/
/
IA está ajudando empresas a desvendar a voz do cliente

IA está ajudando empresas a desvendar a voz do cliente

Além de identificar pontos de atrito do cliente ao longo da jornada, tecnologia pode contribuir na construção de um novo atendimento.

Muito se fala em Inteligência Artificial (IA) no contexto transacional em Customer Experience (CX). Mas será que a tecnologia tem a possibilidade de trazer a “voz do cliente” para dentro das organizações e restruturá-la? E como devemos usar essas informações na melhoria de processos e na construção de estratégias de negócios com melhores resultados?  

Carlos Sena, cofundador da AIDA, convidou Ana Teixeira, gerente de operações e transformação digital e de serviços de atendimento, da Sem Parar, e Ana Sarmento, head de CX da YDUQS, para analisarem o potencial da IA para essas e outras finalidades durante a primeira edição do IA+CX. Com o tema “Indo além dos bots: usando a IA para desvendar a voz do cliente”, o painel levantou aspectos importantes na construção do atendimento automatizado e baseado em IA generativa como vetor de conhecimento. 

Ana Teixeira, da Sem Parar, destacou como a IA tem auxiliado a empresa na busca das “causas raízes”, das dores de seus clientes. “Ela nos ajuda a trazer celeridade e maturidade, entendendo de forma muita mais ágil o que causou um problema com o cliente” destacou a executiva.  

Na Sem Parar, Ana conta que a IA “aponta onde foi a grande falha”, e, posteriormente, como desdobrar isso para toda a companhia na busca da melhor resolução para cada caso. “Esse foi um dos principais motivos para buscarmos a IA. Trazer maior qualidade no backoffice e conectá-la aos diversos processos e sistemas. Isso impactou áreas distintas e a forma de colocar essa tecnologia de maneira inteligente nos processos. Isso foi um diferencial na resolutividade dos atendimentos e no conhecimento das dores dos nossos clientes”, frisa. 

Na YDUQS, Ana Sarmento, revela que a IA aplicada ao entendimento do cliente auxiliou, não apenas no seu conhecimento, mas também em outra frente importante: qualidade. “Tivemos um índice de 7 pontos de aumento no nível de retenção do cliente. Outro ponto, é que a IA diminuiu o nível de atrito no atendimento. Tudo isso se traduz em qualidade”, relata. 

Conhecimento profundo e maior celeridade para CX 

Detalhamento de motivos, maior retenção, velocidade e o potencial de ressignificar processos com maior qualidade. Esses pontos também foram destacados pelos painelistas sobre como a IA traz auxilia na evolução do CX para a marca. 

Nesse momento, Ana Teixeira, do Sem Parar, conta que a IA ajuda “a posicionar as pessoas no lugar certo”, para corrigir processos e mitigar entradas de reclamações recorrentes. “Um ponto positivo dessa construção de conhecimento do cliente pela IA é que ela traz uma transformação na qualidade do atendimento e dos insumos para você entregar maior valor e assertividade na resolução do atendimento”.  

“Sempre iremos falar da experiência do cliente, mas, existe muitas variáveis para entender essa característica. O ponto é como IA como tecnologia pode agregar valor conectando esses touchpoints em CX”, complementou o mediador Carlos Sena, destacando as qualidades da Inteligência Artificial nessa construção de conhecimento e de restruturação de processos dentro das áreas de atendimento das empresas. 

Nesse sentido, o mediador conduziu os convidados para uma última análise: Podemos mudar a forma como atendemos com uso da IA? Para Ana Sarmento, da YUQS, sim, é possível: “O melhor atendimento é não precisar de atendimento. Nesse ponto a IA nos auxilia a mapear as dores e sermos mais preditivos evitando conflitos” ressalta a executiva.

Para Ana Teixeira, da Sem Parar, “é sobre como entendemos melhor essa tecnologia, nosso próprio time, nosso negócio”, e assim, avançar na qualidade do CX. “A partir do momento que você sabe onde quer chegar com a IA, é preciso estar apoiado por pessoas que tenham conhecimento profundo do negócio, para trazer os melhores resultados”, diz.  

Hoje, pensar em IA é cada vez mais entender que ela faz parte do nosso dia a dia. Nesse ponto do debate, Sena destacou a ferramenta AIDA, que auxilia a construir pontos de contato que ajudam as empresas no conhecimento profundo do cliente e a trazer a voz do cliente para dentro das empresas, indo muito além do atendimento automatizado. 

Como vimos, a IA não só ajuda a trazer a voz do cliente para dentro das organizações, ser mais célere, objetiva, e resolutiva em CX, mas também empodera a voz da própria organização, no sentido de construir um background mais analítico sobre aquilo que realmente faz sentido para o seu negócio e, consequentemente para a experiência do cliente com seus produtos e serviços. 

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 290

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Rhauan Porfirio e Camila Nascimento
IMAGEM: Adobe Stock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designers
Isabella Pisaneski
Rhauan Porfirio

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]