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Outubro rosa: acolhimento da consumidora com câncer é essencial

Outubro rosa: acolhimento da consumidora com câncer é essencial

Segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer), só em 2022 foi estimada uma incidência de 43,74 casos por 100 mil mulheres

Tratar um problema de saúde nunca é fácil, por mais que não seja grave – mas quando o tratamento é  longo e a doença é perigosa, esse processo se torna ainda mais difícil. Outubro é o mês da conscientização do combate ao câncer de mama, doença que atinge milhares de mulheres todos os anos. 

Por isso o acolhimento dessas pacientes é tão importante. A experiência do consumidor ligada ao tratamento de doenças graves se mostra cada vez mais efetiva para obter resultados positivos mental e fisicamente. “Mulheres que conseguem atravessar esta fase com uma rede de apoio com certeza tem uma evolução mais positiva. Podemos dizer que a informação e o acolhimento geram um impacto positivo para estas mulheres durante esta travessia”, explica  Marcia Cunha, Fundadora e CEO da Plenapausa, Femtech com foco em saúde da mulher no período da menopausa. 

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Para Marcia, o acolhimento se mostra efetivo no dia a dia da clínica, no qual mulheres com menopausa precoce – por causa do bloqueio hormonal causado pelo tratamento do câncer de mama – não se sentem abandonadas. “Recebemos mulheres que estão em tratamento em nossas rodas de conversa com especialistas, que acontecem mensalmente”, conta.”Percebemos que estar junto de outras mulheres e poder compartilhar suas experiências gera um pertencimento e sentimento de acolhimento muito positivo, que reflete no tratamento”, completa. Ela diz que sempre escutam a frase “é muito bom saber que não estamos sozinhas”.

Do ponto de vista médico, Segundo o Ministério da Saúde, o acolhimento estabelece ligação concreta e de confiança entre o usuário ou potencial usuário com a equipe ou profissional de saúde, explica o ginecologista e obstetra Leonardo Valladão, da Clínica Parto com Amor. “O acolhimento é fundamental para o sucesso de qualquer tratamento médico, pois ele é um dos pilares da relação médico-paciente”, acrescenta. 

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CX e tratamento oncológico

O Customer Experience é parte indispensável do tratamento para pacientes com câncer. “A experiência positiva do paciente oncológico, desde a chegada no sistema, é muito importante e reflete no resultado final do tratamento quando levamos em consideração a saúde e bem-estar, que de acordo com a Organização Mundial de Saúde, não basta levar uma vida livre de doenças”, continua Leonardo.

“Para atingir a excelência no cuidado em saúde e melhorar a experiência do paciente, precisamos fornecer: acolhimento adequado, estabelecimento de boa relação do paciente com a equipe responsável pelo cuidado, clareza e entendimento pelo paciente a respeito de seu diagnóstico e os tratamentos propostos”, acrescenta. 

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 O “tratamento humanizado” é um movimento que segue ganhando forças no país, porém é algo que já deveria estar implícito no atendimento médico de qualquer paciente, não apenas os oncológicos. De acordo com Valadão, os benefícios desse tipo de cuidado são comprovados cientificamente. “Diversos estudos relativos ao câncer de mama confirmam que pacientes que recebem acompanhamento psicológico apresentam uma maior adequação à doença, redução dos transtornos emocionais (como ansiedade e depressão), melhora na adesão ao tratamento e diminuição dos sintomas indesejáveis associados ao câncer e aos tratamentos”, finaliza.

Outro termo muito usado para ajudar nos momentos difíceis é “rede de apoio”. O Instituto Peito Aberto é uma ONG composta por mulheres que passaram pelo câncer de mama e resolveram ajudar outras com o mesmo problema. Os encontros ajudam as pacientes a terem outra visão da doença, mais otimista. Como nada é perfeito, nos momentos ruins o grupo ajuda a receber os desabafos e medos das mulheres, dando suporte psicológico para quem precise. Um estudo divulgado pelo INCA (Instituto Nacional do Câncer) apontou que só em 2022 foram estimados 66.280 casos novos de câncer de mama, o que representa uma taxa ajustada de incidência de 43,74 casos por 100.000 mulheres. Vale lembrar que a doença é rara em mulheres jovens, e a maior parte dos casos fica concentrado em mulheres a partir dos 50 anos, porém a incidência desse câncer aumenta ao longo da idade.



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