Pesquisar
Close this search box.
/
/
O futuro dos pagamentos digitais na América Latina e Caribe é promissor

O futuro dos pagamentos digitais na América Latina e Caribe é promissor

Esforços devem ser orientados para derrubar barreiras e conectar mais pessoas à economia digital global

Em mais de duas décadas trabalhando na Visa, nunca tinha visto novas tecnologias de pagamento sendo adotadas por consumidores, empresas e instituições financeiras com tanta rapidez na América Latina e Caribe (LAC).

A penetração de nossas tecnologias de pagamento mais populares vem crescendo em níveis inéditos, impulsionada pelo desejo crescente dos consumidores de pagar produtos ou serviços de forma conveniente, imediata e sem preocupações, e pelo desejo das empresas de aproveitar os benefícios da aceitação de pagamentos digitais.

Os exemplos são claros: os consumidores têm feito cada vez mais pagamentos por aproximação; micro e pequenas empresas usam smartphones para receber pagamentos digitais; a inclusão digital e financeira cresce com a adoção de pagamentos digitais no transporte urbano; o crescimento do comércio eletrônico segue estável; a segurança continua aumentando com a ascensão das tecnologias de token; e os consumidores transferem fundos entre si cada vez mais frequentemente usando tecnologias digitais.

Analisando um pouco mais a fundo este momento significativo, o que realmente contribuiu para que alcançássemos esses resultados foi nossa ênfase permanente em compreender as necessidades e prioridades dos consumidores e forte ênfase em resolver as necessidades específicas de clientes de diferentes mercados, trabalhando de forma muito próxima com instituições financeiras e parceiros da indústria para colocar todas essas tecnologias no mercado.

Esses dois elementos fundamentais nos permitiram acelerar a transformação digital de todo o ecossistema de pagamento e coincidem 100% com as ponderações que meus colegas de outras regiões do mundo e eu ouvimos dos clientes da LAC.

Assine nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente

O caminho é claro e as coisas continuam dinâmicas. Vejamos, por exemplo, a tecnologia Tap to Pay, que tem na Visa uma das maiores propulsoras em todo o mundo. Muito recentemente, a penetração das transações por aproximação chegou a 50% na LAC — e isso aconteceu meros quatro anos após o início da implementação. Isso significa que, em toda a região, mais da metade das transações feitas pessoalmente são por aproximação. Na maioria dos principais mercados, a penetração é muito maior. Além disso, tivemos um crescimento saudável em outros indicadores na região, entre eles, o crescimento de 69% nas transações por aproximação em dezembro de 2022, se comparadas a dezembro de 2021.

Isso nos mostra que, depois que os consumidores usam a tecnologia Tap to Pay pela primeira vez em suas compras do dia a dia, não retornam aos métodos anteriores. Eles adoram a tecnologia, pois é extremamente conveniente, rápida e segura. Tudo o que precisam fazer para pagar em segundos é aproximar seus cartões, celulares ou vestíveis aptos a pagar por aproximação de um terminal de pagamento sem contato. O mesmo está acontecendo no segmento de transporte público, com a tecnologia Tap to Ride.

Tap to Ride teve um crescimento impressionante nos últimos anos. A tecnologia funciona exatamente como Tap to Pay — a diferença é que os consumidores aproximam seus cartões, celulares ou vestíveis de um leitor de pagamento antes de embarcarem em um ônibus, metrô ou outro meio de transporte público que tenha implementado essa tecnologia. Nossas transações por aproximação em sistemas de transporte público no mundo todo ultrapassaram a marca de um bilhão durante o ano fiscal de 2022. As transações de mobilidade urbana na LAC também cresceram 75 vezes desde dezembro de 2019 e lançamos 22 projetos de mobilidade urbana em 10 cidades e 7 países, abrangendo ônibus, metrôs e pedágios — e faremos muitos outros lançamentos este ano. Isso é emocionante, especialmente na LAC, onde o segmento de transporte é fundamental para impulsionar a inclusão digital e financeira.

