Crescer. Essa palavra está na cabeça de dez em dez empresários de grandes redes e empreendedores. É o que todos querem. Observar o que grandes redes fazem para alcançar resultados acima da média é um dos caminhos para errar menos e testar. Por isso, NOVAREJO reuniu neste espaço as estratégias de grandes redes de segmentos diferentes.
No segmento de super e hipermercados, o GPA está desenvolvendo uma estratégia de focar no que sabe fazer: varejo alimentar. Essa é a base de todas as ações da companhia no último ano, o que inclui aumentar o portfólio do atacarejo Assaí, que tem registrado crescimentos acima da média, e otimização do portfólio. A empresa também está caminhando para consolidar sua transformação digital.
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Veja as estratégias que têm feito o GPA sair de um rombo de R$ 119 milhões no terceiro trimestre de 2016 para um lucro de R$ 32 milhões agora.
Confira aqui as estratégias do GPA
Outra rede que tem se consolidado com estratégia digital é o Magazine Luiza. Considerando o maior benchmark do varejo brasileiro em transformação digital, o Magazine Luiza tem registrado fortes crescimentos no seu e-commerce, inserido em uma estratégia já conhecida pelo mercado de ser um negócio digital com pontos físicos e calor humano.
A companhia, que até 2015 ainda amargava resultados negativos, reverteu o jogo. No segundo trimestre deste ano, por exemplo, o Magazine Luiza registrou o seu maior lucro líquido da história da empresa, de R$ 72,4 milhões – um crescimento de quase 600% em relação ao segundo trimestre do ano anterior. E tudo isso é resultado da estratégia digital
Confira aqui as estratégias do Magazine Luiza
No segmento de calçados, quem tem dado um exemplo de integração de canais é a Arezzo. A companhia conseguiu tirar o omnichannel do papel e elevou o nível de experiência dos consumidores, inserindo na estratégia SAC, redes sociais, aplicativo, site…tudo em uma estratégia baseada em dados.
Confira aqui as estratégias da Arezzo
Também no campo digital, a Netshoes tem conseguido resultados. O e-commerce tem conseguido aumentar as vendas via dispositivos móveis – ampliando as possibilidades de crescimento de vendas. A companhia conseguiu elevar os pedidos em aplicativos e m-sites em 98,7% no segundo trimestre deste ano.
Confira aqui as estratégias da Netshoes
Em um segmento com jornadas de compras baseadas em emoção, o segmento de varejo pet tem demonstrado sua força. A Petz criou estratégias para crescer neste campo. O segredo, segundo Sérgio Zimerman, CEO da companhia, é apostar no varejo de alma que cria uma relação forte e afetiva com os clientes. Foi assim que a Petz cresceu 31% no ano passado e espera crescer 50% até o fim deste ano, impulsionado pelas novas lojas.