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6 em cada 10 consumidores inadimplentes solucionaram dívidas

6 em cada 10 consumidores inadimplentes solucionaram dívidas

59,7% dos saldos negativados em janeiro foram resolvidos em até 60 dias; os de maior valor foram mais propensos a serem pagos ou renegociados.

No início deste ano, uma parcela dos consumidores inadimplentes no Brasil conseguiu regularizar ou renegociar suas dívidas. De acordo com o Indicador de Recuperação de Crédito da Serasa Experian, 59,7% das dívidas negativadas em janeiro foram resolvidas em até 60 dias a partir do mês de referência. Isso equivale a aproximadamente 6 em cada 10 consumidores inadimplentes que encontraram uma solução para suas pendências financeiras dentro desse período.

Luiz Rabi, economista da Serasa Experian, explica que as contas básicas foi fator determinante para desacelaração do índice. “Desde outubro, acompanhávamos uma elevação na recuperação de crédito pelo consumidor. Porém, as contas típicas do início do ano, como IPTU, IPVA e a compra de material escolar, fizeram esse índice desacelerar. Passado o pagamento dessas contas, acreditamos que a resolução de dívidas em atraso por parte das pessoas volte a subir devido ao incentivo do programa Desenrola, além das taxas de juros e da inflação mais baixas”.

A visão por setores das dívidas sanadas revelou que “Utilities”, que contempla contas de água, gás e energia, foi o maior foco dos consumidores. Do total de contas negativadas nesta área, 71,0% foram pagas ou renegociadas em até 60 dias após a negativação. O segmento que menos recebeu pagamentos foi o de “Telefonia” (7,8%).

Acre sanou 70,2% das contas negativadas

Ainda, segundo o Indicador de Recuperação de Crédito da Serasa Experian, o ranking das regiões seguiu com a liderança da região Sul (64,2%), seguido pela Sudeste (61,4%), Centro-Oeste (60,9%), Norte (58,2%) e Nordeste (54,7%). No detalhamento por Unidades Federativas (UFs), o Acre se destacou com 70,2% das contas negativadas em janeiro regularizadas em até 60 dias do vencimento.

CCX

No dia 6 de agosto, o Credit and Collection Experience (CCX) reunirá especialistas, lideranças e empresários para debater e propor soluções para os desafios da jornada dos consumidores brasileiros no acesso ao crédito e na resolução de dívidas.

Diante de transformações no setor, motivadas por tecnologias recentes como a Inteligência Artificial generativa, Big Data e Machine Learning, chega o momento de aprofundar conhecimentos para construir a sustentabilidade financeira e econômica do país.

Venha transformar o crédito e cobrança no CCX! Confira a programação do evento clicando aqui.

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