Comportamento

O Boticário lança edital Resíduo Extinto para impulsionar inovação na economia circular

Com o objetivo de promover a inovação aberta para selecionar um negócio de impacto com foco na economia circular, O Boticário lançou o edital “Resíduo Extinto”. Em parceria com a Artemisia, o projeto irá selecionar uma iniciativa voltada à redução, circularidade, logística reversa e/ou reciclagem de resíduos sólidos para receber até R$100 mil para desenvolver o projeto-piloto. A iniciativa faz parte do Projeto Extinto, movimento criado pela marca de beleza para ampliar a conscientização sobre o descarte de resíduos sólidos e a preservação ambiental.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas no site oficial do programa até o dia 18 de abril. Startups de impacto, que estejam em operação, e tenham modelos financeiramente sustentáveis, poderão participar do processo seletivo para o Resíduo Extinto, do Boticário e Artemisia. Os negócios submetidos devem estar em fase de execução, tração ou em busca de escala.

O anúncio da empresa escolhida será dado em 13 de junho, com início da parceria prevista para o mês seguinte. Após a seleção, Artemisia e Boticário irão desenhar, junto com a selecionada, um plano de trabalho com escopo e cronograma que guiará o andamento do piloto do Resíduo Extinto. Durante todo o processo, a companhia escolhida receberá suporte individual de um time de especialistas em inovação, desenvolvimento de negócios, impacto socioambiental e outros temas pertinentes, que contribuirão para o fortalecimento da estratégia de negócio.

Artemisia entra como parceira estratégica na realização e execução do edital, intermediando a relação entre Boticário e o negócio de impacto selecionado. A organização é pioneira no apoio a negócios de impacto no Brasil, fundada com a missão de potencializar empreendedores que criam soluções para problemas sociais ou ambientais.

“No país, há muitos empreendedores liderando negócios com enorme potencial para contribuir com soluções inovadoras para problemas críticos da nossa sociedade, entretanto, há uma clara demanda por apoio para fortalecer e impulsionar o crescimento dessas empresas. Acreditamos que a inovação aberta é uma ferramenta poderosa para endereçar o suporte a esses negócios de impacto e, consequentemente, alavancar mais rapidamente as transformações positivas na ponta. Por isso, a Artemisia possui uma frente dedicada a aproximar estes empreendedores – e suas soluções –, de grandes empresas focadas em contribuir com a resolução de questões sociais ou ambientais, e que ofereçam ambiente de testes, recursos e as próprias expertises para fortalecer a inovação e a geração de impacto”, pontua Priscila Martins, diretora de Relacionamento Institucional da Artemisia.

Ainda de acordo com a executiva, a organização se une a parceiros que têm a intenção genuína e ações concretas, na busca para resolução de grandes desafios da nossa atualidade, como é o caso do Grupo Boticário. Já Luis Meyer complementa que o programa Resíduo Extinto é mais uma oportunidade de fomentar a inovação aberta no Brasil, por meio da atuação responsável do Grupo Boticário. Ele ressalta ainda que a companhia é considerada a 3ª empresa de beleza mais sustentável do mundo, segundo o Corporate Sustainability Assessment (CSA) da S&P Global na categoria de Produtos Pessoais, em resultado divulgado em 22 de dezembro de 2023.

A relação entre Resíduo e Projeto Extinto, do Boticário

Atualmente, o relatório Global Waste Management Outlook 2024, divulgado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em março deste ano, revela que mais de 2 bilhões de toneladas de resíduos são produzidas globalmente anualmente. Segundo a ONU, se medidas eficazes não forem implementadas, a quantidade de resíduos gerados em todo o mundo pode chegar a 3,78 bilhões de toneladas até 2050, representando um aumento de 56% em relação a 2020.

Diante desse panorama, o Boticário emite um alerta à sociedade: caso não haja mudanças nos padrões de consumo e na gestão de resíduos sólidos, os aromas naturais dos paraísos terrestres, tanto no Brasil quanto ao redor do mundo, estão ameaçados de desaparecer em um futuro próximo. O lançamento do programa de inovação aberta marca uma nova fase do projeto que não apenas busca sensibilizar e conscientizar a população sobre essa questão, mas também visa impulsionar iniciativas concretas que contribuam para a transformação que o Boticário defende e promove.

“Sabemos que a situação alarmante atual exige mudanças efetivas e, por isso, queremos dar o próximo passo para que o projeto Extinto, que representa um chamado urgente, seja também um impulsionador de novas ideias e soluções. Atuamos de forma consistente em torno da sustentabilidade desde o início das operações do Boticário, há mais de 4 décadas, pois esta é uma frente prioritária e que está no centro da nossa estratégia de negócio”, destaca Marcela de Masi, diretora-executiva de Branding e Comunicação do Grupo Boticário.

Desde 2006, a marca tem estado atenta e atuante no contexto do descarte de resíduos sólidos através do Boti Recicla, um programa pioneiro de logística reversa no Brasil com uma vasta rede de pontos de coleta. Com presença em 1650 municípios brasileiros, a marca de beleza pode mitigar os preocupantes índices de descarte do país, como o baixo índice de reciclagem (apenas 4%) do lixo diário. Contudo, isso requer um apelo à sociedade para se envolver na causa, trabalhando junto a outros agentes de mudança para reduzir os impactos ambientais negativos.

Foto: O Boticário

Jessica Chalegra

Postagens recentes

Dia do Frete Grátis: uma oportunidade estratégica para fornecedores

Empresas podem aproveitar data para atrair e fidelizar clientes, e conhecer melhor seus consumidores para…

2 dias atrás

Mastercard combate fraudes com uso da Inteligência Artificial

Soluções combinam tecnologia com open banking e recursos de identidade, além de parcerias, para garantir…

2 dias atrás

Dica de livro: as revoluções da comida, do fast-food aos foodies

Dos alimentos processados aos chefs celebridades, jornalista analisa as transformações dos comportamentos e escolhas na…

2 dias atrás

Brasileiros conhecem e usam IA generativa mais do que média global

Levantamento do BCG aponta que 84% dos brasileiros têm consciência sobre a tecnologia, enquanto 32%…

2 dias atrás

LATAM é a companhia aérea com menos reclamações do Brasil

Estratégia que garantiu resultado inclui check-in e despacho automático de bagagens, além de maior autonomia…

2 dias atrás

Cresce a demanda por Cientista de Dados – conheça a profissão

Com salário que pode chegar a R$ 20 mil, mercado busca profissionais e aquece setor;…

2 dias atrás

Esse website utiliza cookies.

Mais informação