/
/
Quais são as marcas mais preparadas para o futuro no Brasil?

Quais são as marcas mais preparadas para o futuro no Brasil?

Estudo revela as 30 marcas mais preparadas para oferecer uma experiência consistente e inovadora aos clientes e aptas às mudanças do mercado

Adotar uma mentalidade de futurismo muitas vezes passa despercebido no dia a dia de muitas organizações. Estar disposto a explorar cenários futuros e a abraçar incertezas são qualidades fundamentais e que precisam ser trabalhadas para atender aos desafios globais.

A Timelens, consultoria de dados do ecossistema FutureBrand, olhou mais de perto para essa qualidade das organizações e acaba de lançar o estudo “Future-Proof Score 2024“, que revela as 30 marcas mais “à prova de futuro” no Brasil.

As cinco primeiras marcas do ranking são Nubank, Netflix, Mercado Livre, Amazon e Itaú. Perceba que as quatro primeiras são empresas digitais, uma clara ascensão de negócios que estabelecem o ecossistema digital como a plataforma para relações com consumidores.

O futuro manterá uma experiência engajadora

Se o futuro seguirá com o digital em crescimento, é preciso entender como diversos fatores e organizações se adaptarão e prosperarão nesse cenário. Para o lançamento do estudo, foi realizado um evento com o tema “Como as marcas à prova de futuro estão navegando os desafios econômicos”, em parceria com a Tendências Consultoria. O evento enriqueceu o debate sobre o futuro das organizações ao apresentar as novas inclinações do mercado e o atual cenário econômico brasileiro.

André Matias, CEO da Timelens

Para André Matias, CEO da Timelens, uma organização preparada para o futuro é aquela que consegue equilibrar propósito e experiência. “Isso significa ter uma visão de longo prazo, criar um valor sustentável e não ter medo de desafiar a própria categoria. Além de estabelecer uma conexão profunda com o consumidor e oferecer a ele uma experiência consistente, o que faz com que as pessoas realmente se identifiquem com essas marcas”.

Vale ressaltar que estudo mapeou mais de 889 marcas levando em conta aspectos como relevância digital, sustentabilidade e capacidade de criar conexões emocionais com os consumidores. A análise, que combina métodos quantitativos e qualitativos, avalia as marcas em componentes digitais e físicos a partir do entendimento da marca nas lentes de propósito e experiência. O estudo analisou mais de 22,1 bilhões de buscas no Google Brasil, 285 milhões de menções espontâneas nas redes sociais; 38,8 milhões de menções em notícias.

Segundo André, os consumidores valorizam marcas que sabem o impacto que causam no mercado e na sociedade. “Eles estão atentos e cada vez mais exigentes. As marcas que se destacam e permanecem relevantes são aquelas que vão além do básico para impactar positivamente a vida das pessoas, conectando-se de forma autêntica e construindo uma relação de confiança e identificação com seu público”.

Além disso, André avalia que a tecnologia desempenha um papel essencial. “Ela permite que as marcas compreendam melhor o comportamento e as necessidades de seus clientes, fortalecendo os laços de interação no dia a dia. Isso torna algumas marcas não apenas relevantes, mas indispensáveis, pois conseguem antecipar e atender às expectativas de maneira personalizada e contínua”.

Destaques do Future-Proof Score 2024

Entre os principais destaques do ranking estão cinco nomes: Nubank, Netflix, Mercado Livre, Amazon e Itaú. O Nubank, por exemplo, lidera a lista com um score de 792, impulsionado pela expansão internacional e capacidade de oferecer uma experiência consistente e inovadora aos clientes. A fintech se consolidou como a maior plataforma de serviços financeiros fora da Ásia, com 105 milhões de clientes.

