Pesquisar
Close this search box.
/
/
Futuro do Workplace: a inovação aliada aos novos modelos de trabalho

Futuro do Workplace: a inovação aliada aos novos modelos de trabalho

Estamos passando por um momento de transição e o grande desafio é encontrar soluções que atendam as diversas necessidades dos setores e organizações

Há alguns anos a tecnologia já faz parte da realidade das empresas, isso permitiu que muitas áreas realizassem suas atividades de maneira remota, sem a necessidade da presença física das pessoas, o que resultou em novas relações de trabalho. Quando analisamos os diferentes modelos de comunicação, vemos que os espaços corporativos estão se transformando e influenciam cada vez mais nosso dia a dia. Ou seja, a todo tempo temos que nos reinventar para nos adaptar.

Antes mesmo das medidas de isolamento social, uma transformação já havia começado a direcionar os negócios para uma abordagem mais digital. A pandemia apenas acelerou essa mudança, forçando as empresas a encontrarem maneiras eficientes de se conectarem. Nos próximos anos, grande parte da força de trabalho provavelmente passará por mudanças significativas, impulsionadas principalmente por algumas tendências atuais importantes.

Esse ainda é um momento de transição. Sabemos que o mundo não voltará a ser como antes, nem a forma de trabalhar que conhecíamos, mas também não permanecerá como vemos hoje. E esse é o grande desafio que temos pela frente: encontrar soluções que atendam as diversas necessidades dos setores e organizações e nos adaptar para atender um futuro do trabalho que ainda está se moldando.

O que fazer?

A pesquisa Day After Covid Survey, realizada pela BoxOffice em parceria com a Sodexo, aponta que 61% das empresas não tinham uma política de home office antes da pandemia, no entanto 95% planejam manter o trabalho remoto após a quarentena, sendo que 29% delas não sabem ainda de que maneira irão adotar esse regime de trabalho. Os dados da pesquisa ainda mostram que 75% dos entrevistados entendem que o trabalho remoto é ser capaz de trabalhar em qualquer lugar.

Diante das novas possibilidades e formatos de trabalho surgindo, o tempo é nosso amigo e inimigo, pois as decisões precisam ser rápidas e assertivas. Tão importante quanto definir as ações, é a velocidade na implementação de processos, sempre com foco na saúde e segurança de todos, tratando cada situação como única, ouvindo e apoiando colaboradores, clientes e consumidores. Ao considerar todos esses fatores na retomada das atividades, será necessário que as organizações invistam em novas ferramentas e tecnologias para apoiar na estratégia, por meio de soluções que tragam impactos positivos.

Leia também: Profissões que estão emergindo e são o futuro 

Espaços de trabalho

Um estudo da Eden McCallum mostra que 74% das empresas planejam ou já implementaram um maior uso da tecnologia como aliada para aumentar a segurança e o bem-estar dos colaboradores, como a desinfecção do ar por lâmpadas UV-C, tapetes sanitizantes que limpam e desinfectam solas de calçado, impedindo que a contaminação seja levada para o interior do ambiente, pias portáteis, sensores de abertura, dispensers automáticos para reduzir as possibilidades de contato entre outras soluções.

A pandemia nos trouxe muitos aprendizados e confirmou a importância de sempre analisar as tendências e adotar soluções que nos permitam agir com rapidez, flexibilidade e inovação, seguindo as normas de Compliance e conduzindo todas as ações com base em princípios éticos de transparência, gerando, assim, impactos positivos para as organizações e, principalmente, para as pessoas.

A nova realidade que nos espera com a retomada das atividades em larga escala amplia o propósito de oferecer ambientes de trabalho mais seguros, funcionais, que tragam bem-estar e estrutura para continuidade dos negócios de clientes e parceiros.

Isso significa que os espaços de trabalho – seja em casa, no escritório, na operação, em um espaço compartilhado ou em uma sala individual – demonstrarão seu valor por meio de experiências positivas e motivacionais. Não há dúvidas de que o trabalho virtual terá grande relevância nos próximos anos, mas o futuro do workplace deverá ter um modelo híbrido, em qualquer setor. Por isso, será necessário ampliar os benefícios para alcançar os colaboradores onde estiverem, seja no uso de ferramentas, tecnologias e processos para possibilitar um trabalho a distância de qualidade ou os cuidados quanto a segurança, com locais de trabalho mais humanos e preparados para receber pessoas.

Vida nova

Para além das instalações, os novos formatos de trabalho já mudaram até os hábitos alimentares e a rotina das pessoas. Com a tecnologia a favor da evolução, tendências como o delivery, as lojas autônomas, marketplaces, refeições congeladas e serviços grab-and-go foram aceleradas e já serão a realidade nos próximos anos.

Ainda é cedo para estabelecer tudo o que será do futuro, pois estamos aprendendo e transformando a cada dia, mas a crise atual passará e, diante do novo normal, é certa a necessidade de uma nova abordagem para construirmos soluções inovadoras e fortalecer as novas relações de trabalho que teremos.

*Andrea Krewer é CEO do Segmento Corporativo da Sodexo On-site Brasil.


+ Notícias 

O que é neurose de excelência e como ela impacta a sua saúde mental? 

Saiba como turbinar a busca de emprego com dicas de especialistas 

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]