A OpenAI, empresa dona do ChatGPT, planeja adicionar o serviço do Google Cloud para suprir sua demanda de capacidade computacional. A parceria, se fechada, poderá marcar uma colaboração inédita entre as duas rivais da corrida da Inteligência Artificial (IA) generativa. As informações são da Reuters.
Segundo fontes ouvidas pela agência, o acordo foi finalizado em maio após alguns meses de discussões. A parceria se dá devido ao alto nível de computação demandado para treinar e desenvolver modelos de IA. Assim, a OpenAI precisa de novas fontes computacionais para seguir evoluindo seus próprios modelos – indo além do que a Microsoft, a maior apoiadora da empresa, tem a oferecer.
Parcerias da OpenAI
Até janeiro de 2025, o serviço Azure Cloud tinha exclusividade como fornecedor de infraestrutura de data center para a OpenAI.
A parceria acontece após a OpenAI fechar acordos com o SoftBank e com a Oracle para o desenvolvimento do programa Stargate, de infraestrutura tecnológica. Ainda, a empresa trabalha no desenvolvimento de seu próprio chip para processamento de IA, o que diminuiria a dependência da OpenAI em fornecedores externos.
ChatGPT vs. Google
Hoje, a OpenAI e seu ChatGPT representam uma das maiores ameaças para o modelo de negócio do Google: o mecanismo de busca. Isso porque, com a IA, consumidores estão recorrendo a assistentes como o ChatGPT, Gemini e demais para realizar suas pesquisas.
Recentemente, o ChatGPT lançou uma funcionalidade de compras por meio da IA, competindo diretamente com o Google Shopping. A empresa da Alphabet já respondeu a esse avanço com sua própria atualização.
Hoje, o Google Cloud representa 12% da receita da Alphabet, segundo os resultados de 2024. A nova parceria com a OpenAI reforça que a tecnologia da empresa está se tornando uma importante fonte de capitalização.
Prêmio Consumidor Moderno 2025
A votação para as categorias especiais do Prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente 2025 está aberta. Você pode definir quem serão os grandes nomes da edição. O CEO do Ano reconhece a liderança e a visão estratégica de executivos no topo. Por consequência, na categoria Hall da Fama, são homenageados os líderes com visão, estratégia e impacto positivo nas relações com clientes. Já o prêmio de Empresa do Ano valoriza as organizações que realmente fizeram a diferença na experiência do consumidor. Clique aqui e faça a sua escolha. A votação foi prorrogada até 16 de junho.