Quanto aos setores mapeados, o de bens de consumo continua a ser o mais representado no ranking, com 10 marcas, seguido pelo varejo [8 marcas] e serviços [4 marcas]. Empresas como Natura e O Boticário destacam-se pelo compromisso com sustentabilidade e inovação, enquanto as de tecnologia, como Apple, Microsoft e Google continuam a moldar o futuro com avanços em Inteligência Artificial (IA) e Realidade Aumentada (AR).

A análise também revela que as marcas que mais desafiam suas categorias são aquelas que investem em inovação tecnológica e na construção de uma visão de longo prazo. Empresas como Mercado Livre e Amazon, por sua vez, se destacam pela capacidade de se adaptar rapidamente às mudanças do mercado, oferecendo experiências únicas e altamente personalizadas para os consumidores.

Por fim, o estudo também observa as marcas que tiveram maior crescimento em relação à edição de 2021. Embora a variação média do ranking de 2024 tenha sido de 1,3%, o que indica uma relativa estabilidade, algumas se mostraram mais empenhadas no compromisso com a declaração de propósito e engajamento frente ao consumidor, neste ano.

As três companhias que mais aumentaram o seu compromisso com o futuro nos últimos três anos foram:
  1. Itaú: +12%;
  2. Apple: +8%;
  3. Mercado Livre: +7%.

Novos entrantes

Outro ponto que se destaca no estudo são as novas empresas entrantes no ranking de 2024. A inserção reflete uma diversidade de setores, com marcas tradicionais como Banco do Brasil e Petrobras, que mantêm e aprimoram sua relevância para o público ao fortalecerem seus pilares essenciais.

Por outro lado, Hering, O Boticário e Porto Seguro estão se reinventando, transformando seu legado em estratégias focadas na experiência do cliente. Já as asiáticas Shopee e Shein, recém-chegadas ao mercado, rapidamente construíram relevância com estratégias diferenciadas e forte experiência de consumo.

“Para manter a relevância no futuro, vemos dois caminhos fundamentais. Por um lado, marcas que evoluem a partir da sua essência, mantendo-se fiéis aos valores e propósito que as definem e fortalecem sua identidade; e, por outro lado, marcas que sabem desafiar a categoria e mudar os padrões da indústria, criando maneiras de se relacionar com os clientes. As pessoas querem interações autênticas, e isso é o que vai sustentar o sucesso das marcas nos próximos anos”, conclui André Matias.

30 marcas à prova de futuro

Veja na íntegra o ranking com as 30 marcas à prova de futuro, abaixo.

# Marcas Setor Score 2024 Variação 2024/2021 
1Nubank Financeiro 792 1% 
2Netflix Serviços 773 2% 
3Mercado Livre Varejo 755 7% 
4Amazon Varejo 747 6% 
5Itaú Financeiro 743 12% 
Natura Bens de consumo 742 -8% 
7Apple Tecnologia 723 8% 
Microsoft Tecnologia 711 4% 
Google Tecnologia 710 6% 
10 iFood Serviços 706 -3% 
11 Adidas Bens de consumo 689 3% 
12 Spotify Serviços 688 4% 
13 Samsung Tecnologia 680 -3% 
14 McDonald’s Bens de consumo 670 1% 
15 Magazine Luiza Varejo 665 -9% 
16 C&A Varejo 663 -5% 
17 Renner Varejo 662 -2% 
18 Burger King Bens de consumo 660 2% 
19 Coca-Cola Bens de consumo 658 -1% 
20 Redbull Bens de consumo 657 
21 O Boticário Bens de consumo 656 NOVA 
22Nestlé Bens de consumo 655 3% 
23 Brastemp Bens de consumo 654 1% 
24 Shopee Varejo 653 NOVA 
25Porto Seguro Serviços 651 NOVA 
26 Hering Varejo 643 NOVA 
27 Skol Bens de consumo 640 2% 
28 Shein Varejo 639 NOVA 
29 Banco do Brasil Financeiro 638 NOVA 
30 Petrobras Energia 636 NOVA 

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 291

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa / Adobe Firefly


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]