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‘Fan Experience’: o fã como protagonista da NBA

‘Fan Experience’: o fã como protagonista da NBA

Mais do que uma liga esportiva, NBA se posiciona como grande player de conteúdo no Rio Innovation Week e quer ampliar base de fãs no Brasil

Quando falamos de NBA, sendo fã de basquete ou não, a primeira palavra que nos vêm à cabeça é experiência. Isso acontece porque a maior e mais globalizada liga esportiva do mundo vai muito além de proporcionar bons jogos de basquete. A NBA se identifica como uma grande contadora de histórias, como um player de conteúdo. Foi o que explicou Rodrigo Vicentini, Head da NBA Brasil, durante o painel “Fan Experience: o fã no centro de tudo”, no Rio Innovation Week.

Rodrigo falou sobre a diferença entre o fã e o consumidor. Segundo ele, o fã carrega consigo uma variedade enorme de emoções, todas elas muito intensas: amor, paixão, ódio, raiva, medo, fé, ansiedade.

O fã torce, grita, xinga, mergulha de cabeça na experiência e estabelece uma conexão profunda com a marca. Vicentini explica que todas as decisões e inovações da NBA colocam o fã no centro, como protagonista, e a partir dele toda a “magia” acontece.

“Ao longo de toda a temporada contamos histórias todas as noites e para que essa magia aconteça, precisamos de cenários muito bem pensados, que são as nossas arenas. Isso exige muito investimento em tecnologia e inovação, porque temos que engajar desde quem está ali porque ama basquete e conhece todas as regras, até o turista que foi viver a experiência proporcionada pela NBA pela primeira vez. Precisamos entregar para todos eles, sem exceção, duas horas e meia de uma experiência incrível e inesquecível”, descreveu o Head da NBA no Brasil.

Além das arenas, Rodrigo reforçou que para contar boas histórias é preciso que se tenha grandes heróis, protagonistas inquestionáveis.

LeBron James, Stephen Curry, Kevin Durant e as grandes estrelas do NBA têm uma importância que vai além da atuação deles dentro da quadra, eles são porta-vozes dos valores da liga. De acordo com Rodrigo, o poder que os astros têm de se comunicar com as pessoas, leva a NBA para o dia a dia dos fãs.

Rodrigo-Vicentini-NBA
Rodrigo Vicentini, Head da NBA Brasil – Foto: Natália Oliveira

“O fã se conecta e consome as nossas estrelas por diferentes motivos e em diversos meios, que vão desde o estilo de vida, o famoso life style, até a identificação com causas sociais apoiadas por eles. Por isso, temos um cuidado muito grande no suporte que damos aos nossos jogadores. Cada vez mais os jogadores sabem os valores da liga, e conseguem disseminá-los com uma voz muito deles, de uma forma muito particular de cada um”, enfatizou o executivo.

Fãs da NBA no Brasil e a inauguração do NBA Park

Rodrigo Vicentini afirmou que a base de fãs da NBA no Brasil é enorme e vêm crescendo a cada ano, mesmo com a distância para os Estados Unidos, o que dificulta a ida até às arena. Essa paixão dos brasileiros faz com que a NBA pense cada vez mais nesse público.

Leia mais: NBA House: a experiência de colocar o brasileiro em um ambiente norte-americano

Um exemplo de iniciativa pensando no fã brasileiro foi a criação da NBA House, em São Paulo, em que as pessoas conseguem viver uma experiência imersiva do que seria estar em uma arena NBA.

A marca também tem investido na produção de conteúdos, com apoio de influenciadores, como as Lives nas noites de jogos. As Lives engajam esses fãs e produzem uma sensação de pertencimento. Rodrigo contou que em média 200 mil pessoas participam dessas Lives no Brasil quando elas são realizadas.

O Head da NBA no Brasil anunciou ainda a criação do NBA Park, que será inaugurado ainda neste mês em Gramado, no Rio Grande do Sul. O parque será o maior espaço de experiências da NBA no mundo e levará os fãs a fazerem uma imersão profunda na marca. Rodrigo explicou que é uma iniciativa perene, que veio para ficar e pretende atrair os turistas que durante todo o ano visitam a região.

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NBA Park: o que esperar de nova experiência imersiva da NBA

O parque terá aproximadamente 4 mil metros quadrados, e contará com uma quadra com dimensões oficiais para as pessoas jogarem basquete, vestiários e áreas de aquecimento semelhantes às das arenas norte-americanas, e outras estruturas no padrão NBA.

Também vão ser oferecidos para o público simuladores de realidade virtual, restaurantes temáticos, uma loja completa da NBA, um espaço para conhecer a história da Liga, estações de videogame, áreas de shows e muito mais.

“Nossa ideia é que cada vez mais nossos fãs brasileiros possam consumir o que a gente tem de melhor para oferecer. Temos ampliado cada vez mais também as formas de transmissão dos jogos da NBA, expandindo para várias mídias. Assim, nosso fã pode nos assistir na TV aberta, fechada, nas redes sociais, onde ele quiser nos mais variados formatos”, acrescentou Rodrigo.

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Foto: Natália Oliveira

Vicentini enfatizou que os turistas brasileiros são os que mais visitam a arena do Orlando Magic, por exemplo. E que de olho na solidificação do consumo de NBA em solo brasileiro, outras franquias, ou seja, outros “times” também têm buscado se aproximar desse público. Rodrigo diz que já é possível notar o início de um movimento reverso, dos times vindo ao encontro dos fãs no Brasil, estimulando a prática de basquete, se envolvendo em causas sociais, etc.

“A gente está buscando ampliar a base de fãs aqui no Brasil. Apesar de estar no país do futebol, a gente vê que tem uma oportunidade muito legal por aqui. As pessoas gostam de praticar basquete. É só jogar uma bolinha de papel de um para o outro, que vamos tentar acertar uma cesta. Somos muito bem recebidos pelos brasileiros e tem mais: o povo brasileiro ama ser bem tratado. Ou seja, temos muito espaço para consolidar esse crescimento ”.

Inquietude e inovação

A NBA está sempre inovando porque tem a inquietude em seu DNA e não para de mapear oportunidades para trazer experiências para os fãs. Segundo Rodrigo, existem equipes inteiras dedicadas a isso, estudando a jornada do fã e entendendo como surpreendê-los. “Há uma cultura de inovação muito clara”, afirmou o executivo, que contou ainda que dentro da empresa todos os anos são feitas premiações para as áreas que submetem os melhores projetos inovadores.

“Só em relação ao jogo em si fazemos inovações temporada após temporada, para garantir que a disputa seja ainda mais incrível que a anterior. A gente sempre tem alguma coisa nova para acrescentar. Fora do jogo então nem se fala. Queremos ser pioneiros, inovar, para isso analisamos dados, olhamos para os nossos fãs e aconteça o que acontecer, juntamos as peças e conseguimos resultados muito bacanas”, concluiu o Head da NBA no Brasil.

Rio Innovation Week

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Foto: Natália Oliveira

O Rio Innovation Week 2022, considerado um dos maiores eventos de Inovação e Tecnologia da América Latina, está acontecento no Píer Mauá, na região portuária do Rio de Janeiro. Com mais de 700 palestrantes e cerca de 200 empresas expositoras, a ideia do evento é debater o futuro de diversos segmentos do mercado e da sociedade, incluindo o varejo, o entretenimento, a indústria audiovisual, a educação, o esporte e a saúde, por exemplo. O RIW está em sua segunda edição, começou no dia 8 de novembro e vai até a próxima sexta-feira (11/11).


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