Com o aquecimento global e as mudanças climáticas, a preservação dos corais é um desafio para todo ecossistema marinho. Além de exibirem uma beleza exuberante, eles são fundamentais para o equilíbrio da biodiversidade. Empresas, associações, ações políticas e sociais têm feito esforços coletivos para a sobrevivência da espécie. E há mais empresas engajadas nesse tema do que se pode imaginar.
Um exemplo é o Grupo O Boticário, que está trazendo para o Brasil uma metodologia cientifica baseada em tecnologia avançada que garante que a formulação de produtos, como protetores solares mais sustentáveis, não prejudique o ecossistema marinho, prevenindo o branqueamento dos corais.
A partir disso, uma equipe de cientistas da companhia está trabalhando para realizar avaliações mais precisas por meio de software para análise de imagens. Com o registro das imagens nos intervalos de protocolos de teste, será possível medir quantitativamente se houve branqueamento, garantindo maior eficácia no método.
Assine nossa newsletter!
Fique atualizado sobre as principais novidades em experiência do cliente
Juliana Canellas, diretora de Qualidade Excelência e Cuidado do Grupo Boticário, conta que a empresa tem sustentabilidade como um valor fundamental e já trabalha há anos para desenvolver métodos que possam contribuir para a biodiversidade: “Cientistas e ambientalistas brasileiros têm se empenhado para desenvolver soluções inovadoras de proteção aos corais e nós, como uma empresa que tem sustentabilidade em nosso DNA, já estávamos trabalhando há anos para encontrar uma metodologia que pudesse ser empregada no país, colaborando, de forma mais ágil, com o desenvolvimento de produtos mais seguros para nossos oceanos”, diz.
Ela reforça ainda o compromisso da empresa em combinar tecnologia e sustentabilidade para contribuir com a proteção dos corais e dos oceanos, buscando um benefício positivo para o meio ambiente: “Com a tecnologia em ação, podemos caminhar rumo a um futuro mais sustentável e de impacto positivo em prol ao meio ambiente”, finaliza.
O tema ESG também será abordado no CONAREC 2023.
Participe!
Onde? Expo Transamérica – SP
Quando? 12 e 13 de Setembro
Ainda não tem ingresso?
Clique aqui! 💬
Branqueamento de corais
De acordo com o Centro de Biologia Marinha da Universidade de São Paulo, o fenômeno do branqueamento de corais é desencadeado pelo aquecimento global onde se aumenta a temperatura da água, impactando de forma significativa os ecossistemas de recifes de corais.
De um modo simples, o Coral sofre um processo na qual são expulsas algas chamadas de zooxantelas, que são essenciais para a vitalidade dos corais, a partir da relação de ambos, eles são mutuamente beneficiados. Por conta disso, o coral torna-se translúcido, sendo possível observar o esqueleto de carbonato de cálcio do animal. Daí o motivo pelo qual o problema é conhecido como branqueamento de corais.
Além disso, o processo de branqueamento dos corais é extremamente prejudicial, pois deixam eles mais suscetíveis a doenças, o que impacta na estabilidade do ecossistema. Por isso é fundamental entender as alterações ecológicas que a mudança climática proporciona sobre os ecossistemas para que ações possam ser tomadas.
Mudanças Climáticas
O último relatório do Painel Intergovernamental sobre mudanças climáticas (IPCC) que aconteceu em março deste ano, relembrou que em 2018 foi alertado para a escala sem precedentes do desafio de limitar o aquecimento global a 1,5. Cinco anos depois, o desafio é ainda maior devido ao constante aumento das emissões de gases de efeito estufa.
De acordo com o relatório, as emissões já deveriam estar diminuindo e precisarão ser reduzidas quase pela metade até 2030.
“A integração de uma ação climática eficaz e equitativa não só reduzirá as perdas e danos à natureza e às pessoas, mas também trará maiores benefícios”, afirmou Hoesung Lee, presidente do IPCC. “No Relatório Síntese destaca-se que é urgente tomar medidas mais ambiciosas e mostrar que, se agirmos agora, ainda é possível garantir um futuro
sustentável e habitável para todos”.
+ NOTÍCIAS
Práticas ESG: Como beneficiar a experiência do cliente?
Pão de açucar se junta a grandes marcas para promover reciclagem