Essa prática propicia aos lojistas manter os valores cobrados por seus produtos atualizados e compatíveis com o mercado, monitorando os preços dos concorrentes e possibilitando a troca dos valores cobrados de forma dinâmica.
A proposta, baseada em um modelo desenvolvido pela norte-americana Amazon, desembarcou no Brasil por meio da Precifica, empresa cujo foco é fornecer insights em tempo real aos varejistas, através de plataforma específica.
De acordo com o sócio-fundador da Precifica, Ricardo Ramos, a solução de precificação dinâmica tem como objetivo, através da coleta de dados e monitoramento dos concorrentes, proporcionar às empresas que atuam no segmento do comércio eletrônico, as informações para precificar uma linha de produtos específica, observando se as condições oferecidas ao cliente estão adequadas à realidade do seu mercado e se são competitivas.
Com a solução de precificação dinâmica, a ferramenta monitora os preços dos sites listados como concorrentes de hora em hora e, captada alguma mudança no preço cobrado por algum desses concorrentes, a plataforma calcula o quanto a empresa que possui a precificação dinâmica pode abaixar (ou mesmo aumentar) o valor cobrado do consumidor, sempre levando em conta os limites estipulados pela própria loja online.
?A precificação dinâmica é importante não só para alterar os preços, mas para mostrar que o preço pode ser melhorado. Se a loja hoje revê os preços de seus produtos a cada 15 ou 30 dias, durante esse intervalo os concorrentes podem aumentar muito o preço e a loja estaria cobrando valores muito abaixo do praticado pela concorrência?, exemplifica Ramos.
Com isso, pode melhorar a sua margem de lucro. O mesmo também vale se o preço estiver muito acima do cobrado pelos concorrentes: conforme a margem estabelecida, pode abaixar o valor e atrair mais clientes.
Para o consumidor, o principal benefício é, com o aumento da concorrência, conseguir encontrar preços mais justos e competitivos. Segundo o sócio da Precifica, o lojista não precisa utilizar a ferramenta em todas as linhas de produtos comercializadas.
Pode aplicar em apenas um ou alguns segmentos com os quais trabalha. ?Se a loja abaixar todos os preços sem saber o impacto que causará nas vendas, pode ter algum prejuízo. Temos bastante preocupação em relação a isso?.
*Via Fecomercio SP
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