Pesquisar
Close this search box.
/
/
Animação com protagonista plus size da Disney indica caminho de mais diversidade

Animação com protagonista plus size da Disney indica caminho de mais diversidade

O que Bianca, a primeira protagonista gorda de uma animação da Disney, nos diz sobre representatividade

A Disney apresentou sua primeira protagonista gorda na animação “Reflexo”. O curta-metragem, disponível no canal Disney+, conta a história de “uma bailarina que luta contra o próprio reflexo e supera a dúvida e o medo canalizando sua força interior, graça e poder”. O filme discute representatividade ao levantar temas importantes, como autoestima, dismorfia e promete causar um impacto positivo nas pessoas, além de muita emoção.

A animação faz parte do projeto “Pane Elétrica”, que reúne uma série de curta-metragens experimentais feitos por talentos dos estúdios Disney. A segunda temporada da iniciativa focou em abordar a questão da imagem corporal e a importância de encontrar a própria identidade e proteger a autoestima.

Para Dani Junco, fundadora da B2Mamy, startup que estimula empreendedoras, isso é reflexo de uma evolução do papel da mulher nas relações de poder. “Quanto mais a gente acha a nossa voz, isso tem muito a ver com a visão da estética que foi pré-estabelecida, mais entendemos quem somos, o quão somos poderosas, bonitas, ficamos mais seguras. É sobre poder”, aponta.

Assine nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente

Francisco Roale destaca, em análise da Getty Imagens, os movimentos sociais dos últimos anos transformaram a compreensão do papel de gênero e da necessidade de igualdade na América Latina.

“Esses movimentos também destacaram como os padrões de beleza hegemônicos impactam a imagem corporal. Apesar das grandes conquistas em termos de direitos adquiridos, ainda existem muitos preconceitos a serem desconstruídos nessa área: sofrer julgamentos por ter um determinado tipo de corpo é algo comum nos países da América Latina”, ressalta.

Leia Mais: Diversidade: Por que é tão fácil falar e difícil fazer?

Consumidores querem mais representatividade em todas as esferas

Com os movimentos crescentes nas redes sociais, como o #BodyPositivity, os consumidores têm exigido cada vez mais imagens que quebram estereótipos, principalmente na publicidade e na moda. “Os corpos que aparecem em comerciais e os tamanhos de roupa oferecidos em lojas não atendem suficientemente a diversidade de corpos”, aponta Roale.

Segundo a VirtualGPS, da Getty, praticamente metade dos consumidores na América Latina querem que as empresas e marcas se comprometam com a diversidade e com a inclusão. Ainda segundo a Getty, são muito bem-recebidas as campanhas que mostram imagens reais de corpos diversos.

Conheça o Mundo do CX

A pesquisa aponta que apenas 1% das imagens usadas na publicidade mostram corpos de tamanhos maiores. Além disso, quatro em cada 10 imagens mostram pessoas fazendo exercícios ou de dieta. Isso faz com que as pessoas gordas se vejam majoritariamente para adaptar seus corpos ao padrão hegemônico.

“Representatividade importa, porque a gente fica mais segura quando a gente vê uma mulher muito parecida com a gente tendo sucesso. Nesse sentido, a nova geração lida um pouco melhor, porque as redes sociais trouxeram vários recortes que em outra época não víamos, não havia uma mulher gorda na TV”, reflete Junco.

Leia Mais: Maioria minorizada: o impacto das mulheres nos negócios

Esse movimento da Disney segue outro recente sobre representatividade, da sereia Ariel negra e até mesmo da princesa Elsa, de Frozen, que tinha como principal mote a busca de Anna pelo reencontro com sua irmã, em vez de um plot romântico.

“Sinto que a mudança vem muito do que a gente consome todos os dias. Então é muito importante quando a Disney faz esse movimento para que nossas crianças tenham outras referências”, ressalta a fundadora da B2Mamy.

“Reflexo” foi a estreia na direção de Hillary Bradfield, artista de storyboard em filmes da Disney como “Frozen 2” e “Encanto”. O curta está disponível para streaming no canal Disney+.


+ Notícias

Pet techs ampliam gama de serviços com foco na experiência

Como o brasileiro encara a reciclagem?

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]