/
/
Lifelong learning: hoje até o conhecimento tem prazo de validade

Lifelong learning: hoje até o conhecimento tem prazo de validade

Rio Innovation Week tem espaço exclusivo para discutir o futuro da educação e das escolas diante das transformações da sociedade

Começou, nesta terça-feira, o Rio Innovation Week 2022, considerado um dos maiores eventos de Inovação e Tecnologia da América Latina, com mais de 700 palestrantes e cerca de 200 empresas expositoras. A ideia do evento, que ocupa o Píer Mauá, na zona portuária do Rio de Janeiro, é debater o futuro de diversos segmentos do mercado e da sociedade, incluindo o varejo, o entretenimento, a indústria audiovisual, a educação, o esporte e a saúde, por exemplo.

No espaço voltado para a discussões sobre inovações na área da educação, EDTech, a Consumidor Moderno acompanhou o painel “Como as gerações encaram a ideia de lifelong learning e os desdobramentos digitais”. Marcelo Boschi, coordenador de MBA Marketing na ESPM, perpassou por toda a história da educação, destacando os principais momentos em que a forma de ensinar passou por transformações impactantes. Essa viagem no tempo foi importante para entendermos onde estamos e para onde devemos caminhar.

Assine nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente

Nunca parar de aprender

O conceito de lifelong learning, que nada mais é do que “aprender a vida inteira”, aparece como uma resposta para a rapidez com que o conhecimento e a sociedade vem se modificando. Marcelo destacou que o modelo de escola que temos hoje, está há 12 séculos na nossa vida: um colégio, com professores e alunos. Segundo ele, olhando para o futuro, por mais que a instituição ‘escola’ siga responsável pela disseminação de uma parte importante do conhecimento, novos processos de aprendizados precisarão ser pensados para se adequar às novas realidades.

“A escola moderna, que surge ali na Revolução Industrial foi criada para fazer com que as pessoas se tornassem mais asseadas, tinha a hierarquia e a pontualidade como valores fundamentais. A escola sempre esteve associada a hábitos comportamentais e a reprodução de um comportamento dominante. A discussão ideológica sempre esteve dentro desse processo. Então como olhamos para o modelo que ainda temos nas escolas hoje, com chamada, por exemplo, nos perguntamos se ainda faz sentido para essas novas gerações”, explica o professor da ESPM.

Leia Mais: A importância das tecnologias e do lifelong learning no atendimento ao consumidor

Para Marcelo Boschi, o lifelong learning está associado a um modelo de mercado onde se tem uma organização hierárquica mais enxuta e flexível; para o advento da economia da informação e do conhecimento onde o tempo é a principal moeda de troca; para o fim da busca do “emprego para a vida toda”; para a mudança na relação entre as empresas e a educação; e, principalmente, para a redução do prazo de validade do conhecimento.

“Com a digitalização, avanço das tecnologias, mudança do comportamento das pessoas e surgimento de novas oportunidades, o conhecimento de hoje talvez não seja verdadeiro amanhã”, afirmou Marcelo.

Marcelo Boschi - EDTech
Foto: Natália Oliveira

Esse dinamismo, de acordo com o educador, traz questionamentos importantes e desafios para a educação. A instituição escola como conhecemos, que sempre foi “canonizada”, segundo Marcelo, deve ser discutida. O palestrante citou exemplos como a lista de chamada, o tempo de formação dos alunos na universidade, a forma com que é escalada a carreira acadêmica (MBA, mestrado, doutorado).

“Quando começou essa febre dos smartphones, a gente penalizava os alunos que usassem o celular na sala de aula, hoje incorporamos a tecnologia nas nossas aulas. Isso tem a ver com gerações? Talvez, mas não com essas divisões engessadas, que muitas vezes as pessoas não se identificam. A escola reproduz o que ela acha que é a empregabilidade do futuro, sem saber de fato como vai ser. É muito desafiador”, analisou o palestrante.

Por fim, Marcelo Boschi defendeu que precisamos olhar para a escola como uma instituição à serviço do conhecimento, que controle menos e incorpore mais. Saber se comunicar, transformar um conhecimento às vezes científico, em um conhecimento mais natural, mais humano, é um processo essencial para esse novo momento que estamos vivendo, em que lifelong learning é o motor dessa evolução.


+ Notícias

Pet techs ampliam gama de serviços com foco na experiência

Como o brasileiro encara a reciclagem?

 

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 290

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Rhauan Porfirio e Camila Nascimento
IMAGEM: Adobe Stock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designers
Isabella Pisaneski
Rhauan Porfirio

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]