Pesquisar
Close this search box.
/
/
Crise, mudanças no consumo e oportunidade no digital

Crise, mudanças no consumo e oportunidade no digital

Qualquer segmento pode ser trabalhado e crescer no cenário que estamos vivendo, basta estudar, conhecer e investir no digital

Estamos vivendo um momento histórico. A pandemia trouxe, em um tempo curto, muitas mudanças de comportamento, inclusive na forma de consumir. E isso muda tudo, é um processo sem volta. Se você não aceitar essas mudanças e voltar a fazer somente do jeito que você costumava fazer, pode colocar tudo a perder! É preciso descobrir por qual transformação o seu consumidor, a sua persona passou. O segredo? Utilize a internet para vender! Utilize estratégias diferentes, analise os momentos e abuse dos canais. O marketing hoje está em todas as áreas da empresa.

Posso estimar que as mudanças que estavam previstas para os próximos cinco anos estão acontecendo em cinco meses.  Não vai ser uma transformação digital, vai ser uma disrupção, mudou e vai mudar. A exigência de higiene, os lugares que você vai consumir, o seu comportamento e decisão diante de qualquer compra, já está dentro de um novo contexto, de um novo cenário. 

Será  que quando tudo isso passar, você vai querer consumir alimentos em qualquer lugar na rua? Será que você vai entrar em uma loja e sair experimentando roupa? Será que você vai querer beber um suco sem ver como ele é feito? Ou seja, quantas pessoas aprenderam a fazer suco e entenderam que não é tão complicado. É disso que estou falando, é preciso abrir a mente para esse novo mundo que está sendo construído. É agora, é nesse momento que estamos vivendo essa transformação. E eu enfatizo, vai ser difícil sobreviver e escalar o seu negócio sem investimento em Experiência do Cliente.

Momento de agir

A demanda vai mudar, estamos em casa e fazendo várias coisas. Estamos aprendendo a cozinhar, a treinar fora da academia. Estamos indo para um outro nível de hábitos. É preciso entender essa mudança e saber que vai existir uma retenção da economia. É aí que você precisa posicionar o seu negócio fora dessa retenção, dessa crise. E eu quero te dizer que existem muitas possibilidades de trabalhar qualquer segmento e crescer nesse cenário, basta estudar, conhecer e investir no digital.

A internet está cheia de cursos de gestão, por exemplo. Eu mesmo já mentorei dezenas de empreendedores que hoje estão ganhando o mundo com ferramentas indispensáveis para melhorar a performance do negócio e resolver a dor do seu cliente.

Comunique-se com o seu cliente, trabalhe o marketing digital, faça um funil de vendas, pegue o WhatsApp dele, gere relacionamento. Não queira vender pela internet, use a internet para vender. É um novo comércio, todos os segmentos precisam utilizar o digital. Tenha um plano para quem já é, e para quem ainda não é o seu cliente. São ferramentas iguais com estratégias completamente diferentes.

Precisamos empoderar o marketing e a tecnologia para dentro do nosso negócio. Por exemplo, o Instagram para mim não é somente uma rede social, é uma loja. Às vezes sua loja física nem vende tanto e, tem estoquista, caixa, gerente, vendedor etc. Mas não tem um Social Media, essa função quem faz é você mesmo. É aqui que você deve investir.

Molde as oportunidades, identifique a sua persona, gere o desejo nela, dê informação para ela tomar a decisão nesse momento, ou depois. Você tem que dividir o seu esforço em sobrevivência e retomada, aliás tenha um plano para a sua retomada, utilize estratégias dentro do marketing digital e mais uma vez: use a internet para vender.

* Alfredo Soares é co-fundador e mentor do Gestão 4.0


+ Notícias 

Como fazer uso de personal shoppers para humanizar as vendas online 

Sete destaques sobre o crescimento do e-commerce em 2020 

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]