/
/
Inovação em acessibilidade: o empoderamento da pessoa com deficiência

Inovação em acessibilidade: o empoderamento da pessoa com deficiência

Conheça as ferramentas tecnológicas que já estão impactando a ampliação da acessibilidade, contribuindo para maior participação plena das pessoas com deficiência na sociedade.

Sempre digo que a inclusão da pessoa com deficiência passa pela conjunção de três elementos:

Acessibilidade + Tecnologias Assistivas + Nada Sobre Nós, Sem Nós! = Empoderamento! 

Acessibilidade sempre foi o tema central no debate sobre os direitos das pessoas com deficiência. Contudo, com os avanços tecnológicos e mudanças culturais, o conceito de acessibilidade se expandiu. Muito mais do que a simples eliminação de barreiras físicas, hoje, busca-se acessibilidade multidimensional, que integra suas várias dimensões com as áreas da vida cotidiana, como saúde, educação, transporte, cultura e mercado de trabalho, na promoção do protagonismo da pessoa com deficiência, ou seja, sua autonomia e participação plena na sociedade.

Para tanto, é fundamental que todos conheçam e respeitem as dimensões da acessibilidade:

  • Acessibilidade Atitudinal: a mudança começa com a percepção do outro, sem preconceitos ou estigmas.
  • Acessibilidade Arquitetônica: a eliminação de barreiras físicas em edificações, bem como de espaços públicos e privados.
  • Acessibilidade Metodológica: reformulação de técnicas de ensino para garantir que todos tenham acesso às mesmas oportunidades educacionais.
  • Acessibilidade Natural: a superação de barreiras impostas pela natureza.
  • Acessibilidade Digital e Comunicacional: eliminação de obstáculos na comunicação e promoção da inclusão digital.
  • Acessibilidade Programática: políticas públicas e privadas para assegurar o respeito aos direitos das pessoas com deficiência.
  • Acessibilidade Instrumental: desenvolvimento de tecnologias assistivas para maximizar as habilidades e capacidades das pessoas com deficiência.

Embora possamos entender as tecnologias assistivas como uma das dimensões do conceito de acessibilidade, para maior eficácia da fórmula proposta acima, prefiro repeti-las como um dos tripés cruciais na promoção da inclusão.

Isto posto, gostaria de avaliar com você, e leitores em geral, que ferramentas tecnológicas pensadas para superar limitações físicas, sensoriais ou cognitivas podem fazer a diferença em 2025 e ajudar a melhorar a vida de muita gente. Sem pretensões de esgotar a temática, destaco a emergência das seguintes tecnologias:

  • Plug-ins: embora demonizados por pessoas que não entendem sua função, esses “aglomerados” de funcionalidades estão cada vez mais inteligentes e complementam a acessibilidade digital estrutural que os sites devem ter. Assistive, Equalweb e outros, na linha da americana UseWay, são algumas opções.
  • Apps com Descritores de Imagens, como o Be My Eyes, que conecta pessoas com deficiência visual a voluntários, bem como o Aira, pago, que disponibiliza descritores humanos, online, por videochamada, para facilitar a experiência de pessoas com deficiência visual, principalmente no varejo self-service.
  • Descrição de Imagem Automatizada, com Google e Apple, entre outros, já disponibilizando esse tipo de recurso com resultados impressionantes. Basta tirar uma foto, que texto com descrição detalhada aparece em segundos!
  • Óculos Inteligentes: novamente Google e Apple são os destaques, com tecnologias cada vez mais abrangentes! Temos, também, Colibri e Orcam, que usam armações de óculos como suporte, mas são mouse e scanner, respectivamente.
  • Atendimento em Libras por Videochamada, que tem, no Brasil, o ICOM como líder de mercado, atendendo clientes estratégicos, como Banco do Brasil, Governo do Estado e Prefeitura de São Paulo, Volvo, C6, B3, GM e muitos outros, garantindo a inclusão da comunidade surda!
  • Nova Geração de Avatares, tendo Kara, empresa de tecnologia neozelandesa, como referência global por seus “bonecos” que parecem humanos. Estão treinando para dominar a língua americana de sinais, para depois pensar em outros mercados.
  • Apps para Neurodiversidade, como Jade Autismo, que ajudam pessoas autistas ou com outras neurodiversidades quanto à habilitação cognitiva e ao estímulo do neurodesenvolvimento.
  • Reconhecimento de Voz: assistentes virtuais como Google Assistant, Alexa e Siri permitem que pessoas com deficiência motora ou dificuldades de digitação interajam com dispositivos por meio de comandos de voz. 
  • Exoesqueletos e Robôs Assistivos: ReWalk e Ekso Bionics são dois exemplos de dispositivos robóticos que ajudam pessoas com deficiência motora a caminhar ou realizar movimentos.
  • Apps para Deficiências Cognitivas: CogniFit e BrainHQ são ferramentas usadas para treinar habilidades em pessoas com deficiência intelectual ou distúrbios neurológicos, oferecendo exercícios de memória, atenção e raciocínio.

Repare que eu não mencionei até agora a Inteligência Artificial, que estará embarcada em todas estas ajudas técnicas, bem como em outras não mencionadas ou que ainda estão por vir!

Por fim, completando a somatória, incluí, acima, Nada Sobre Nós, Sem Nós! na equação, tendo em vista ser absolutamente essencial consultar pessoas com deficiência sobre tudo o que lhes dizem respeito! Não dá para ser acessível e inclusivo sem contar com a participação, a opinião e as demandas dos maiores interessados e conhecedores de suas próprias características e necessidades específicas. O ideal, quando possível, inclusive, é ter pessoas com deficiência liderando essas instâncias e projetos!

Ou seja, quer fazer a coisa certa com relação às pessoas com deficiência? Quer colaborar com sua plena inclusão na sociedade? Então, nunca se esqueça de prover esses três elementos: acessibilidade multidimensional + tecnologias assistivas de ponta + participação ativa de pessoas com deficiência em todo o processo! O resultado final, com certeza, trará pessoas com deficiência mais empoderadas, incluídas e felizes!

Vamos provar minha teoria na prática?

Caso queira interagir com Cid Torquato sobre esse artigo, use o e-mail [email protected] ou seu perfil nas redes sociais!

Cid Torquato é advogado e CEO do ICOM. Foi Secretário Municipal da Pessoa com Deficiência de São Paulo entre 2017 e 2021 e Secretário Adjunto de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência entre 2008 e 2016. É autor do livro “Empreendedorismo sem Fronteiras – Um Excelente Caminho para Pessoas com Deficiência”.

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 289

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Dall-E/ChatGPT


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Dayane Prate
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 289

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Dall-E/ChatGPT


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Dayane Prate
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]