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Porsche lidera ranking de marcas de luxo mais valiosas

Porsche lidera ranking de marcas de luxo mais valiosas

Ranking da Brand Finance mostra mudanças entre as dez marcas de luxo mais valiosas do mundo, enquanto elas disputam a atenção dos consumidores.

Pelo oitavo ano consecutivo, a Porsche consolidou sua posição de liderança entre as marcas de luxo e premium mais valiosas do mundo. De acordo com o relatório anual da consultoria Brand Finance, a montadora alemã alcançou um valor de marca de impressionantes US$ 41,1 bilhões em 2025. Assim, se mantém topo do ranking global.

Em seguida, aparece a Chanel. Com um salto de 45% em valor de marca, a grife francesa conquistou a segunda posição do ranking, agora avaliada em US$ 37,9 bilhões. O avanço tirou a Louis Vuitton do posto de vice-líder, que apresentou um crescimento modesto de 2% e, agora, ocupa a terceira colocação com US$ 32,9 bilhões. O crescimento da Chanel reflete uma combinação poderosa de desejo aspiracional, estratégia digital eficiente e ações de marca que dialogam com o consumidor contemporâneo.

Rolex com recordes de receita

A Hermès permaneceu como a quarta marca de luxo mais valiosa do mundo. Assim, mantém sua posição em relação ao ano anterior. Já a Rolex avançou duas posições no ranking e agora ocupa o quinto lugar, graças a um aumento de 36% em seu valor de marca, que chegou a US$ 18,8 bilhões. Esse desempenho a colocou como a quinta marca de crescimento mais acelerado do ano.

Segundo a Brand Finance, a performance da Rolex é impulsionada por recordes de receita e uma demanda contínua por relógios de luxo. Além disso, o relatório reforça ser improvável que a Rolex enfrente desafios significativos com o crescimento mercado secundário. Especialmente porque já estabeleceu uma posição no mercado de relógios usados ​​com seu programa Certified Pre-Owned, iniciado em 2022.

Ao mesmo tempo – e apesar do crescimento –, a Rolex enfrenta um desafio: as tarifas de 10% impostas pelos Estados Unidos sobre produtos suíços. Em resposta, a marca anunciou um reajuste médio de 3% em seus preços, o que é considerado um risco relevante, considerando que os EUA são seu maior mercado.

Já o sexto lugar do ranking ficou com a Dior, cujo valor de marca aumentou 18% para US$ 17,3 bilhões.

Movimentações entre as dez primeiras

Cartier e Ferrari também ganharam uma posição cada no ranking. Agora, elas ocupam, respectivamente, o sétimo e oitavo lugares. A Cartier teve um aumento de 15% no valor de marca, totalizando US$ 15,7 bilhões. Já a Ferrari cresceu 36% e chegou a US$ 14,4 bilhões, o que a tornou a quarta marca de crescimento mais rápido da lista e a 11ª marca automotiva mais valiosa do mundo.

A estratégia da Ferrari continua focada em modelos exclusivos e de alta margem. Desse modo, reforça seu caráter de luxo e seu desempenho financeiro. O posicionamento da marca, centrado em personalização, preços elevados e expansão em parcerias de lifestyle, tem trazido resultados expressivos, especialmente em mercados estratégicos como Estados Unidos, Japão, Alemanha e Itália.

Por outro lado, a Gucci teve uma retração de 24% em valor de marca. O percentual totaliza US$ 11,4 bilhões. Com isso, a marca caiu para a nona posição. Porém, mesmo com a queda, segue entre as dez marcas de luxo mais valiosas do mundo. Já em décimo lugar aparece a Guerlain, que retornou ao grupo após três anos fora, com uma valorização de 23% e um total de US$ 7,7 bilhões. A performance da marca de beleza é atribuída ao bom desempenho financeiro da divisão de perfumes e cosméticos da LVMH, impulsionado por lançamentos como Florabloom e pela coleção L’Art & La Matière.

Força de marca, reputação e influência

Além do valor de mercado, o estudo da Brand Finance também avaliou a força das marcas, que considera atributos como reputação, reconhecimento, recomendação e apelo emocional. Cinco marcas do ranking receberam a nota máxima de AAA+, como reflexo da confiança de seus consumidores.

Nesse cenário, a Dior conquistou o posto de marca de luxo mais forte do mundo, com uma pontuação de 93,5 de 100. A marca subiu três posições no índice de força e entrou para a lista das dez marcas globais mais fortes entre as 500 mais valiosas. A Dior também registrou uma pontuação perfeita de 10 em 10 em reputação nos Estados Unidos e se destacou na Europa em indicadores como consideração e recomendação, além de liderar em popularidade online.

Fonte: Brand Finance.

A Ferrari apareceu logo atrás, com 90,1 pontos. Com isso, reforçou seu apelo emocional e legado histórico. A marca foi altamente avaliada em reputação (9,6 de 10) e simpatia. Além disso, seu CEO, Benedetto Vigna, está entre os líderes mais influentes do mundo e ocupa a quarta posição geral, bem como o topo nos setores automotivo e de luxo.

A Lancôme também registrou avanços notáveis. Subiu da 11ª para a 8ª posição em força de marca, com um BSI de 88,4. A disposição dos consumidores em pagar preços mais altos por seus produtos, um reflexo da percepção de valor, foi um fator decisivo. Na China, mercado estratégico para a marca, o BSI alcançou 98,3, superando a média global e confirmando o poder da marca francesa no segmento de cosméticos premium.

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*Foto: Arnett Murry / Shutterstock.com

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