Nessa mesma linha, temos a Tap to Phone, solução que permite que pequenos empresários baixem um app em seus smartphones para transformá-los instantaneamente em terminais de aceitação de pagamentos por aproximação. Estamos trabalhando para acelerar sua implementação e temos mais projetos em desenvolvimento na LAC do que em qualquer outra parte do mundo. Com nossos parceiros, conseguimos transformar mais de 250.000 telefones celulares em terminais e afiliar mais de 25.000 negócios no Brasil, Costa Rica, Guatemala, Peru e, muito recentemente, na Colômbia.

Outra área crucial com crescimento acelerado na região é o comércio eletrônico, onde fizemos progressos significativos habilitando digitalmente mais de 40 milhões de micro e pequenas empresas em todo o mundo no final do FY22 e disponibilizando uma série de plataformas e ferramentas digitais para ajudá-las a começar a vender online. A Cybersource, uma solução Visa para acelerar negócios online seguros, também foi fundamental para que milhares de credenciadores e estabelecimentos comerciais da região aceitassem pagamentos digitais no espaço de comércio eletrônico; além disso, gerencia a detecção de fraudes com eficácia, o que resulta em maior satisfação para os consumidores e mais vendas online.

Conheça o Mundo do CX

Mas todos esses avanços só aumentam a importância de protegermos as transações digitais. Vemos que a adoção de tokens na região está acelerada e isso deve ter um impacto muito positivo em nossos emissores e estabelecimentos comerciais em termos de fraude.

A tecnologia de token da Visa protege os dados da transação ao substituir as informações confidenciais do portador do cartão por um token — ou identificador digital — exclusivo, que pode ser implementado com segurança em diferentes dispositivos ou armazenado na nuvem. De fato, no final de setembro de 2022, mais de 90% das credenciais de pagamento da Visa na LAC estavam aptas a operar com a tecnologia de token. Além disso, acabamos de atingir a marca histórica de mais de 4 bilhões de tokens emitidos globalmente, superando nosso total de cartões físicos em circulação, o que também é incrível.

Outro ponto que quero destacar é nosso crescimento no segmento de transferência de fundos em tempo real. Visa Direct, nossa solução para transações de envio ou recebimento de fundos praticamente instantâneas, domésticas e internacionais, entre pessoas (P2P) ou empresas (B2B) nos locais onde os programas estão ativos, cresceu mais de 35% no final do FY22, totalizando quase 6 bilhões de transações no mundo. Seguimos líderes nesse espaço na LAC e, em dezembro de 2022, tínhamos programas Visa Direct em operação em 11 países e mais de 25 relacionamentos P2P domésticos e transfronteiriços nesses países.

Todos esses resultados são incríveis e sugestivos do que está por vir. Nossos esforços para derrubar barreiras e conectar mais pessoas à economia digital global estão mais ativos do que nunca. Isso também destaca um ponto importante, que é a responsabilidade de continuarmos desbravando novas tecnologias de pagamento para ajudar a impulsionar as inovações que, em nossa opinião, definirão o futuro da movimentação do dinheiro, incluindo maior interoperabilidade, identidade digital, dados abertos, comércio contextual, Web3 e novos modelos como a economia do criador e o Metaverso.

Assim, o futuro é bastante promissor para a América Latina e o Caribe. Com nossa liderança e influência no setor, temos uma perspectiva única a respeito de como os pagamentos estão evoluindo, e isso nos inspira a continuar acelerando e ampliando a adoção de tecnologias digitais mais acessíveis para promover a prosperidade de todos e realmente liberar o poder do comércio digital para todas as pessoas, em todos os lugares.

*Por Eduardo Coello, presidente regional da Visa América Latina e Caribe.


+ Notícias

Le ciel de Paris est bleu: Azul anuncia voos diretos para Paris

“O consumidor 5.0 busca uma experiência intuitiva e segura”, diz Felipe Piringer, da Shopee

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]