/
/
“Nada Sobre Nós, Sem Todos Nós!”

“Nada Sobre Nós, Sem Todos Nós!”

Você conhece o lema do movimento global das pessoas com deficiência? Além de símbolo de luta, a frase pode representar ainda mais pessoas historicamente marginalizadas.

“Nada Sobre Nós, Sem Nós!” é o conhecido e poderoso lema do movimento global das pessoas com deficiência. Ele surgiu como um grito de resistência e empoderamento, exigindo que as pessoas com deficiência participem ativamente das decisões que as afetam diretamente.

Embora sua origem exata seja debatida, os primeiros registros escritos da frase datam do início da década de 80, no contexto do Ano Internacional das Pessoas Deficientes (sic), provavelmente a partir de artigo escrito pelo “duplo” ativista sul-africano (em relação ao apartheid e à deficiência) William Rowland.

Já, no começo dos anos 90, o norte-americano James Charlton lançou o livro homônimo, divulgando definitivamente um conceito que já vinha sendo utilizado há anos, mas ainda não fazia parte do letramento das pessoas com deficiência.

De lá para cá, a frase emblemática foi conquistando corações e mentes, artigos e livros foram escritos sobre o tema e, cada vez mais, ao longo dos anos, o que era um statement virou o mote do movimento político das pessoas com deficiência em todo o mundo, ilustrando suas demandas por participação plena nas questões relativas aos seus direitos.

Sua adoção ganhou ainda mais força a partir de 2006, pela visibilidade mundial que obteve ao ser elevado a lema da Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. Nesse contexto, a mensagem se consolidou como símbolo de luta e inclusão.

Como tudo é passível de críticas e novas ideias, em algum lugar do passado não muito distante, nossa frase inclusiva recebeu questionamentos quanto à sua semântica! Por que não algo mais afirmativo, como “Tudo Sobre Nós, Conosco”, ou algo nessa linha? A proposta até que faz certo sentido, mas não obteve a atenção e o respaldo necessários para uma mudança da frase original.

Contudo, recentemente, em conversas com a amiga e militante Eliane Lemos e com o empático brother Rodrigo Credidio, ao refletirmos sobre seu significado, percebemos que, embora poderosa, a frase já não traduz completamente o cenário atual. Contemporaneamente, o mundo vem discutindo e valorizando cada vez mais a diversidade em todos os seus aspectos, não apenas no que diz respeito às pessoas com deficiência.

A diversidade humana é ampla, incluindo grupos historicamente marginalizados, como mulheres, pessoas negras, indígenas, LGBTQIA+, entre outros. Ou seja, para construirmos uma sociedade inclusiva de fato, precisamos ampliar a participação social e garantir que todas as vozes sejam ouvidas.

Nesse contexto, a frase “Nada Sobre Nós, Sem Todos Nós” surge como uma evolução do lema original. Ela não só reafirma a importância da participação das pessoas com deficiência, como, também, estende essa demanda de inclusão para todos os grupos da sociedade. A inclusão verdadeira só acontece quando todas as partes interessadas estão envolvidas na construção de soluções e políticas públicas. As lutas por igualdade, seja de pessoas com deficiência, de minorias raciais ou de outras populações minorizadas, estão intrinsecamente interligadas.

Ampliar o lema para “Nada Sobre Nós, Sem Todos Nós” reconhece a interseccionalidade dos movimentos e a necessidade de ações coletivas para enfrentar o capacitismo e preconceitos estruturais que existem há séculos.

Portanto, hoje, mais do que nunca, reforçando o lema histórico, acrescentar “Todos” representa esse desafiador ideal contemporâneo, onde a diversidade é respeitada e todos os grupos são parte da construção de uma sociedade mais justa, plural e inclusiva.

Nada Sobre Nós, Sem Todos Nós!

Caso queira interagir com Cid Torquato sobre esse artigo, use o e-mail [email protected] ou seu perfil nas redes sociais!

Cid Torquato é advogado e CEO do ICOM. Foi Secretário Municipal da Pessoa com Deficiência de São Paulo entre 2017 e 2021 e Secretário Adjunto de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência entre 2008 e 2016. É autor do livro “Empreendedorismo sem Fronteiras – Um Excelente Caminho para Pessoas com Deficiência”.

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 290

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Rhauan Porfirio e Camila Nascimento
IMAGEM: Adobe Stock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designers
Isabella Pisaneski
Rhauan Porfirio

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]