Pesquisar
Close this search box.
/
/
O futuro da experiência: IA pode revolucionar a personalização

O futuro da experiência: IA pode revolucionar a personalização

IA+CX coloca em pauta a capacidade da tecnologia de antecipar tendências, realizar análises preditivas e individualizar o consumidor.

Os relacionamentos entre empresas e consumidores são importantes para ambos os lados. Se para os clientes esse contato é uma maneira de ficar bem informados e conseguir descontos, para os negócios essa é a maneira de conhecer melhor seu público alvo e fidelizar os usuários. Sabendo disso, o último painel da primeira edição do evento IA+CX tratou o tema “O futuro da experiência: IA antecipando tendências”, o qual está intrinsecamente ligado à evolução constante das tecnologias e à capacidade dos negócios de se adaptarem a essas mudanças. E se antecipação quer dizer adiantamento, um dos elementos chave para as predisposições incluem automação de processos, personalização, dados em tempo real, avatares digitais com autonomia, análise preditiva e reconhecimento facial. 

O debate foi mediado por Juliano Kimura, especialista em inovação digital. Para tratar o assunto, o painel contou com as presenças de Adriana Gallego, diretora de atendimento ao cliente na Decolar, a maior empresa de viagens online da América Latina; Jackson Bruno, diretor de experiência do cliente da AeC Contact Center; e William Potenti, diretor de tecnologia e informação do Grupo L’oréal no Brasil. 

Indo direto ao ponto, a Inteligência Artificial (IA) é alimentada por dados e uma das tendências é a personalização profunda. Essa é uma estratégia das empresas que apostam na individualidade e na exclusividade das pessoas para oferecer serviços, produtos ou experiências. Contudo, o grande desafio é que, para personalizar, é fundamental identificar características, traços, necessidades e dores dos consumidores e, a partir desses insights, oferecer soluções sob medida.  

Personalização 

Ademais, outro obstáculo está no fato que, devido a quantidade de informações a todo momento e produção em larga escala, está cada vez mais difícil para os negócios oferecerem algo diferenciado. Nesse ínterim, a personalização é a estratégia de chamar a atenção das pessoas, fazendo com que elas se sintam únicas e especiais. 

Encerrando o evento com chave de ouro, Juliano Kimura, de forma empática, e no embalo da IA, pediu para que “cada participante se apresentasse em 140 caracteres”. Na sequência, ele falou do grande volume de informações, e perguntou: será que a IA é capaz de ajudar os negócios nesse aspecto?  

William Potenti, do Grupo L’Oreal, apresentou um histórico da empresa, que tem cerca de 115 anos e tem suas atividades totalmente voltadas ao consumidor. Neste sentido, falando da mescla “IA + personalização” em uma empresa que tem 11 mil terabytes de informação proveniente de diferentes segmentos, ele afirma: “a Inteligência Artificial traz performance, rapidez e transparência a todas as nossas ações”. Na visão dele, velocidade de rede e automação de processos é sinônimo de um aumento exponencial da produtividade das empresas e mais foco no atendimento ao cliente. “Trata-se de uma tecnologia que já contribui e contribuirá muito para que os setores da economia deem um salto qualitativo e quantitativo em suas atuações, sendo cada vez mais bem-sucedidos”. 

Sofia 

Adriana Gallego, da Decolar, focou sua explanação no lançamento da Sofia, cuja palavra grega, Sophia, significa “esperta, hábil, sábia, inteligente”. Trata-se de uma ferramenta, recém-lançada, que promete oferecer aos viajantes um planejamento de viagens rápido e personalizado. Seu propósito é ajudar na organização das viagens, desde escolha do destino, passando pelas reservas e opções de pagamento. “Queremos criar a melhor experiência possível, que represente uma mudança de paradigma na indústria de viagens. É uma revolução na forma de viajar, e a Sofia tem capacidade de ajudar o consumidor com ideias inspiradoras, oferecendo opções de viagens”, disse Adriana, tratando ainda do benefício ao consumidor da abertura de novas lojas físicas, reforçando assim a estratégia omnichannel da traveltech. 

Por sua vez, Jackson Bruno, olhando para as tendências, antecipa uma maior integração da IA no dia a dia, com ferramentas de geração de imagens impulsionadas pela pseudo inteligência se tornando onipresentes em várias plataformas E chatbots cada vez mais intuitivos. Ele acredita que a Inteligência Artificial não será somente um recurso tecnológico, “mas uma ampliação fundamental de nossas capacidades”.  

Neste aspecto, William Potenti lembrou que Inteligência Artificial não é fim, é meio. “Ela representa uma interação entre as pessoas. Um exemplo disso é que para os indivíduos que falam e entendem inglês, por exemplo, pode parecer que as ferramentas da web tradicionais já proporcionam a tecnologia de tradução suficiente. Mas, no mercado, muitas vezes, não dominar um idioma é um entrave para o ingresso na vaga. Então, para acabar com esse problema, a L’Oreal lançou recentemente uma ferramenta que põe fim às barreiras da língua, utilizando a voz masculina ou feminina e até a entonação”. 

Deepfake e tradução simultânea 

“Esse é o fim do requisito inglês fluente nos cargos”, exclamou o mediador do painel. Outro assunto por ele levantado foi a deepfake, afinal, quando começaram a surgir os vídeos falsos de pessoas falando ou agindo de forma incoerente com a vida real, davam alguns sinais de manipulação. E os usuários eram capazes de detectar tais elementos. “Contudo, isso mudou e tudo está cada vez mais real”, comenta Jackson. A tendência, para todos os participantes do painel, é que isso aumente. Embora ofereça oportunidades de comunicação estratégica e criativa, as deepfakes trazem consigo o perigo da mistura da realidade com a ficção, o que levará ao aumento de fraudes. 

Assim, a propagação do deepfake também suscita preocupações éticas e legais. Foi unânime a compreensão que a tecnologia atual dificulta a verificação da autenticidade de vídeos e imagens, representando um desafio para o público em geral e para os governos. A ausência de regulamentação específica para esse tipo de conteúdo também aumenta as preocupações. Por mais que leis como o Marco Civil da Internet e a Lei Geral de Proteção de Dados sejam importantes para proteção online, ainda não há uma abordagem abrangente para lidar com o fenômeno deepfake. 

No fim do evento, todos os participantes deram dicas de livros e filmes, entre eles destaque para a obra “Em busca da felicidade” e “A Sociedade dos Poetas Mortos”, onde o personagem de Robin Williams, Professor Keating, declama estas palavras: Mas se você prestar bastante atenção, poderá ouvi-los sussurrando o seu legado. Escute, está ouvindo? – Carpe – ouve? – Carpe, carpe diem, colham o dia garotos, tornem extraordinárias as suas vidas”. 

Carpe diem, ou “Aproveite o Dia” é uma expressão em latim de um poema de Horácio, e é traduzida como viva o momento ou desfrute o momento. “Ela também é usada para que evitemos perder tempo com coisas inúteis, e que não tenhamos medo do futuro. 

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]