Ter uma estratégia de marketing bem definida nunca foi tão importante para a sobrevivência do mercado varejista. Com a alta competividade do setor, conquistar a atenção e fidelidade do consumidor virou o ponto focal de muitas empresas.
A Casas Bahia, um dos maiores varejistas do país, tem se destacado por apostar nas redes sociais como uma ferramenta eficaz para estabelecer conexões sólidas e de proximidade com os brasileiros. Para se ter uma ideia, durante a Black Friday deste ano, a empresa reforçou seus investimentos nesse canal e agora comemora a liderança no ranking de maior engajamento entre os principais players do varejo no Brasil pelo terceiro ano consecutivo.
De acordo com o levantamento realizado pela plataforma Emplifi, no período de 20 a 26 de novembro, as Casas Bahia registraram mais de 428 mil interações em seus perfis oficiais no Instagram, Facebook e X (ex-Twitter). Esses números não apenas consolidam a posição da marca como líder em engajamento, mas também refletem o sucesso da estratégia definida pela empresa para envolver os consumidores durante a Black Friday, um dos períodos mais importantes para o comércio varejista.
As redes sociais têm se mostrado plataformas essenciais para as marcas estabelecerem diálogo direto com os consumidores, compartilharem ofertas exclusivas, e construírem uma imagem positiva. A companhia compreendeu a importância desse canal e intensificou seus esforços, o que se refletiu nos resultados obtidos durante a Black Friday. As interações abrangem desde comentários em publicações até compartilhamentos de ofertas e experiências de compras, evidenciando a participação ativa da comunidade online das Casas Bahia.
A gigante varejista manteve a liderança graças às inúmeras ações promocionais e collabs com criadores de conteúdo digital. Um “exército” de mais de 100 pessoas, todos colaboradores do Grupo Casas Bahia, foi convocado para uma operação de “responding” nas redes sociais e para cuidar das menções à marca no período da Black, tornando a experiência do usuário ainda mais completa.
No dia 23 de novembro, véspera da Black Friday, a Casas Bahia promoveu uma live commerce no Instagram e no Tik Tok, com participação especial do apresentador Rodrigo Faro, da Blogueirinha, influenciadora do momento e host do “De Frente com Blogueirinha”, de Fabiano Augusto e com Fernanda Faveron, como apresentadora do evento. A transmissão aconteceu direto da Casas Bahia Marginal Tietê, em São Paulo (SP), e contou com a participação de mais de 60 mil pessoas simultaneamente, somando todos os canais de transmissão.
Massificar as divulgações
Mariela Barreira, gerente de Marketing do Grupo Casas Bahia, conta que o “Dedicação Total a Você” nunca esteve tão forte como agora. De acordo com ela, a proposta foi massificar as divulgações de ofertas para itens como televisão, geladeira, fogão, móveis, smartphones e muito mais por meio de uma comunicação multicanal.
“Procuramos a conexão com o público em diversas frentes. Seja nas conversas da internet, em collabs com influenciadores, ações em loja, live, ofertas e cupons nas redes sociais. Nossa Black Friday também trouxe ativações em programas de TV, publicidade integrada com marcas como Domino’s, Mondial e Dell. E sem contar o hit dos Mamonas Assassinas em nossa campanha. Tudo isso nos ajudou a completar esse mix de ações e atingir tamanho engajamento da marca”, revela.
Para anunciar a campanha “A Maior Black do Brasil”, a rede também fez ativações no DIA TV, o primeiro canal de televisão via streaming brasileiro que é transmitido no YouTube, Facebook, Tik Tok e LinkedIn. Reforçando a sua presença no digital. Outra grande parceria foi com a Record, emissora de televisão, onde a marca promoveu diversas ativações e inserções nas principais atrações da emissora como A Fazenda, Hora do Faro, Hoje em Dia, Cidade Alerta e Balanço Geral.
Já Rádio Band FM foi a parceira que transmitiu toda programação e ofertas da Black Friday no dia 23 de novembro, direto da Casas Bahia Marginal Tietê. A Rádio Nativa FM foi a responsável pela transmissão no dia 24, com diversas ações e sorteio de brindes para os ouvintes e clientes, além do anúncio de muitas ofertas.
Sucesso no online
Somando todas as redes sociais (Instagram, Facebook e Tik Tok), o CB conta com 11,3 milhões de seguidores e para aproximar das novas gerações de consumidores, a Casas Bahia adotou uma linguagem moderna e irreverente para o seu personagem virtual no online. A estratégia tem se mostrado um sucesso e, atualmente, a brand persona ocupa o quarto lugar no ranking dos influencers digitais mais seguidos do mundo, de acordo com dados do site Virtual Humans.