No atual cenário do marketing, as redes sociais se mostram como poderosas ferramentas de conexão e interação com os consumidores. As plataformas redefiniram não apenas a forma como as pessoas se comunicam, mas também como as empresas estabelecem e promovem suas marcas. No âmbito do marketing, as redes sociais se transformaram em canais cruciais, uma vez que proporcionam às empresas um meio dinâmico para se envolverem diretamente com seu público-alvo. O alcance massivo, a velocidade da informação e a capacidade de criar comunidades virtualmente ilimitadas tornaram essas mídias instrumentos indispensáveis para estratégias inovadoras e eficazes.
Nesse sentido, o levantamento “Marketing das redes sociais”, da Opinion Box, mostrou que as marcas têm em mãos todo um ecossistema onde é possível unir criatividade e estratégia para atrair os consumidores. E tem dado resultado, pois o levantamento mostrou que 70% dos entrevistados têm o hábito de seguir empresas nas plataformas digitais, seja no Instagram, Facebook, YouTube, TikTok, LinkedIn, X (antigo Twitter) e outras.
Instagram desponta entre as redes sociais preferidas do marketing
Entender quais são as redes sociais mais utilizadas para que o consumidor interaja com a marca é fundamental para direcionar as estratégias de marketing. Nesse cenário, o Instagram desponta como o mais escolhido pelas pessoas para seguir perfis e páginas de empresas (92%). O Facebook, que também pertence a Meta, surge logo em seguida, mas com distância no percentual (52%). O estudo mostrou também que a terceira colocação é do YouTube (46%) e, em quarto lugar, fica o TikTok (22%). Depois, aparecem também o LinkedIn (17%), X (13%) e outras (2%).
O estudo ainda fez o seguinte questionamento aos entrevistados: se fosse necessário escolher uma única rede social para seguir empresas, qual seria? Novamente, o Instagram aparece como principal opção do público (70%).
Além disso, o levantamento deixa um alerta para as companhias que querem investir em marketing nas redes sociais: 56% dos entrevistados querem ver conteúdos sobre novidades da empresa e dos produtos. Já outros 42% buscam conteúdos diversos, e que vão além da divulgação dos produtos à venda. Os sorteios e promoções são importantes para 39% dos consumidores que interagem com perfis de marcas nessas plataformas.
Desafios diferentes para B2C e B2B
As estratégias de marketing nas redes sociais podem variar de acordo com o público das empresas. As divulgações devem ser diferentes para as que trabalham com B2B, quando o cliente final é outra empresa, e B2C, caso o consumidor seja uma pessoa física. Nesse caso, as B2C têm maior evidência, uma vez que 72% das pessoas seguem empresas que direcionam seus produtos aos consumidores finais. O estudo mostra ainda que quatro em cada 10 entrevistados seguem perfis B2C de serviços. Já o público das empresas B2B representam 23% dos ouvidos pela Opinion Box.
A interação e o consumo de conteúdo
As interações nas redes sociais entre consumidor e marca servem como importantes métricas para as estratégias de marketing. Entre elas, as curtidas se destacam (70%). Nesse cenário, é importante ressaltar que elas servem como métricas para entender se o consumidor gostou ou não do conteúdo.
O estudo mostrou ainda que 48% dos consumidores que seguem marcas nas redes sociais interagem comprando diretamente pelos perfis. Além disso, outros 42% deixam salvo o conteúdo para ler depois.
Outro ponto mostrado pelo estudo diz respeito ao tom de voz que a marca adota nas redes sociais. Esse tom é fundamental para o relacionamento dentro das plataformas; prova disso são os 56% de consumidores que gostam quando as empresas se comportam em seus perfis como pessoas reais. Outras 49% acham interessante quando as companhias conversam normalmente em suas redes sociais.
Vale lembrar ainda, e foi pontuado pelo estudo, que as estratégias de marketing tendem a ter sucesso quando o perfil cumpre requisitos, como: ser bem estruturado e ter respostas ágeis. Além disso, é importante ter um conteúdo que seja interessante ao público, ponto aprovado por 58% dos ouvidos pela pesquisa da Opinion Box.
Quanto aos formatos, os vídeos curtos são apontados como preferidos do público (64%), sendo que 58% das pessoas afirmaram ter aumentado o consumo desse tipo de mídia nos últimos tempos. Os consumidores são ainda atraídos por stories (55%), fotos (53%) e textos curtos (41%).
Relação com postagens patrocinadas
Dentro das ações de marketing que as empresas executam nas redes sociais, os anúncios, ou postagens patrocinadas, surgem como ferramentas que contribuem com o maior alcance de usuários. Esse investimento, aliado a uma boa estratégia, pode atingir o público-alvo da marca e promover uma conversão em compras. Para isso, é importante dar atenção ao que as pessoas que vão consumir o produto ou serviço esperam desse formato de publicação.
Para 46% dos ouvidos pelo estudo, para que um anúncio chame a atenção é necessário que nele esteja o preço do produto ou serviço. Além disso, é importante ter informações claras e completas sobre o que tem sido oferecido (45%). Dentro do direcionamento de público-alvo, os profissionais de marketing devem se atentar ao fato de 42% dos consumidores gostariam de ver algo que precisam no momento. Já para 29%, é importante que o anúncio seja curto.
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