Segundo estudo realizado pela consultoria de mercado Grand View Research, o e-commerce B2B deve ter crescimento global anual de 19,7% de 2022 a 2030. O dado mostra a importância do ambiente on-line para os negócios, que precisam dar uma atenção cada vez maior para a transformação digital e para o segmento de logística e delivery.
Aliás, o setor logístico está entre os que mais precisaram se reinventar e inovar nos últimos anos. A urgência em garantir a boa experiência do consumidor em uma jornada de compra cada vez mais phygital forçou as empresas a tornarem seus processos mais eficientes, automatizando e buscando parceiros, o que abriu caminho para novos players.
É nesse cenário que a inDrive vem se destacando no Brasil como uma plataforma moderna de mobilidade e serviços urbanos, como entregas. A empresa apoia uma busca cada vez mais intensa por atender as exigências de modelos de entregas mais ágeis e flexíveis – características que impactam diretamente a decisão de compra dos consumidores.
Para Iris Freud, diretora de Estratégia de Mercado da inDrive no Brasil, a companhia vem em uma jornada constante não só de produtos e soluções, mas também de aperfeiçoamento em CX.
“No Brasil grande parte do nosso time é dedicada ao atendimento ao cliente. A empresa entende que esse cuidado com o usuário, a coleta de dados e de informações, é extremamente importante para endereçar localmente melhorias e estar em constante evolução”, diz a diretora.
Oferecendo um modelo de negociação pessoa a pessoa (peer-to-peer) em todo o território nacional, a empresa busca entregar preços justos com total transparência aos passageiros e motoristas. O objetivo é, nas palavras da inDrive, “humanizar a tecnologia por meio de um modelo que dispensa o uso complexo de algoritmos e oferece liberdade de escolha aos usuários”.
O potencial do mercado de entregas para PMEs
Nesse sentido, uma das missões da inDrive para este ano no Brasil é – além da base do crescimento no mercado B2C – atingir um crescimento sustentável no mercado B2B com o inDrive Entregas. Atuando na etapa do last mile da logística, com entregas de até 20kg, a empresa conecta consumidores e pequenos negócios a uma base nacional de prestadores em qualquer ponto do País, por meio de um atendimento ágil e acessível.
A vertical também é pautada pela liberdade de escolha, pilar do negócio da inDrive, deixando a decisão do preço final entre o entregador e o cliente, além de ter comissão significativamente inferior à dos principais concorrentes.
Para se ter uma ideia do potencial de negócios, em 2022, o inDrive Entregas atingiu o patamar de 22 mil entregas por mês no País. De acordo com a empresa, o plano é chegar, ainda em 2023, a mais de 500 mil entregas mensais. Desde o início de 2023, o serviço de entregas da inDrive passou a estar disponível em 23 novas cidades do Brasil, totalizando mais de 66 cidades em todo o território nacional.
A meta do inDrive Entregas é tornar-se o crowdshipping ideal e mais personalizado para clientes nacionais. A oferta abrange sistema de entrega de produtos por diversos meios: a pé, de bicicleta, moto e carro, minimizando custos envolvidos, tempo de entrega, e simplificando processos. Isso inclui experimentar diferentes projetos para apoio aos entregadores, como o lançamento de um programa de incentivo, que permite obter cupons, como vale-combustível ou outras ofertas valiosas. Uma equipe especializada foi formada para oferecer oportunidades de desenvolver soluções customizadas para entregas a todo o tipo de negócio PME.
Expansão da vertical de Fretes
Outra vertical que se apresenta como um negócio em franco crescimento no Brasil para a companhia é a de Fretes. No modelo inDrive Fretes, a companhia ajuda seus usuários a encontrar motoristas a qualquer momento para realizar o trabalho com transportes com cargas acima de 20kg. Uma solução também viável para empresários de pequenas empresas – de cafés e lojas a fábricas e centros logísticos –, que procuram um serviço dedicado a atender suas necessidades de maneira simples, prática e ágil.
