É um fato que a cultura americana é bem presente na vida do brasileiro. Afinal, importamos muito dela por meio dos filmes e séries norte-americanos, mas surpreende ver que essa barreira tem sido quebrada até mesmo para acompanhar os esportes de lá — e com forte aderência —, como ocorre com a NBA, a National Basketball Association.
Eu, que pouco acompanho o esporte, já tinha conhecimento de que, por aqui, ele vem ganhando força com novos torcedores. Mas não fazia ideia da quantidade de pessoas até conhecer a NBA House, em São Paulo, na última quinta-feira (13), a convite da Sadia.
Luzes e várias telas, clima de competição, torcidas uniformizadas e uma versão semelhante aos filmes com campeonatos de basquete. A experiência da NBA House, em outras palavras, teve, para mim, uma simples sensação: a de assistir a um campeonato fora do Brasil.
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NBA House Brasil ou… NBA Estados Unidos?
Veja bem, ter essa sensação de estar “na gringa” para mim é algo peculiar. Entre as minhas viagens, envolvi muito da América Latina, mas o curso norte-americano não esteve (ainda) nas minhas rotas. Sendo assim, é difícil explicar como, dentro de uma casa em São Paulo, eu consegui me sentir tão dentro de uma arena de basquete nos Estados Unidos.
No entanto, a bem da verdade, toda a casa foi pensada para passar a sensação de estar em lugar “a parte” do mundo. Tudo começa com a entrada, que logo de cara dá acesso a NBA Store. A loja, com todos os produtos oficiais da NBA, foi uma das grandes atrações da noite para compra desses itens — que não são lá tão simples de adquirir em outros lugares.
A disposição do ambiente é um outro fator que proporciona essa sensação. Com uma pequena quadra no centro, com pisos de telas e uma única cesta, a maior parte das atrações aconteceram ali, em frente ao telão onde seria, mais tarde, exibido o jogo. As outras ativações das marcas patrocinadoras ficaram ao redor do evento, com estandes interativos para os visitantes. Eram elas: Sadia, Subway, Rufles, Budweiser e Gatorade.
Na parte de cima, área VIP do evento, havia também quatro telas menores para a exibição da final da NBA. E esse sem dúvidas foi o ponto que tornou o evento mais norte-americano: a mistura da cultura dos Estados Unidos refletida no basquete, as líderes de torcida que se apresentaram — e inclusive eram de um time de basquete internacional mesmo —, os mascotes e até os jogadores convidados que fizeram uma apresentação com enterradas, a comida típica dos jogos. Tudo compilado em uma grande experiência tipicamente estadunidense.
A ativação das marcas no espaço
Por fim, um outro ponto relevante foi o engajamento que a NBA House gerou com os visitantes. Jogos, desafios e prêmios fizeram parte do evento, todos relacionados às marcas de alguma forma. A maior parte deles foi realizada na quadra principal do evento, mas havia outras atividades em outros estandes.
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A Sadia, por exemplo, criou uma ação com base no arremesso de cestas, para premiar com alguns Salamitos e descontos progressivos. Além disso, lançou, assim como as demais marcas patrocinadoras, desafios para que os visitantes da NBA House pudessem competir entre si, todos relacionados a arremessos de cestas.
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