As mulheres têm desempenhado um papel cada vez mais importante no empreendedorismo. Seja na liderança de organizações ou na criação do próprio negócio, fato é que elas têm demonstrado habilidades excepcionais em diversas áreas. Assim, o Dia 8 de março, Dia Internacional das Mulheres, é uma oportunidade ímpar para reconhecer e celebrar a contribuição das mulheres empreendedoras para a sociedade.
Neste sentido, destaque para um livro que oferece uma visão abrangente do cenário empreendedor no Brasil. E mostra como a mulher é uma figura essencial para as empresas, independentemente de porte ou segmento.
“Negócios: Um Assunto de Mulheres – a força transformadora do empreendedorismo feminino”, foi escrito por Ana Fontes, empreendedora social do Instituto Rede Mulher Empreendedora (RME). Esse é um projeto que ajuda mulheres em vulnerabilidade social a alcançar autonomia econômica e poder de decisão sobre seus negócios e suas vidas.
O sucesso das mulheres depende de…
Em suma, o livro de Ana Fontes, eleita uma das 20 mulheres mais poderosas do Brasil pela Forbes BR/2019, e Top Voices LinkedIn 2020, oferece uma visão abrangente do cenário empreendedor no Brasil. A obra fornece valiosos insights para todas as pessoas interessadas na liderança feminina, na prática.
Com uma análise detalhada, Ana Fontes aborda os fatores de risco enfrentados pelas empreendedoras, fornecendo dicas essenciais sobre gestão financeira. Além disso, ela ressalta a importância crucial de criar redes de apoio, destacando como as conexões podem impulsionar o sucesso e a resiliência da figura feminina no mundo dos negócios. É como diz o ditado: uma andorinha só não faz verão.
Portanto, o livro se destaca como uma fonte rica de estudos tanto para empreendedoras iniciantes quanto para as mais experientes. Tudo porque Ana vai além do fornecimento de uma visão aprofundada do ecossistema empreendedor. Ela traz exemplos inspiradores e lições práticas que podem ser aplicadas no dia a dia das empreendedoras.
O prefácio escrito por Luiza Helena Trajano reforça a relevância a obra. A presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza destaca a importância para as mulheres que desejam avançar. Ela cita ainda os fatores de risco e a preocupação do universo feminino, como jornadas duplas e até mesmo triplas, e os fatores que influenciam o emocional e o rendimento das mulheres.
Perspectivas e incentivos
Assim, com sua perspectiva sólida, Luiza Helena Trajano ressalta que Ana Fontes contribui para fortalecer a presença feminina nesse setor e para incentivar cada vez mais mulheres a buscarem seus objetivos empreendedores.
Nesse ínterim, o livro de Ana Fontes é uma leitura imperdível para qualquer pessoa interessada no cenário empresarial brasileiro. Com suas valiosas reflexões, ele oferece uma visão abrangente que pode guiar e inspirar empreendedoras a se desenvolver e traçar uma trajetória de sucesso.
E como, apesar dos avanços, ainda existem desafios, na obra, é possível ainda ficar por dentro de alguns dos obstáculos carentes de superação.
O livro é dividido em três partes. Na primeira delas, “O Mundo do Empreendedorismo Feminino”, Ana Fontes fala do lado feminino da força empreendedora e dos negócios que mais atraem mulheres. Em segundo lugar, a autora trata o tema “A Mulher que Empreende”. Nesse capítulo, ela aborda temas como sócios, tempo, a conciliação de maternidade com trabalho e as oportunidades do empreendedorismo.
Por fim, mas não menos importante, em “Como Juntar com Sucesso esses Dois Mundos”, Ana explica os cuidados com o dinheiro. Por analogia, ela fala das ” fórmulas mágicas” que podem fazer com que as pessoas caiam em tentação.
Com 206 página, o livro foi editado pela Editora Jandaíra, marca da Pólen Produção Editorial.
Mulheres na liderança e no mercado
Em 2023, as mulheres ocupavam 38% dos cargos de liderança no Brasil, mantendo a proporção do ano anterior, de acordo com uma pesquisa da FIA Business School. A análise foi feita com base em respostas de mais de 150 mil funcionários de 150 grandes empresas premiadas com o selo Lugares Incríveis para Trabalhar 2023.
Nos últimos 10 anos, houve uma redução na diferença salarial entre homens e mulheres. A informação é do levantamento “Mulheres no Mercado de Trabalho”, da Confederação Nacional da Indústria (CNI) com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADc) do IBGE.
A pesquisa mostra que o índice de paridade salarial aumentou de 72 em 2013 para 78,7 em 2023, indicando uma maior equidade entre os gêneros. Como se não bastasse, a participação feminina em cargos de liderança também apresentou crescimento, passando de 35,7% em 2013 para 39,1% em 2023. O índice de empregabilidade das mulheres também melhorou, indo de 62,6 em 2013 para 66,6 em 2023, o que representa um crescimento de 6,4%.