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O que podemos aprender com a estratégia de marketing das Casas Bahia?

O que podemos aprender com a estratégia de marketing das Casas Bahia?

Pelo terceiro ano consecutivo, rede lidera o ranking de maior engajamento entre os principais players do varejo no Brasil.

Ter uma estratégia de marketing bem definida nunca foi tão importante para a sobrevivência do mercado varejista. Com a alta competividade do setor, conquistar a atenção e fidelidade do consumidor virou o ponto focal de muitas empresas.

A Casas Bahia, um dos maiores varejistas do país, tem se destacado por apostar nas redes sociais como uma ferramenta eficaz para estabelecer conexões sólidas e de proximidade com os brasileiros. Para se ter uma ideia, durante a Black Friday deste ano, a empresa reforçou seus investimentos nesse canal e agora comemora a liderança no ranking de maior engajamento entre os principais players do varejo no Brasil pelo terceiro ano consecutivo.

As redes sociais têm se mostrado plataformas essenciais para as marcas estabelecerem diálogo direto com os consumidores, compartilharem ofertas exclusivas, e construírem uma imagem positiva. A companhia compreendeu a importância desse canal e intensificou seus esforços, o que se refletiu nos resultados obtidos durante a Black Friday. As interações abrangem desde comentários em publicações até compartilhamentos de ofertas e experiências de compras, evidenciando a participação ativa da comunidade online das Casas Bahia.

A gigante varejista manteve a liderança graças às inúmeras ações promocionais e collabs com criadores de conteúdo digital. Um “exército” de mais de 100 pessoas, todos colaboradores do Grupo Casas Bahia, foi convocado para uma operação de “responding” nas redes sociais e para cuidar das menções à marca no período da Black, tornando a experiência do usuário ainda mais completa.

 No dia 23 de novembro, véspera da Black Friday, a Casas Bahia promoveu uma live commerce no Instagram e no Tik Tok, com participação especial do apresentador Rodrigo Faro, da Blogueirinha, influenciadora do momento e host do “De Frente com Blogueirinha”, de Fabiano Augusto e com Fernanda Faveron, como apresentadora do evento. A transmissão aconteceu direto da Casas Bahia Marginal Tietê, em São Paulo (SP), e contou com a participação de mais de 60 mil pessoas simultaneamente, somando todos os canais de transmissão.

Massificar as divulgações

Mariela Barreira, gerente de Marketing do Grupo Casas Bahia, conta que o “Dedicação Total a Você” nunca esteve tão forte como agora. De acordo com ela, a proposta foi massificar as divulgações de ofertas para itens como televisão, geladeira, fogão, móveis, smartphones e muito mais por meio de uma comunicação multicanal.

“Procuramos a conexão com o público em diversas frentes. Seja nas conversas da internet, em collabs com influenciadores, ações em loja, live, ofertas e cupons nas redes sociais. Nossa Black Friday também trouxe ativações em programas de TV, publicidade integrada com marcas como Domino’s, Mondial e Dell. E sem contar o hit dos Mamonas Assassinas em nossa campanha. Tudo isso nos ajudou a completar esse mix de ações e atingir tamanho engajamento da marca”, revela.

Para anunciar a campanha “A Maior Black do Brasil”, a rede também fez ativações no DIA TV, o primeiro canal de televisão via streaming brasileiro que é transmitido no YouTube, Facebook, Tik Tok e LinkedIn. Reforçando a sua presença no digital. Outra grande parceria foi com a Record, emissora de televisão, onde a marca promoveu diversas ativações e inserções nas principais atrações da emissora como A Fazenda, Hora do Faro, Hoje em Dia, Cidade Alerta e Balanço Geral.

Já Rádio Band FM foi a parceira que transmitiu toda programação e ofertas da Black Friday no dia 23 de novembro, direto da Casas Bahia Marginal Tietê. A Rádio Nativa FM foi a responsável pela transmissão no dia 24, com diversas ações e sorteio de brindes para os ouvintes e clientes, além do anúncio de muitas ofertas.

Sucesso no online
 

Somando todas as redes sociais (Instagram, Facebook e Tik Tok), o CB conta com 11,3 milhões de seguidores e para aproximar das novas gerações de consumidores, a Casas Bahia adotou uma linguagem moderna e irreverente para o seu personagem virtual no online. A estratégia tem se mostrado um sucesso e, atualmente, a brand persona ocupa o quarto lugar no ranking dos influencers digitais mais seguidos do mundo, de acordo com dados do site Virtual Humans.



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