Pesquisar
Close this search box.
/
/
ChatGPT é para IA o mesmo que a “droga milagrosa para a perda de peso”

ChatGPT é para IA o mesmo que a “droga milagrosa para a perda de peso”

O ChatGPT não está auxiliando ou aprimorando a criatividade humana, está apenas lançando uma configuração dos dados de IA para os quais foi treinado. Então o que há de tão novo nisso?

Perder peso sem esforço é um dos grandes sonhos da humanidade. Quem luta contra a balança espera — há décadas — um remédio milagroso que permita eliminar os quilos a mais sem grandes dificuldades. Recentemente, o Ozempic, medicamento usado para diabetes parece ter alcançado essa façanha, inclusive, o empresário Elon Musk é um dos beneficiados pelo feito. Mas, você deve estar se perguntando o que tem a ver o medicamento para diabetes com o ChatGPT?

Ambos estão lutando para ser a panaceia mais badalada de 2023. Mas são, de fato, soluções? Faço mais uma provocação: mesmo que sejam, devemos nos permitir confiar nelas?

Em linhas gerais, o ChatGPT não está auxiliando ou aprimorando a criatividade humana, está apenas lançando uma configuração dos dados de IA para os quais foi treinado. Então o que há de tão novo nisso?

“O que é velho é novo de novo” 

Vamos aos fatos, nem a tecnologia ChatGPT da OpenAI (Chat Generative Pre-trained Transformer) nem a Ozempic são exatamente novas.

A versão atual do ChatGPT, versão 3, é uma atualização da versão anterior, ChatGPT-2, lançada em 2019. Ozempic (e medicamentos do gênero) existem há anos. Ozempic foi aprovado pela primeira vez pela Food and Drug Administration (FDA) — a ANVISA dos EUA -, para tratar diabetes tipo II em 2017 e, em 2021, para controle de peso crônico.

Leia Mais: Todo mundo quer ter seu ChatGPT: Microsoft anuncia Bing com a AI, Google lança rival

E o que exatamente é o ChatGPT?

Quando solicitado a se descrever, o ChatGPT diz: modelo de linguagem AI desenvolvido pela OpenAI, que é capaz de gerar texto semelhante ao humano com base nas informações de entrada que recebe. O modelo da OpenAI é treinado em um grande universo de dados de texto e pode gerar respostas a perguntas, resumir textos longos, escrever histórias e muito mais. É frequentemente utilizado em aplicativos de Inteligência Artificial de conversação para simular um diálogo humana com os usuários.

Superficialmente, esses dois elixires mágicos parecem irresistíveis. Quem não gostaria que um chatbot de IA escrevesse conteúdo ou código? Quem não gostaria de perder peso indesejado sem sentir fome? ChatGPT e Ozempic são duas coisas totalmente diferentes, mas ambos apelam para um dos instintos mais básicos da humanidade: conseguir algo com o menor esforço. E é exatamente por isso que pondero: confiar incontestavelmente em qualquer uma dessas soluções é errado.

Trapaceiros vão trapacear com ChatGPT

Eu não sou exatamente um grande fã de Taylor Swift, mas ela acertou em cheio quando canta em Shake it Off que ‘Fakers gonna Fake’ (falsos irão fingir). Da mesma forma, os trapaceiros vão trapacear com o ChatGPT da OpenAI. Pessoas má intencionadas sempre foram capazes de trapacear em exames e redações, seja encomendando trabalhos antigos – por correio antes da Internet -, ou hoje, em uma miríade de formas digitais. A esse respeito, o ChatGPT é apenas a mais nova ferramenta que permite que os trapaceiros trapaceiem, contudo, em uma escala impressionante.

Assine nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente

Acredito que trapacear é errado. O mesmo acontece com todas as instituições de ensino, a maioria das quais possui um código de honra e ética. Se você usar o ChatGPT para escrever seu artigo ou criar outros produtos de trabalho que você apresenta como de sua própria criação, você está trapaceando. Trair é errado e, além disso, a pessoa que você mais machuca quando trai é você mesmo. No final das contas, seja no trabalho ou na vida, os trapaceiros vão falhar miseravelmente, porque não têm as habilidades que a trapaça os impediu de aprender.

Há uma razão pela qual precisamos de IA ética

Não sou médico, então não posso comentar com autoridade sobre os efeitos a longo prazo do uso off-label de Ozempic. Mas eu sou um Ph.D. cientista de dados, e posso dizer que o ChatGPT está posicionado como um assistente excessivamente agressivo; os tecnólogos há muito falam sobre o valor da IA como assistência e aprimoramento, não substituindo e emburrecendo a raça humana. O ChatGPT não está auxiliando ou aprimorando a criatividade humana, está regurgitando uma configuração dos dados nos quais foi treinado. Isso não equivale a inteligência. Existem muitos casos relatados de erros que o ChatGPT frequentemente comete sob o disfarce de autoridade.

A realidade é que nem o ChatGPT nem qualquer IA tem consciência. Dentro de nossa estrutura, já usamos IA generativa para produzir dados de treinamento sintéticos com foco no desenvolvimento de teste de robustez/cenário e automações de processos robóticos (RPAs) e também para certas interações voltadas para o cliente em áreas como gerenciamento de casos de fraude e cobranças. Os RPAs são construídos de maneira ética, explicável, responsável e determinista — qualidades absolutamente essenciais ao usar IA para responder a qualquer questão ou circunstância financeira com impacto humano. Sem um gerenciamento cuidadoso, essas decisões e interações baseadas em IA podem rapidamente se tornar insensíveis, cheias de erros, imprevisíveis e antiéticas.

Leia Mais: ChatGPT: nova IA pode substituir Google

Colocando o ChatGPT em perspectiva

Eu acredito que o ChatGPT é um brinquedo legal para se divertir. É eficaz para encontrar e corrigir bugs no código do computador. As escolas estão até tentando descobrir como ensinar com ele, em vez de bloquear o acesso dos alunos. O ChatGPT também é uma droga de IA perigosa para a mente que, usada de maneira inadequada, mina a inteligência criativa. Isso me lembra o fato de que Steve Jobs não permitia que seus filhos usassem iPads.

Além disso, sem uma auditoria ou proteção regulatória em torno dele, o ChatGPT não é seguro para uso na tomada de decisão voltada para o cliente. Não apoio o uso do ChatGPT na FICO devido à falta de auditoria, interpretação e explicabilidade — esta não é a tecnologia certa para nossa empresa e as decisões financeiras que permitimos.

Conheça o Mundo do CX

E não sou o único com esse ponto de vista. Até Sam Altman, CEO da Open AI, concorda; “Atualmente, é um erro usar o ChatGPT para tarefas importantes. O sistema é um vislumbre do progresso; em termos de robustez e confiabilidade, ainda há muito trabalho a ser feito”, escreveu. Ponto final.

O mundo se adaptará ao ChatGPT assim como fez com todas as outras tecnologias. As faculdades mudarão seus currículos e métodos de teste; Prevejo o regresso dos exames escritos e orais. Quanto a mim? Continuarei a escrever artigos com base em meus pensamentos originais, sem um chatbot.

*Por Scott Zoldi, Chief Analytics Officer da FICO


+ Notícias

ChatGPT no autoatendimento? Solução da NICE é a primeira a integrar a tecnologia

Quando o assunto é Geração Z, até o ChatGPT é politicamente correto

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]