Pesquisar
Close this search box.
/
/
Todo mundo quer ter seu ChatGPT: Microsoft anuncia Bing com a AI, Google lança rival

Todo mundo quer ter seu ChatGPT: Microsoft anuncia Bing com a AI, Google lança rival

Big techs correm atrás de uma inteligência artificial para chamar de sua que tenha a capacidade de se relacionar como o ChatGPT

A Microsoft anunciou uma nova versão do Bing, seu mecanismo de busca, alimentado por uma versão atualizada da mesma tecnologia IA do chatbot ChatGPT. O buscador trará novos recursos aprimorados pela inteligência artificial para seu navegador Edge, prometendo que os dois fornecerão uma nova experiência para navegar e encontrar informações online, em uma tentativa de retomar a liderança, há décadas perdida, nos segmentos de navegação e busca.

“É um novo dia na pesquisa”, disse o CEO da Microsoft, Satya Nadella, em um evento de anúncio dos produtos nesta terça-feira. Segundo Nadella, o paradigma da pesquisa na internet não mudou, mas a IA pode fornecer informações com mais fluidez e rapidez do que os métodos tradicionais. “A corrida começa hoje e vamos nos mover e nos mover rápido”, disse o CEO. “Mais importante, queremos nos divertir muito inovando novamente na pesquisa, porque já é hora.”

Leia Mais: ChatGPT: nova IA pode substituir Google

O Novo Bing

A nova versão do Bing já funciona em várias configurações. Os resultados de pesquisa tradicionais podem ser mostrados lado a lado com anotações de IA, e outro modo permite que os usuários conversem diretamente com o chatbot do Bing, fazendo perguntas em uma interface conversacional parecida com a do ChatGPT.

O novo Bing agora apresenta a opção de iniciar um bate-papo na barra de ferramentas, o que leva a uma experiência de conversa semelhante ao ChatGPT. Um ponto destacado pelo site The Verge sobre o lançamento do novo Bing é a atualização. Ao contrário do ChatGPT, que só foi treinado com dados de até 2021, a versão do Bing é mais atualizada e capaz de responder a consultas relacionadas a eventos mais recentes, como hoje.

A Microsoft diz que esses recursos são todos alimentados por uma versão atualizada do GPT 3.5, o modelo de linguagem AI OpenAI que alimenta o ChatGPT. A Microsoft chama isso de “Modelo Prometheus” e diz que é mais poderoso que o GPT 3.5 e mais capaz de responder a consultas de pesquisa com informações atualizadas e respostas anotadas.

Assine nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente

A nova experiência já está disponível no Bing, mas ainda de forma limitada. Para ter acesso a experiência completa da inteligência artificial é preciso entrar na lista de espera. O novo Bing está ativo “para visualização limitada de desktop”, mas segundo o TechCrunch que os usuários só podem “perguntar” uma de várias consultas predefinidas e receber os mesmos resultados todas as vezes.

Uma série de exemplos de pesquisa no relançamento do buscador: consultar receitas no Bing, dicas de viagem e comprar móveis. Em uma demonstração, o Bing foi solicitado a “criar um itinerário para cada dia de uma viagem de 5 dias à Cidade do México”. A pergunta foi respondida inteiramente pelo chatbot, que descreveu um itinerário junto de links para mais informações.

Como observou o CEO da Microsoft, Satya Nadella, a equipe quer permanecer fiel aos seus Princípios de IA e reconheceu que, como acontece com toda nova tecnologia, é importante permanecer ciente das consequências potencialmente negativas. “Trata-se também de estar atento às consequências não intencionais de qualquer nova tecnologia”, disse.

Nadella enfatizou que a Microsoft quer usar a tecnologia que aumente a produtividade humana, mas que esteja alinhada com os valores humanos.

Leia Mais: Quando o assunto é Geração Z, até o ChatGPT é politicamente correto

Google lança rival de ChatGPT: Bard

A Google também entrou na corrida para não perder o monopólio que tem hoje entre os buscadores e navegadores. A empresa lançou um chatbot com inteligência artificial batizado de Bard para rivalizar com o ChatGPT.

Bard foi desenvolvido com base no modelo de linguagem grande existente do Google, Lamda, que um engenheiro descreveu há alguns meses como tão humano em suas respostas que o próprio (agora ex-) funcionário acreditava ser senciente. O Bard será usado por um grupo beta de testes antes de ser lançado ao público nas próximas semanas, explicou a Google.

Bard procura combinar a amplitude do conhecimento mundial com o poder, a inteligência e a criatividade de nossos grandes modelos de linguagem”, escreveu o CEO do Google, Sundar Pichai, em seu blog.

Pichai enfatizou que deseja que os serviços de IA do Google sejam “ousados e responsáveis”, mas não detalhou como Bard está sendo treinado para não compartilhar conteúdo abusivo ou tendencioso.

Conheça o Mundo do CX

Assim como o ChatGPT, o Bard é um chatbot (robô de conversa), que usa a inteligência artificial e o aprendizado de máquina para conversar de forma mais humana. A ideia é que o Bard se torne parte da ferramenta de busca do Google para melhorar as respostas a temas complexos.

Uma das tendências identificadas pelo Google é a mudança na complexidade das perguntas feitas no buscador. Segundo Pichai, as pessoas estão usando a pesquisa para fazer perguntas com mais nuances e não necessariamente só uma resposta correta. Por exemplo, era mais comum perguntar quantas cordas tem um violino, enquanto está se tornando mais frequente questões sobre a dificuldade de tocar o instrumento em relação a outro. “A IA pode ser útil nesses momentos, sintetizando insights para perguntas em que não há uma resposta certa”, escreveu o CEO do Google.


+ Notícias

Valores pessoais dominam decisões de compras para novos consumidores

Compra recorrente X Lojas físicas: oportunidades ou perdas para supermercados?

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]