A Harald, fabricante especializada em produtos de chocolate e cobertura para o mercado de confeitaria inaugurou uma nova fábrica na região de Santana de Parnaíba, no interior de São Paulo. Com um investimento de R$ 200 milhões, a companhia irá dobrar a capacidade de produção para atender as demandas do varejo. Além disso, a marca está dando mais um passo em direção à sua expansão. Neste ano, a companhia iniciou a comercialização de seus produtos em lojas, voltadando-se ao consumidor final.
A Consumidor Moderno, conversou com o Leonardo Santis, diretor comercial e marketing da Harald no Brasil para entender as estratégias que irão impactar na experiência do cliente. De acordo com o executivo, embora a história e a expertise da empresa estejam predominantemente focadas no mercado B2B, essa é uma oportunidade empolgante para se destacarem em um novo segmento. “A entrada da Harald no mercado B2C representa uma oportunidade empolgante para compartilhar nossa paixão pelo chocolate e nossa busca incessante pela qualidade com um público mais amplo”, revela Santis.
O segmento de chocolate no setor está em constante crescimento. De acordo com o estudo encomendado pela Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab) à KPMG, a indústria de chocolate apresentou um crescimento 9,8% na produção do primeiro trimestre de 2023. Isso mostra o quanto o Brasil é mesmo amante de chocolate e a qualidade é uma característica inegociável tanto para o mercado B2B quanto para o B2C. Nesse sentido, a empresa está garantindo que os consumidores tenham acesso a produtos, e para atender às diversas demandas dos consumidores, desenvolveu uma linha diversificada de 15 produtos de chocolate.
“Assim como no mercado B2B, a qualidade continua sendo nosso diferencial fundamental. Nosso compromisso com a excelência na produção de chocolates se estende ao mercado B2C, garantindo que os consumidores domésticos tenham acesso a produtos de alta qualidade que podem confiar para criar sobremesas incríveis. Portanto, desenvolvemos uma linha diversificada de 15 produtos que atendem a diversas demandas, desde chocolates para receitas básicas até opções para decoração e acabamento. Isso permite que os amantes do chocolate tenham acesso a ingredientes premium para suas criações culinárias”, destaca Leonardo Santis.
Leia mais: A experiência do cliente B2B é igual a do cliente B2C?
Crescimento no B2B estimulou investimento em B2C
Até 2025, a entrada no B2C deverá representar entre 5% e 7% do faturamento da companhia. Comparado com o período pré-pandemia, a Harald experimentou um crescimento de 100%, alcançando a marca de R$ 1,5 bilhão em vendas. Sob a liderança de Sérgio Tango, presidente da marca, a companhia está se posicionando para liderar o mercado de chocolates.
As quatro décadas que marcam a história do grupo, foram tempos suficiente para compreender profundamente as necessidades e expectativas do cliente. O executivo destaque que consistência, inovação e parcerias são palavras-chaves para a sustentabilidade do negócio. Além disso, a escuta ativa sobre os feedbacks, sugestões e retornos dos clientes contribui e muito para o aprimoramento da marca.
“Essa comunicação aberta nos permitiu desenvolver soluções personalizadas para atender às diferentes demandas da chocolataria e confeitaria, desde produtos básicos até itens de decoração e acabamento. O mercado de confeitaria e chocolataria está sempre evoluindo, e acompanhar as tendências e tecnologias é crucial para atender às expectativas em constante mudança dos nossos clientes” explica. Sobre as parcerias, Leonardo completa: “Valorizamos cada relacionamento e buscamos ser um parceiro confiável e de confiança para todos os profissionais do setor”, aponta Tango.
Boas práticas e melhores estratégias para CX
Acompanhar as tendências de consumo tem sido crucial para uma maior diversificação no portfólio da marca. A indústria passou a focar em cima das demandas dos consumidores para inovar na experiência ao cliente. Com isso, a companhia acredita que personalizar no atendimento é uma prática tão importante quanto necessária, isso porque, os clientes desse segmento possuem necessidades específicas, seja no sabor, diferenças de percentuais de cacau, tamanho diferentes de embalagens para diferentes tipos de produções.
“Outro fator importante é oferecer um excelente atendimento ao cliente. Isso envolve um suporte ágil, prestativo e eficaz para lidar com perguntas, pedidos e problemas dos clientes. Nossos canais de comunicação são acessíveis e eficazes, garantindo um retorno rápido para qualquer dúvida ou necessidade” finaliza o diretor da marca.
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