/
/
De advogada à VP do Grupo Padrão: a trajetória de Lucimara Fiorin

De advogada à VP do Grupo Padrão: a trajetória de Lucimara Fiorin

Nova Vice-Presidente Executiva do Grupo, fala sobre transformação do CX, liderança construída de dentro para fora e futuro
Lucimara Fiorin, a nova vice-presidente do Grupo Padrão.
Lucimara Fiorin, a nova vice-presidente do Grupo Padrão.
Foto: Consumidor Moderno
Lucimara Fiorin assume a Vice-Presidência Executiva do Grupo Padrão após mais de 12 anos de trajetória na empresa. Na entrevista, a executiva fala sobre liderança construída de dentro para fora, a transformação do mercado de Customer Experience no Brasil e os desafios de um setor cada vez mais impactado por IA, dados e consumidores mais exigentes.

Durante os últimos 12 anos, Lucimara Fiorin viu o Grupo Padrão mudar muitas vezes. Novos eventos nasceram, o mercado de Customer Experience ganhou protagonismo, a Inteligência Artificial transformou empresas e consumidores ficaram mais exigentes. Mas, enquanto acompanhava todas essas mudanças de perto, ela também construía a própria trajetória dentro da empresa e do mercado.

Agora, esse caminho ganha um novo capítulo: Lucimara acaba de assumir a Vice-Presidência Executiva do Grupo Padrão, ecossistema de CX, responsável por iniciativas como CONAREC, o Prêmio Consumidor Moderno, o IACX, o CM Experience Summit e a publicação Consumidor Moderno.

Essa movimentação consolida uma liderança construída de dentro para fora. Ao longo de mais de uma década, Lucimara passou por diferentes áreas da empresa: de Gerente de Contas a Diretora de Negócios, Diretora Comercial e Diretora-Executiva, acompanhando de perto cada etapa da evolução do mercado de experiência do cliente no Brasil.

“Minha missão segue a mesma: gerar conexões, compartilhar conhecimento e contribuir para um mercado cada vez mais orientado à experiência”, conta.

Antes de chegar ao universo de experiência do cliente, sua carreira seguia outro caminho. Formada em Direito, atuou por cerca de 15 anos na área jurídica. Uma base que, segundo ela, ainda influencia diretamente sua forma de liderar.

“O Direito me trouxe visão analítica, escuta, negociação e uma capacidade muito forte de construir relações. E, no fim, experiência do cliente também é sobre entender pessoas, contextos e interesses”, explica.

De um mercado diferente a uma nova realidade

Quando entrou no Grupo Padrão, em 2013, o mercado de CX ainda vivia uma realidade muito diferente da atual. O foco estava muito mais em operação e canais de atendimento do que em cultura, dados, personalização e estratégia.

De lá para cá, a transformação foi intensa. “O cliente ficou mais exigente, mais informado e mais consciente do poder que tem. Ao mesmo tempo, as empresas perceberam que experiência não é mais uma área isolada. Ela impacta reputação, crescimento, fidelização e resultado”, conta.

Ao longo dessa jornada, Lucimara acompanhou a expansão do próprio Grupo Padrão, que foi além da publicação e se tornou um ecossistema que conecta empresas, lideranças, tecnologia, conteúdo, inteligência e experiências imersivas no Brasil e no exterior.

E, para ela, existe um elemento que continua sendo central em meio a tantas transformações tecnológicas: as conexões humanas. “Milhares de conexões aconteceram ao longo desses anos. Essa sempre foi a melhor parte”, diz.

Um novo momento, inclusive para o mercado

Com um mercado cada vez mais automatizado e orientado por Inteligência Artificial, ela acredita que o relacionamento continua sendo um diferencial competitivo poderoso.

“Estamos vivendo uma transformação muito profunda. Novas tecnologias mudaram a forma como as empresas se relacionam com clientes, mas também elevaram a régua de expectativa das pessoas. Hoje, não basta entregar um produto ou serviço, é preciso gerar valor, contexto, pertencimento e conexão”, explica.

Diante desta realidade, o Grupo Padrão reafirma seu papel como espaço de troca, provocação e desenvolvimento de uma comunidade ativa no desenvolvimento do mercado de CX.

“Estamos abrindo espaço para conversas provocativas, ampliando repertórios, antecipando tendências e construindo uma comunidade viva que contribui para a evolução da experiência no Brasil”.

Para Lucimara, assumir a Vice-Presidência Executiva também carrega um significado simbólico importante: o reconhecimento de uma liderança construída de dentro para fora e ao lado de pessoas que fizeram parte dessa história.

“Grande parte da profissional que me tornei foi construída nessa caminhada ao lado da equipe e do Roberto Meir, CEO do Grupo Padrão. Sou muito grata pelos ensinamentos, pela confiança e pelo apoio ao longo desses anos”, conta.

Agora, Lucimara assume a missão de liderar um novo momento do Grupo Padrão em um mercado que muda rápido, impulsionado por IA, dados, hiperpersonalização, premiumização e novas formas de consumo, mas com a mesma convicção de sempre. “Negócios como esse só fazem sentido quando aproximam pessoas. Experiência não é uma área ou um projeto. É o resultado da forma como escolhemos construir relações.”

Apesar das transformações tecnológicas, ela acredita que o centro da experiência continua sendo o mesmo desde sempre. “Quero seguir construindo pontes entre empresas, ideias, tecnologia e pessoas. Porque, no fim, experiência continua sendo sobre relações”, finaliza.

Compartilhe essa notícia:

Recomendadas

MAIS +

Veja mais noticias

BMW Group anuncia novo CEO no Brasil, Outback Steakhouse tem novo diretor de Marketing e Porto tem novo CDAO.
Novos executivos no BMW Group, Outback, Porto e mais
BMW Group anuncia novo CEO no Brasil, Outback Steakhouse tem novo diretor de Marketing e Porto tem novo CDAO.
NR-1 entra em vigor: o que muda para empresas, trabalhadores e para o CX
A atualização da NR-1 amplia as obrigações das empresas em relação à saúde mental no trabalho e coloca o Brasil em linha com as melhores práticas internacionais de gestão de riscos ocupacionais – mas existem desafios
Ana Bógus, presidente da Beiersdorf Brasil.
Cuidado como diferencial: a liderança de Ana Bógus à frente da Beiersdorf Brasil
Primeira CEO mulher da Beiersdorf no Brasil, executiva aposta em uma liderança baseada em autonomia, cultura organizacional e desenvolvimento de pessoas para impulsionar resultados sustentáveis.
WGSN identifica um novo arquétipo de consumidor que rejeita o excesso, prioriza o bem-estar emocional e exige das marcas uma nova forma de criar valor.
"Restauradores", os consumidores que vão redefinir o mercado em 2028
WGSN identifica um novo arquétipo de consumidor que rejeita o excesso, prioriza o bem-estar emocional e exige das marcas uma nova forma de criar valor.

Webstories

SUMÁRIO – Edição 297

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa | Runway


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]


Leandro Carvalho
[email protected]

Marcelo Malzoni
[email protected]

Rodrigo Santinelo
rodrigo.santinelo@gpadrao.com.br

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Carolina Paes
Danielle Ruas 
Marcelo Brandão
Victoria Pirolla

Head de Arte
Camila Nascimento

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO E MARKETING
Gerente
Leonam Dias

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

Rebeca Andrade – Ensinamentos e Aprendizados O futuro do entretenimento no Brasil NBA é a melhor experiência esportiva do mundo Grupo Boticário, em parceria com a Mercur, distribui gratuitamente produtos inclusivos.