Pesquisar
Close this search box.
/
/
Todo mundo quer ter seu ChatGPT: Microsoft anuncia Bing com a AI, Google lança rival

Todo mundo quer ter seu ChatGPT: Microsoft anuncia Bing com a AI, Google lança rival

Big techs correm atrás de uma inteligência artificial para chamar de sua que tenha a capacidade de se relacionar como o ChatGPT

A Microsoft anunciou uma nova versão do Bing, seu mecanismo de busca, alimentado por uma versão atualizada da mesma tecnologia IA do chatbot ChatGPT. O buscador trará novos recursos aprimorados pela inteligência artificial para seu navegador Edge, prometendo que os dois fornecerão uma nova experiência para navegar e encontrar informações online, em uma tentativa de retomar a liderança, há décadas perdida, nos segmentos de navegação e busca.

“É um novo dia na pesquisa”, disse o CEO da Microsoft, Satya Nadella, em um evento de anúncio dos produtos nesta terça-feira. Segundo Nadella, o paradigma da pesquisa na internet não mudou, mas a IA pode fornecer informações com mais fluidez e rapidez do que os métodos tradicionais. “A corrida começa hoje e vamos nos mover e nos mover rápido”, disse o CEO. “Mais importante, queremos nos divertir muito inovando novamente na pesquisa, porque já é hora.”

Leia Mais: ChatGPT: nova IA pode substituir Google

O Novo Bing

A nova versão do Bing já funciona em várias configurações. Os resultados de pesquisa tradicionais podem ser mostrados lado a lado com anotações de IA, e outro modo permite que os usuários conversem diretamente com o chatbot do Bing, fazendo perguntas em uma interface conversacional parecida com a do ChatGPT.

O novo Bing agora apresenta a opção de iniciar um bate-papo na barra de ferramentas, o que leva a uma experiência de conversa semelhante ao ChatGPT. Um ponto destacado pelo site The Verge sobre o lançamento do novo Bing é a atualização. Ao contrário do ChatGPT, que só foi treinado com dados de até 2021, a versão do Bing é mais atualizada e capaz de responder a consultas relacionadas a eventos mais recentes, como hoje.

A Microsoft diz que esses recursos são todos alimentados por uma versão atualizada do GPT 3.5, o modelo de linguagem AI OpenAI que alimenta o ChatGPT. A Microsoft chama isso de “Modelo Prometheus” e diz que é mais poderoso que o GPT 3.5 e mais capaz de responder a consultas de pesquisa com informações atualizadas e respostas anotadas.

Assine nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente

A nova experiência já está disponível no Bing, mas ainda de forma limitada. Para ter acesso a experiência completa da inteligência artificial é preciso entrar na lista de espera. O novo Bing está ativo “para visualização limitada de desktop”, mas segundo o TechCrunch que os usuários só podem “perguntar” uma de várias consultas predefinidas e receber os mesmos resultados todas as vezes.

Uma série de exemplos de pesquisa no relançamento do buscador: consultar receitas no Bing, dicas de viagem e comprar móveis. Em uma demonstração, o Bing foi solicitado a “criar um itinerário para cada dia de uma viagem de 5 dias à Cidade do México”. A pergunta foi respondida inteiramente pelo chatbot, que descreveu um itinerário junto de links para mais informações.

Como observou o CEO da Microsoft, Satya Nadella, a equipe quer permanecer fiel aos seus Princípios de IA e reconheceu que, como acontece com toda nova tecnologia, é importante permanecer ciente das consequências potencialmente negativas. “Trata-se também de estar atento às consequências não intencionais de qualquer nova tecnologia”, disse.

Nadella enfatizou que a Microsoft quer usar a tecnologia que aumente a produtividade humana, mas que esteja alinhada com os valores humanos.

Leia Mais: Quando o assunto é Geração Z, até o ChatGPT é politicamente correto

Google lança rival de ChatGPT: Bard

A Google também entrou na corrida para não perder o monopólio que tem hoje entre os buscadores e navegadores. A empresa lançou um chatbot com inteligência artificial batizado de Bard para rivalizar com o ChatGPT.

Bard foi desenvolvido com base no modelo de linguagem grande existente do Google, Lamda, que um engenheiro descreveu há alguns meses como tão humano em suas respostas que o próprio (agora ex-) funcionário acreditava ser senciente. O Bard será usado por um grupo beta de testes antes de ser lançado ao público nas próximas semanas, explicou a Google.

Bard procura combinar a amplitude do conhecimento mundial com o poder, a inteligência e a criatividade de nossos grandes modelos de linguagem”, escreveu o CEO do Google, Sundar Pichai, em seu blog.

Pichai enfatizou que deseja que os serviços de IA do Google sejam “ousados e responsáveis”, mas não detalhou como Bard está sendo treinado para não compartilhar conteúdo abusivo ou tendencioso.

Conheça o Mundo do CX

Assim como o ChatGPT, o Bard é um chatbot (robô de conversa), que usa a inteligência artificial e o aprendizado de máquina para conversar de forma mais humana. A ideia é que o Bard se torne parte da ferramenta de busca do Google para melhorar as respostas a temas complexos.

Uma das tendências identificadas pelo Google é a mudança na complexidade das perguntas feitas no buscador. Segundo Pichai, as pessoas estão usando a pesquisa para fazer perguntas com mais nuances e não necessariamente só uma resposta correta. Por exemplo, era mais comum perguntar quantas cordas tem um violino, enquanto está se tornando mais frequente questões sobre a dificuldade de tocar o instrumento em relação a outro. “A IA pode ser útil nesses momentos, sintetizando insights para perguntas em que não há uma resposta certa”, escreveu o CEO do Google.


+ Notícias

Valores pessoais dominam decisões de compras para novos consumidores

Compra recorrente X Lojas físicas: oportunidades ou perdas para supermercados?

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]