Com foco na conscientização dos consumidores sobre o descarte correto, O Boticário iniciou um projeto-piloto de venda a granel de um dos clássicos de seu portfólio de perfumaria feminina, o Floratta Blue. A marca tem buscado promover a reciclagem de embalagens de vidro pós-consumo. A ação ocorrerá até maio de 2024, na unidade do Barra Shopping, localizada no Rio de Janeiro. Nessa iniciativa, os clientes que têm em casa embalagens vazias de qualquer perfume da marca podem participar.
Na loja escolhida como palco da ação, o consumidor poderá optar entre os volumes de 50ml e 75ml de Floratta Blue, que será abastecida na hora em um novo frasco, enquanto o item trazido será direcionado ao Boti Recicla, o programa de logística reversa da marca. Além de contribuir diretamente com a destinação correta dos resíduos, o cliente também ganha 20% de desconto na compra.
A unidade do Barra Shopping, no Rio de Janeiro, foi escolhida como o cenário inicial do programa piloto. O propósito do O Boticário é fomentar a correta disposição e a reciclagem dos frascos de vidro. Essa iniciativa incorpora a solução tecnológica RT-Plug da Techniplast, licenciada exclusivamente para a América Latina pela Aptar Beauty. A mudança da embalagem do consumidor por uma nova se torna imperativa devido às regulamentações da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), que proíbem o uso da embalagem original do cliente para reacondicionar o conteúdo.
Gustavo Dieamant, diretor executivo de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Boticário, destaca o potencial desse projeto, apontando para a possibilidade de abrir novos horizontes na construção de um mercado nacional de beleza mais sustentável.
“Estamos sempre em busca de novas soluções, já que a agenda de ESG faz parte do nosso DNA de ponta a ponta: do desenvolvimento de uma formulação à logística reversa. O projeto de perfumaria a granel, utilizando uma tecnologia pioneira no mercado nacional e em toda a América Latina, é uma aposta inovadora e alinhada ao nosso compromisso de redução de impacto socioambiental, neste caso, acerca da perfumaria – que representa nossa principal categoria de produtos”, explica.
A demanda e performance da estação de fracionamento de Floratta Blue servirão como base para futuras ações da marca. Inicialmente, o propósito do O Boticário é, após os seis meses de execução, avaliar a possibilidade de alcançar outras cidades do Brasil com o projeto, além de promover a ampliação do portfólio de fragrâncias disponíveis neste formato.
O Boticário une beleza e sustentabilidade ao incentivar reciclagem de embalagens de vidro
Quanto às embalagens recolhidas para o programa Boti Recicla, serão trituradas e destinadas às cooperativas da empresa. Assim, poderão passar por reaproveitamento para diversos fins, como a produção de mobiliários, decorações para lojas ou até mesmo construção de lojas sustentáveis. Com a iniciativa, o objetivo do O Boticário é contribuir com uma dinâmica que incentiva a devolução de frascos usados para reciclagem.
A marca está comprometida em mapear e solucionar 150% de todo o resíduo sólido gerado pela própria cadeia até 2030. Diante de um cenário em que o Brasil descarta, anualmente e de forma irregular, 2,4 milhões de toneladas de lixo, a sustentabilidade se tornou um pilar importante dentro do O Boticário. O vidro, utilizado em quase todas as embalagens de fragrâncias do portfólio, possui baixo valor comercial para os responsáveis pela coleta, por isso, a empresa tem desenvolvido, a cada ano, ações que levam em direção a um futuro mais limpo.
“Esse projeto-piloto faz parte da nossa missão como marca de aplicar, na prática, os 3Rs da sustentabilidade: reduzir, reutilizar e reciclar. Além de ser motivador para o consumidor, nós conseguimos fazer a destinação correta do resíduo para a reciclagem que, nesse caso, é o vidro – um material que na maioria das vezes não é coletado da maneira correta”, acrescenta Gustavo.
A redução de impacto por meio do uso dos refis é um tema tratado de forma consistente há décadas, por isso, para além da ação, O Boticário disponibiliza estações de devolução de qualquer embalagem usada para a reciclagem em suas lojas, buscando um consumo ecológico desde a compra até o ciclo final do recipiente.
“O frasco e as válvulas são componentes 100% recicláveis, mas no Brasil, este processo de reciclagem não costuma ser realizado pelas cooperativas brasileiras, devido à dificuldade de separação dos materiais que os compõem. Com a devolução da embalagem vazia, conseguimos dar continuidade no ciclo de reciclagem e a reutilização de materiais descartados mediante ao engajamento do consumidor na ação”, finaliza o executivo.
Confira abaixo o vídeo da iniciativa do O Boticário:
Fotos: Maila Facchini / Shutterstock.com / O Boticário
Vídeo: O Boticário