No inDrive Fretes é possível definir o preço pelo serviço, um diferencial no mercado. Assim, os clientes podem escolher as opções de frete mais adequadas e justas. Ele está disponível em 52 cidades no Brasil e chegará a oito novas cidades ao longo de 2023. Os usuários podem fazer pedidos no mesmo dia, contando com serviço disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana. Atualmente, cerca de 1.500 organizações e empresários no Brasil encontram motoristas para o transporte de cargas pelo app.
Ao todo, mais de 200 mil cargas foram realizadas pelo app, desde o seu lançamento no País, em 2021. Como resultado, em 2022, o número mensal de usuários ativos mais que dobrou (2,4 vezes). O número de motoristas ativos por mês cresceu 100% em 2022 versus 2021. O Brasil é um dos mercados prioritários para a marca neste ramo de atividade.
Novidade para grandes empresas
No período de quase cinco anos de operação no Brasil, o foco da inDrive foi a consolidação da base, escalando a operação para todos os 27 estados. A partir deste ano, após a consolidação, a estratégia da companhia é ganhar reforço não apenas para seguir crescendo e ampliando o leque de soluções já oferecido, mas, ofertar também serviços de entregas para grandes empresas.
A responsável por este avanço no mercado B2B da companhia é a nova solução inDrive Delivery Pro, uma vertical de negócios para atender as necessidades de entregas corporativas de grandes empresas. O início oficial da solução no Brasil está previsto para os próximos meses.
“Estamos muito felizes em anunciar essa novidade. O mercado brasileiro é bem expressivo para a companhia e foi o primeiro a receber este novo modelo de serviço da inDrive”, declara Sardana Mikhewa, vice-presidente de Operações da inDrive.
O inDrive Delivery Pro é uma plataforma abrangente que tratará a entrega como serviço, em um formato “turn key”, ou “chave na mão”, no qual o contrato é de empresa para empresa e o processo é de responsabilidade da contratada. Também haverá a opção “couriers as a service”, ofertando entregadores e acompanhamento, além de tecnologia e recursos de entrega.
Ao contrário de outras verticais da empresa, o inDrive Delivery Pro não estará disponível por meio do aplicativo. Por ser voltado a clientes corporativos, os contratos serão firmados diretamente, valorizando ainda mais um atendimento sob medida.
Já os parceiros de entrega, contarão com um aplicativo dedicado, que trará recursos de agendamento, gerenciamento de entregas, controle de turnos, painéis operacionais e financeiros, roteamento online, entre outras soluções desenvolvidas exclusivamente para os entregadores deste novo negócio.
CX brasileiro no foco da inDrive
Além de todos esses avanços da companhia, a importância de ter o cliente no centro das estratégias é um dos diferenciais da inDrive. Sardana Mikhewa, VP de Operações da inDrive, destaca que o mercado brasileiro de Customer Experience “é muito dinâmico”, e que para atuar nesse cenário, a inDrive está constantemente ouvindo o feedback de seus clientes para fazer um movimento de melhoria constante.
“O Brasil é um mercado único quando falamos de experiência do cliente. Para nós é muito importante ter essa escuta interna com o trabalho das equipes locais, que trazem o entendimento das demandas desse público para o correto desenvolvimento e adaptação das nossas soluções”, frisa Sardana. “Nossa missão é levar inovação em serviços que geram receita, emprego, acessibilidade e oportunidades à população”, completa a executiva.
Hoje, a melhor experiência de compra para o consumidor passa por se relacionar com marcas que sabem o valor de uma boa entrega. A empresa que realizará a logística dos itens é uma das escolhas mais importantes para o sucesso dessa relação entre cliente e marca. A inDrive entende que esse fator é decisivo para os bons resultados e, por isso, acredita no potencial da vertical inDrive Pro para auxiliar empresas a gerar as melhores experiências para seus clientes.
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