Pesquisar
Close this search box.
/
/
Natura conecta beleza e inovação em canal de WhatsApp

Natura conecta beleza e inovação em canal de WhatsApp

Ao explorar WhatsApp como uma via em sua estratégia omnicanal, a Natura reforça o compromisso com a experiência do cliente

A omnicanalidade busca criar uma experiência perfeita para o cliente, eles podem interagir com uma empresa de maneira consistente e conveniente em todos os canais disponíveis. Ao mesmo tempo, oferece benefícios significativos para as empresas em termos de satisfação do cliente, eficiência operacional e insights de dados. Nesse sentido, a Natura deu um novo passo em sua comunicação com o consumidor e lançou, no WhatsApp, um canal de comunicação com o público. Com isso, se torna a primeira empresa de cosméticos a investir no formato e ter o certificado da Meta no Brasil.

O objetivo da Natura ao investir nesse formato de omnicanalidade é levar ao público conteúdo de informações, dicas e novidades sobre maquiagem, skincare, cabelos e tudo o que está relacionado ao universo da beleza e do bem-estar. Além disso, a marca tem o objetivo de criar uma comunidade entusiasta da beleza e dos cuidados pessoais. Pelo canal de WhatsApp, serão encaminhados conteúdos dos segmentos que a Natura atua.

Oficialmente, o Canal de WhatsApp verificado da Natura foi lançado no dia 24 de novembro. Os primeiros mil seguidores foram atingidos em menos de 24 horas. Em dezembro, o meio de comunicação com os consumidores ultrapassou 12 mil adeptos, de forma orgânica. A diretora de marketing da Natura reforça que tudo ainda é novo, e que a marca está em fase de teste com o canal.

Natura escolhe meio preferido do público dentro da omnicanalidade

No Brasil, a omnicanalidade tem se tornado cada vez mais popular. Prova disso é que 77% dos consumidores brasileiros afirmaram já ter feito compras em mais de um canal de vendas da mesma empresa. Os dados são da pesquisa Omnicanalidade no Brasil, da Opinion Box.

O estudo mostra ainda que 90% do público acredita que as empresas devem ter uma estratégia de atendimento ao cliente integrada em todos os canais de venda. Além disso, 71% dos consumidores ouvidos pela pesquisa concordam que, ao precisar de atendimento, ele deve ser imediato, seja online ou na loja física.

Outro ponto importante mostrado no estudo foi o canal preferido para que o consumidor entre em contato com a marca. O WhatsApp desponta como o mais citado (58%), seguido pelo chat (40%). A preferência pelo contato via telefone continua alta (34%), enquanto o e-mail aparece na quarta colocação (28%).

Alguns consumidores, segundo a pesquisa, optam também por ir diretamente ao site da marca (25%), e há aqueles que recorrem aos aplicativos (24%). Apesar da ascensão das redes sociais nos últimos anos, elas – Instagram, Facebook e outras – aparecem em último lugar no estudo (17%).

Inteligência artificial tem aprovação dos consumidores

Além disso, os consumidores acreditam que a IA pode ajudar a melhorar suas experiências com as marcas. Prova disso é que 51% do público do estudo aponta a inteligência artificial como um método que agiliza o atendimento, e outros 44% citam a diminuição de filas nas lojas físicas e caixas como um benefício.



Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]