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Grupo Casas Bahia S.A.: Via volta às origens e muda de nome

Grupo Casas Bahia S.A.: Via volta às origens e muda de nome

Estratégia da varejista é parte dos esforços de reestruturação que buscam manter sua posição no mercado

A Via (VIIA3), uma das principais empresas de varejo do Brasil, anuncia sua mudança de nome, e passa a se chamar “Grupo Casas Bahia S.A.“. A decisão, que também envolve a alteração do ticket na Bolsa de Valores de VIIA3 para BHIA3 a partir de 20 de setembro, marca um importante passo em sua jornada de transformação e reafirmação de sua posição no mercado varejista brasileiro.

Segundo Renato Franklin, CEO do Grupo Casas Bahia, a mudança reflete o compromisso do grupo em resgatar sua identidade, pioneirismo e influência histórica no varejo brasileiro. “Não existe outro nome que conecte mais a companhia à história de vida dos brasileiros. Já que foi a Casas Bahia que popularizou e permitiu a compra a prazo para muitos consumidores que nem conta em banco tinham”, destaca.

Leia mais: Rebranding: Por que optar por essa estratégia?

Desafios e reestruturação

Embora a mudança de nome tenha atraído a atenção, ela também ocorre em meio a desafios financeiros que a empresa enfrenta. No segundo trimestre de 2023, a empresa registrou um prejuízo líquido de R$ 492 milhões, marcando o quarto trimestre consecutivo de perdas crescentes. Esse cenário adverso é agravado pelo ambiente econômico brasileiro, com altas taxas de juros, pressão sobre a renda e o consumo das famílias e níveis elevados de inadimplência.

A grave situação financeira da antiga Via levou à uma série de medidas de reestruturação. A empresa planeja fechar até 100 lojas físicas e demitir cerca de 6 mil funcionários. Além disso, está em andamento um plano para reduzir até R$ 1 bilhão em estoques, priorizando produtos mais lucrativos nos canais de venda online.

A mudança de nome para “Grupo Casas Bahia” é vista como uma etapa desses esforços de reestruturação e tem em vista reconquistar a confiança dos investidores, principalmente os pequenos investidores do tipo pessoa física, que compõem grande parte da base acionária da empresa.

Embora a retomada do nome Casas Bahia possa evocar alguma nostalgia entre os consumidores, o mercado permanece cauteloso. Investidores estão mais focados nos resultados operacionais da empresa e aguardam os números dos próximos trimestres para avaliar a eficácia do plano estratégico.

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Recomeço

Apesar dos desafios, o Grupo Casas Bahia continua a se destacar, com números impressionantes: mais de 15 mil vendedores, presença em mais de mil lojas físicas em mais de 500 municípios, a maior malha logística do Brasil e uma base de 90 milhões de clientes que permanece no centro de seu negócio.

A mudança de nome representa um novo começo para o Grupo Casas Bahia, marcando uma nova fase em sua história enquanto busca se recuperar da crise financeira e manter sua posição de destaque no mercado varejista brasileiro.



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