Pesquisar
Close this search box.
/
/
Como mulheres conquistam espaço nos negócios?

Como mulheres conquistam espaço nos negócios?

Você já se perguntou como mulheres empreendedoras superam desafios e conquistam espaço no mundo dos negócios?

As mulheres têm desempenhado um papel cada vez mais importante no empreendedorismo. Seja na liderança de organizações ou na criação do próprio negócio, fato é que elas têm demonstrado habilidades excepcionais em diversas áreas. Assim, o Dia 8 de março, Dia Internacional das Mulheres, é uma oportunidade ímpar para reconhecer e celebrar a contribuição das mulheres empreendedoras para a sociedade.

Neste sentido, destaque para um livro que oferece uma visão abrangente do cenário empreendedor no Brasil. E mostra como a mulher é uma figura essencial para as empresas, independentemente de porte ou segmento.

Negócios: Um Assunto de Mulheres – a força transformadora do empreendedorismo feminino”, foi escrito por Ana Fontes, empreendedora social do Instituto Rede Mulher Empreendedora (RME). Esse é um projeto que ajuda mulheres em vulnerabilidade social a alcançar autonomia econômica e poder de decisão sobre seus negócios e suas vidas.

O sucesso das mulheres depende de…

Em suma, o livro de Ana Fontes, eleita uma das 20 mulheres mais poderosas do Brasil pela Forbes BR/2019, e Top Voices LinkedIn 2020, oferece uma visão abrangente do cenário empreendedor no Brasil. A obra fornece valiosos insights para todas as pessoas interessadas na liderança feminina, na prática.

Com uma análise detalhada, Ana Fontes aborda os fatores de risco enfrentados pelas empreendedoras, fornecendo dicas essenciais sobre gestão financeira. Além disso, ela ressalta a importância crucial de criar redes de apoio, destacando como as conexões podem impulsionar o sucesso e a resiliência da figura feminina no mundo dos negócios. É como diz o ditado: uma andorinha só não faz verão.

Portanto, o livro se destaca como uma fonte rica de estudos tanto para empreendedoras iniciantes quanto para as mais experientes. Tudo porque Ana vai além do fornecimento de uma visão aprofundada do ecossistema empreendedor. Ela traz exemplos inspiradores e lições práticas que podem ser aplicadas no dia a dia das empreendedoras.

O prefácio escrito por Luiza Helena Trajano reforça a relevância a obra. A presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza destaca a importância para as mulheres que desejam avançar. Ela cita ainda os fatores de risco e a preocupação do universo feminino, como jornadas duplas e até mesmo triplas, e os fatores que influenciam o emocional e o rendimento das mulheres.

Perspectivas e incentivos

Assim, com sua perspectiva sólida, Luiza Helena Trajano ressalta que Ana Fontes contribui para fortalecer a presença feminina nesse setor e para incentivar cada vez mais mulheres a buscarem seus objetivos empreendedores.

Nesse ínterim, o livro de Ana Fontes é uma leitura imperdível para qualquer pessoa interessada no cenário empresarial brasileiro. Com suas valiosas reflexões, ele oferece uma visão abrangente que pode guiar e inspirar empreendedoras a se desenvolver e traçar uma trajetória de sucesso.

E como, apesar dos avanços, ainda existem desafios, na obra, é possível ainda ficar por dentro de alguns dos obstáculos carentes de superação.

O livro é dividido em três partes. Na primeira delas, “O Mundo do Empreendedorismo Feminino”, Ana Fontes fala do lado feminino da força empreendedora e dos negócios que mais atraem mulheres. Em segundo lugar, a autora trata o tema “A Mulher que Empreende”. Nesse capítulo, ela aborda temas como sócios, tempo, a conciliação de maternidade com trabalho e as oportunidades do empreendedorismo.

Por fim, mas não menos importante, em “Como Juntar com Sucesso esses Dois Mundos”, Ana explica os cuidados com o dinheiro. Por analogia, ela fala das ” fórmulas mágicas” que podem fazer com que as pessoas caiam em tentação.

Com 206 página, o livro foi editado pela Editora Jandaíra, marca da Pólen Produção Editorial.

Mulheres na liderança e no mercado

Em 2023, as mulheres ocupavam 38% dos cargos de liderança no Brasil, mantendo a proporção do ano anterior, de acordo com uma pesquisa da FIA Business School. A análise foi feita com base em respostas de mais de 150 mil funcionários de 150 grandes empresas premiadas com o selo Lugares Incríveis para Trabalhar 2023.

Nos últimos 10 anos, houve uma redução na diferença salarial entre homens e mulheres. A informação é do levantamento “Mulheres no Mercado de Trabalho”, da Confederação Nacional da Indústria (CNI) com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADc) do IBGE.

A pesquisa mostra que o índice de paridade salarial aumentou de 72 em 2013 para 78,7 em 2023, indicando uma maior equidade entre os gêneros. Como se não bastasse, a participação feminina em cargos de liderança também apresentou crescimento, passando de 35,7% em 2013 para 39,1% em 2023. O índice de empregabilidade das mulheres também melhorou, indo de 62,6 em 2013 para 66,6 em 2023, o que representa um crescimento de 6,4%.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]