/
/
A inteligência artificial pode prever a morte?

A inteligência artificial pode prever a morte?

Um estudo da Universidade de Copenhague revela como a inteligência artificial, através do aprendizado de máquina, pode prever com precisão a data da morte, destacando potenciais impactos nas áreas de saúde e seguros

Avanços tecnológicos têm proporcionado transformações profundas em diversas esferas da nossa sociedade, e a área da saúde não é exceção. A aplicação da inteligência artificial (IA) tem se destacado como uma ferramenta inovadora, capaz de analisar grandes volumes de dados e extrair insights para melhorar a qualidade de vida e, em alguns casos, até mesmo prever eventos críticos. Entre essas situações, destaca-se a intrigante capacidade da IA em antecipar a ocorrência da morte de uma pessoa.

Segundo os autores, a escala de um conjunto de dados foi determinante para a pesquisa. Para chegar aos resultados, os pesquisadores reuniram registros diários de uma década de mais de seis milhões de pessoas que moram na Dinamarca. Porém, dentro desse número e para ter certeza de que o estudo tinha relevância, foi escolhido um grupo de 100 mil pessoas. Dessas, metade sobreviveria a um período de quatro anos, após 2016, a outra metade não. A resposta era de conhecimento dos envolvidos na pesquisa, mas não do algoritmo. A explicação foi dada pelo principal autor da tese, Sune Lehmann, professor da Universidade Técnica da Dinamarca.

As pessoas que compunham o grupo analisado pelo estudo tinham idade entre 30 e 55 anos. A idade do grupo foi selecionada tendo como justificativa ser um período “quando a mortalidade é mais difícil de ser prevista”. Dentro dos conjuntos de dados colhidos estavam informações como registros de saúde, salário, horário de trabalho, residências e muito mais.

Com essas informações disponíveis para análise, os pesquisadores elaboraram um modelo de aprendizagem que nomearam como Life2vec. Através desse modelo, foi possível mapear detalhadamente sequências de eventos que aconteceram na vida das pessoas estudadas pelo grupo de pesquisadores. O resultado teve uma taxa de acerto de 78%.

Além disso, existia um grupo de pessoas que, segundo o estudo, tinha mais chance de sobreviver. Esse grupo era composto por aqueles que tinham rendimentos elevados, bem como por indivíduos que ocupavam cargos de gestão. Por outro lado, homens descritos como trabalhadores qualificados ou que foram diagnosticados com algum transtorno que afetava a saúde mental apresentavam maior probabilidade de morrer.

Inteligência artificial que pode prever a morte teve bons resultados

Além de prever a possível data da morte de uma pessoa, o estudo foi usado pelos pesquisadores para previsões sobre mais detalhes subjetivos da vida humana. Através do Life2vec foi possível analisar características como traços de personalidade, que normalmente são coletados por meio de questionários, desde a autoestima de uma pessoa até sua sociabilidade.



Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 290

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Rhauan Porfirio e Camila Nascimento
IMAGEM: Adobe Stock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designers
Isabella Pisaneski
Rhauan Porfirio

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]