/
/
O Boticário inova com venda a granel e reciclagem de embalagens de vidro

O Boticário inova com venda a granel e reciclagem de embalagens de vidro

Projeto-piloto tem o objetivo de incentivam clientes a reciclarem embalagens vazias e contribuírem para a construção de um mercado nacional de beleza mais sustentável

Com foco na conscientização dos consumidores sobre o descarte correto, O Boticário iniciou um projeto-piloto de venda a granel de um dos clássicos de seu portfólio de perfumaria feminina, o Floratta Blue. A marca tem buscado promover a reciclagem de embalagens de vidro pós-consumo. A ação ocorrerá até maio de 2024, na unidade do Barra Shopping, localizada no Rio de Janeiro. Nessa iniciativa, os clientes que têm em casa embalagens vazias de qualquer perfume da marca podem participar.

Na loja escolhida como palco da ação, o consumidor poderá optar entre os volumes de 50ml e 75ml de Floratta Blue, que será abastecida na hora em um novo frasco, enquanto o item trazido será direcionado ao Boti Recicla, o programa de logística reversa da marca. Além de contribuir diretamente com a destinação correta dos resíduos, o cliente também ganha 20% de desconto na compra.

A unidade do Barra Shopping, no Rio de Janeiro, foi escolhida como o cenário inicial do programa piloto. O propósito do O Boticário é fomentar a correta disposição e a reciclagem dos frascos de vidro. Essa iniciativa incorpora a solução tecnológica RT-Plug da Techniplast, licenciada exclusivamente para a América Latina pela Aptar Beauty. A mudança da embalagem do consumidor por uma nova se torna imperativa devido às regulamentações da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), que proíbem o uso da embalagem original do cliente para reacondicionar o conteúdo.

Gustavo Dieamant, diretor executivo de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Boticário, destaca o potencial desse projeto, apontando para a possibilidade de abrir novos horizontes na construção de um mercado nacional de beleza mais sustentável.

O Boticário une beleza e sustentabilidade ao incentivar reciclagem de embalagens de vidro

Quanto às embalagens recolhidas para o programa Boti Recicla, serão trituradas e destinadas às cooperativas da empresa. Assim, poderão passar por reaproveitamento para diversos fins, como a produção de mobiliários, decorações para lojas ou até mesmo construção de lojas sustentáveis. Com a iniciativa, o objetivo do O Boticário é contribuir com uma dinâmica que incentiva a devolução de frascos usados para reciclagem.

“Esse projeto-piloto faz parte da nossa missão como marca de aplicar, na prática, os 3Rs da sustentabilidade: reduzir, reutilizar e reciclar. Além de ser motivador para o consumidor, nós conseguimos fazer a destinação correta do resíduo para a reciclagem que, nesse caso, é o vidro – um material que na maioria das vezes não é coletado da maneira correta”, acrescenta Gustavo.

A redução de impacto por meio do uso dos refis é um tema tratado de forma consistente há décadas, por isso, para além da ação, O Boticário disponibiliza estações de devolução de qualquer embalagem usada para a reciclagem em suas lojas, buscando um consumo ecológico desde a compra até o ciclo final do recipiente.

“O frasco e as válvulas são componentes 100% recicláveis, mas no Brasil, este processo de reciclagem não costuma ser realizado pelas cooperativas brasileiras, devido à dificuldade de separação dos materiais que os compõem. Com a devolução da embalagem vazia, conseguimos dar continuidade no ciclo de reciclagem e a reutilização de materiais descartados mediante ao engajamento do consumidor na ação”, finaliza o executivo.

Confira abaixo o vídeo da iniciativa do O Boticário:

Fotos: Maila Facchini / Shutterstock.com / O Boticário

Vídeo: O Boticário



Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 291

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa / Adobe Firefly


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]