/
/
Opinião de CEOs sobre uso de IA evidencia preocupação com ataques cibernéticos

Opinião de CEOs sobre uso de IA evidencia preocupação com ataques cibernéticos

Pesquisa mostra que 40% dos CEOs brasileiros entrevistados acreditam ser necessário melhorar medidas de segurança relacionadas à IA

De que forma os CEOs enxergam a inteligência artificial? A tecnologia que otimiza trabalhos maçantes e repetitivos tem sido bastante discutida e usada em diversas áreas, mas ainda muito debatida pelos donos de grandes empresas. Inclusive, muitos se preocupam com o avanço da IA, como mostrou a pesquisa feita pela EY com mais de 1200 CEOs do mundo todo, sendo 50 só do Brasil. O estudo abordou a utilização da inteligência artificial, seus problemas a longo prazo e a opinião geral dos empresários sobre essa tecnologia.

Foram feitas diversas perguntas aos entrevistados, uma delas sendo se a IA é uma força para o bem, que impulsiona eficiência dos negócios e, portanto, cria resultados positivos para todos, como inovações em tratamentos de saúde. Pelo menos um terço dos brasileiros concordam plenamente com essa afirmação, enquanto 46% concordam de certo modo. No recorte global, esses números são, respectivamente, 29% e 26%.

Leia mais: Geração Z busca marcas que valorizam sustentabilidade, diversidade e responsabilidade social

“De modo geral, os CEOs mundo afora estão adotando a inteligência artificial como uma força para o bem, mas mantendo-se cautelosos com consequências desconhecidas e não intencionais. Eles também acreditam que mais ações precisam ser feitas para mitigar significativos riscos sociais, éticos e cibernéticos”, comentou Leandro Berbert, sócio de Estratégia e Transações da EY Brasil. Já no quesito da IA substituindo humanos em certos trabalhos, mas contrabalanceando com novas funções e oportunidades de carreira que a tecnologia cria, no Brasil, 32% concordam plenamente e 52% concordam em partes, enquanto no global, 27% concordam plenamente e 39% concordam em partes.

Quando o assunto é segurança cibernética, os números aumentam. A frase apresentada foi referente ao incentivo para mitigar os ‘maus atores’ da IA que poderiam usar a tecnologia de maneiras prejudiciais – desde ataques cibernéticos até falsificações profundas e desinformação. No Brasil, ”, 40% concordam plenamente e 36% em partes. Enquanto globalmente, 28% concordam plenamente e 37% em partes.

Leia mais: B3 usa IA generativa como ferramenta de apoio no atendimento

A ética ligada à IA também foi abordada na pesquisa, questionando se a comunidade empresarial precisa se concentrar muito mais nas implicações do assunto na forma como a sua utilização da inteligência artificial pode impactar áreas-chave das nossas vidas, como a privacidade. Localmente, 52% concordam plenamente e 36% em partes. No global, apenas 29% concordam plenamente e 38% concordam em partes.

Para finalizar, sobre a afirmativa de que ainda não estamos fazendo o suficiente para gerir as consequências indesejadas da IA, que poderão ter implicações significativas para a comunidade empresarial e a sociedade, as respostas dos brasileiros foram mais equilibradas, ambas em 40% concordando plenamente e em partes. Já na média global, 29% concorda plenamente e 35% em partes.


+ NOTÍCIAS Brasileiros preferem os pontos de contato presenciais para receber publicidade, aponta Kantar Retomada do horário de verão pode aumentar movimento de bares e restaurantes em até 15%

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 291

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa / Adobe Firefly


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]