Em fevereiro, o fluxo de visitantes em estabelecimentos de shoppings e de rua caiu 23% em relação a janeiro, revela o Índice SEED de Varejo, levantamento realizado pela Seed, empresa de inteligência para o varejo físico.
Leia também:
Falta de produtos atinge recorde em janeiro
A maior queda veio de lojas de varejo de shopping, com uma retração de 25%. Já o fluxo em lojas de rua caiu 13%, ainda se comparado ao mês anterior. A análise da evolução do fluxo do varejo de rua e shopping sugere ainda uma maior elasticidade no número de visitantes de shoppings. Em janeiro, quando comparado a dezembro de 2015, a retração em lojas de shopping foi de 40% e de rua 22%.
?Black Friday e Natal elevam o fluxo em lojas de shoppings em relação às lojas de rua, o que explica a queda em janeiro, e o Carnaval explica a queda no fluxo em fevereiro?, disse em nota Alexandre Salvador, diretor de pesquisa da Seed.
Leia também:
Vendas do varejo caem 6% em fevereiro
O levantamento mostra que, em outubro de 2015, lojas de rua e de shopping tiveram aumento de fluxo na casa dos 11%, enquanto em novembro, o mês da Black Friday, as lojas de shopping dispararam mais 16% e as de rua 8%. Já em dezembro, com as compras natalinas, as pessoas buscam mais as lojas em shoppings, que teve aumento de fluxo de 59%. No mesmo período, as lojas de rua tiveram aumento de 33% no número de visitantes.
Leia também:
Conhecimento que vende