/
/
IA da Microsoft acerta 80% dos diagnósticos médicos em estudo com casos reais

IA da Microsoft acerta 80% dos diagnósticos médicos em estudo com casos reais

Microsoft cria ferramenta de IA que pode diagnosticar doenças com precisão e custo menor do que um painel de médicos humanos

Um sistema de Inteligência Artificial (IA) da Microsoft atingiu 80% de precisão em diagnósticos médicos complexos. A marca é quatro vezes maior do que a média de médicos generalistas. O feito marca um novo avanço na jornada rumo à chamada “superinteligência médica”, conceito usado por especialistas para descrever sistemas capazes de ampliar o acesso à saúde e reduzir custos.

Recentemente a companhia testou uma tecnologia chamada Sequential Diagnosis Benchmark (SDBench), uma plataforma interativa que avalia a capacidade de sistemas de IA em realizar diagnósticos médicos complexos. O experimento testou 304 casos clínicos desafiadores, extraídos do prestigiado New England Journal of Medicine (NEJM).

Por trás da SDBench, está o MAI Diagnostic Orchestrator (MAI-DxO), um sistema que orquestra diferentes modelos de linguagem (GPT-4o, Gemini, Claude, Grok e outros) para colaborar como se fossem um painel de especialistas humanos. Nesses casos, tanto médicos quanto modelos de IA começam com um resumo inicial do paciente e precisam iterativamente solicitar informações adicionais, como perguntas e exames, para chegar a um diagnóstico final.

Testes com casos reais

Em testes, o MAI-DxO alcançou 80% de precisão diagnóstica, superando em quatro vezes a média dos médicos generalistas (20%) que participaram do estudo. Além disso, o sistema reduziu os custos dos exames em 20% comparado aos métodos humanos, otimizando o uso de recursos sem comprometer a qualidade do diagnóstico.

Até agora, a avaliação de IA na medicina se baseava principalmente em testes estáticos de múltipla escolha, que não refletem a complexidade da prática clínica real, onde o diagnóstico é um processo iterativo e dinâmico. Com o SDBench, a Microsoft diz que essa limitação é superada, ao simular o raciocínio clínico real, avaliando não só a precisão do diagnóstico, mas também o custo dos exames solicitados.

Contudo, os pesquisadores observaram que os médicos humanos consideraram fatores que os sistemas de IA ainda não contemplam, como a tolerância de um paciente a um procedimento ou a disponibilidade de um instrumento médico específico.

Mesmo sem planos de lançamento anunciados, a iniciativa reforça o movimento das big techs para ocupar um papel cada vez mais relevante no futuro da medicina.

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 292

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Midjourney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO E MARKETING
Gerente
Simone Gurgel

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]