/
/
NVIDIA fecha parceria com Perplexity para impulsionar IA na Europa

NVIDIA fecha parceria com Perplexity para impulsionar IA na Europa

Acordo da NVIDIA envolve diversas empresas na Europa, com o objetivo de otimizar modelos de linguagem soberanos na região.

Durante o GTC Paris, conferência de tecnologia realizada na capital francesa, a NVIDIA anunciou uma nova parceria com a Perplexity e provedores de desenvolvimento de modelos de IA e cloud. O objetivo é acelerar o avanço da Inteligência Artificial na Europa e no Oriente Médio. Além disso, a empresa quer otimizar grandes modelos de linguagem soberanos nas regiões.

Entre as empresas e entidades parceiras, estão:

  • Barcelona Supercomputing Center (BSC);
  • Bielik.AI;
  • Dicta;
  • H Company;
  • Domyn;
  • LightOn;
  • National Academic Infrastructure for Supercomputing in Sweden (NAISS), em parceria com KBLab at the National Library of Sweden;
  • Slovak Republic;
  • Technology Innovation Institute (TII);
  • University College of London;
  • University of Ljubljana;
  • UTTER.

Essas instituições estão colaborando com a NVIDIA para otimizar seus modelos com o NVIDIA Nemotron™.

IA na Europa com NVIDIA

Segundo o anúncio, os modelos soberanos e abertos oferecerão uma fundação para um ecossistema integrado regional de IA, refletindo a cultura e os idiomas locais. Com isso, empresas europeias poderão utilizar os modelos na plataforma da Perplexity, que hoje é usada para responder 150 milhões de perguntas por semana.

“A diversidade da Europa é o seu superpoder – um motor de criatividade e inovação”, disse Jensen Huang, fundador e CEO da NVIDIA. “Juntamente com os construtores de modelos e provedores de nuvem da Europa, estamos construindo um ecossistema de IA no qual a inteligência é desenvolvida e servida localmente para fornecer uma base para a Europa prosperar na era da IA – transformando cada indústria em toda a região.”

NVIDIA e Perplexity

Os modelos poderão ser aperfeiçoados a partir de plataformas e ferramentas da NVIDIA, incluindo busca de arquitetura neural, aprendizado de reforço e pós-treinamento a partir de dados sintéticos. Essas otimizações deverão reduzir custos operacionais e impulsionar experiências de usuário.

“O objetivo da Perplexity é fornecer respostas precisas e confiáveis para qualquer pergunta de qualquer pessoa, onde quer que ela esteja”, disse Aravind Srinivas, cofundador e CEO da Perplexity. “Trazer modelos de IA soberanos otimizados pela NVIDIA para a Perplexity impulsiona a inovação na Europa com IA construída e funcionando na região.”

Prêmio Consumidor Moderno 2025

A votação para as categorias especiais do Prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente 2025 está aberta. Você pode definir quem serão os grandes nomes da edição. O CEO do Ano reconhece a liderança e a visão estratégica de executivos no topo. Por consequência, na categoria Hall da Fama, são homenageados os líderes com visão, estratégia e impacto positivo nas relações com clientes. Já o prêmio de Empresa do Ano valoriza as organizações que realmente fizeram a diferença na experiência do consumidor. Clique aqui e faça a sua escolha. A votação foi prorrogada até 16 de junho.

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 292

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Midjourney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO E MARKETING
Gerente
Simone Gurgel

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]