostrou a força que as tecnologias têm para tornar o trabalho mais eficiente em qualquer negócio.

“A segunda onda realmente veio com um desafio muito grande para as empresas, e o consumidor tende, na minha visão, a intensificar o uso do canal online, que, por sua vez, exige uma logística 4.0”, afirma, completando que acredita que esse comportamento irá continuar, mesmo em um momento pós-pandemia.

Essa expectativa coloca a logística 4.0 como vital para todas as organizações. “A logística 4.0 passa a ser fundamental para garantir a sustentabilidade dos negócios. Aquelas empresas que não conseguirem se adaptar a isso acabam perdendo espaço no mercado, mesmo tendo um bom produto”, diz o profissional.

Para as grandes empresas implementar inovações tecnológicas é, na maioria das vezes, apenas uma questão de decisão e não de dinheiro. Já para os pequenos negócios, a tecnologia pode representar um investimento pesado. A saída nesses casos é buscar parcerias, em acordos B2B, para melhorar a logística de forma terceirizada.

Omnicanalidade exige a logística 4.0

Na opinião de Cristiano Rios, a logística 4.0 é mais do que importante para os negócios, é essencial para a sustentabilidade e o crescimento das empresas. Isso porque sem a responsividade e eficiência nas operações, as organizações terão dificuldade em atender o novo consumidor, perdendo espaço de mercado.

“É o momento de avaliar o nível de maturidade frente às melhores práticas de logística. Isso envolve analisar o nível de automação dos centros de distribuição e as eficiências das operações, entre outros pontos. Isso também precisa estar alinhado com a estratégia de omnicanalidade da empresa”, indica o profissional da KPMG.

Esse formato omnichannel também chegou para ficar e, por isso, as estratégias precisam estar sempre alinhadas com a logística. Oferecer diversos canais de atendimento e compra agrada o consumidor, mas é preciso que a logística atenda essa demanda, evitando a frustração do cliente.

Por isso, ao migrar para o modelo, é preciso revisar o sistema de logística também. “Isso é muito importante, pois só assim a logística conseguirá atender a demanda e ser organizada. As empresas devem se atentar a isso. Na verdade, as que não pensam na logística 4.0 já estão até atrasadas, com altos riscos de ruptura na operação de renda”, afirma Cristiano Rios.


+ Notícias 

Como usar dados para aprimorar as estratégias de logística 

Sete destaques sobre o crescimento do e-commerce em 2020 

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]