/
/
B3 usa IA generativa como ferramenta de apoio no atendimento

B3 usa IA generativa como ferramenta de apoio no atendimento

Bolsa de valores busca tira o melhor proveito da ferramenta sem perder a pessoalidade no atendimento, exigida pelos clientes

O ChatGPT trouxe a inteligência artificial generativa para o debate, que incluem os desafios de segurança, de gênero e o potencial para otimizar ferramentas e processos dentro das empresas. A B3, que opera a Bolsa de valores, também entrou na conversa e foi buscar modelos de utilização da IA generativa que otimizarem especialmente o atendimento aos investidores.

Mas a abordagem dentro da Bolsa foi um pouquinho diferente do que a corrida para ver quem implementa o ChatGPT mais rápido. Em uma conversa no CONAREC 2023 sobre os “Desafios, oportunidades e impacto da IA no atendimento ao cliente”, Daniel Binotto, head de Customer Experience na B3, explicou a abordagem da companhia sob uma vertente diferente.

Para ele, em um ambiente com tanta oferta de tecnologia e vários tipos de IA, o grande desafio que a B3 vem enfrentando é como escolher a tecnologia certa para cada funcionalidade, para que ela traga o máximo de eficiência possível.

“Começamos a usar o ChatGPT um pouco na empolgação, e colocá-lo para falar com o cliente, na expectativa de reduzir o atendimento. Mas colocamos o pé no chão e vimos que não é bem assim”, revelou à Paulo Manzato, vice-presidente de vendas para a América Latina da Talkdesk.

A ponderação também surgiu da observação de outras empresas usando essas tecnologias no mercado, no que Daniel Binotto avalia como um custo relativamente alto com um benefício relativamente curto.

Assine nossa newsletter!
Fique atualizado sobre as principais novidades em experiência do cliente

É uma visão intrinsecamente alinhada ao sentido da existência da B3, empresa que tem na tecnologia um de seus pilares de operação, que perpassa a companhia como um todo.

“Tecnologia é parte da empresa como um todo, no marketing, no jurídico. E isso nos força a tomar melhores decisões ao escolher o que e como utilizar”, explica.

Mais de 70% da eficiência da B3 se deve à tecnologia, seu crescimento foi em função do uso da tecnologia, acredita Binotto. Para se ter uma ideia, o pregão da Bolsa costumava ter 10 mil negociações por dia, naquele modelo viva-voz que costumamos ver em filmes, de agentes falando alto, que levavam quase uma semana para serem processadas.

Com tecnologias de informação, processamento, análise, atendimento, o pregão se transformou em uma imensa sala de monitoramento, em que são realizadas, em média, 9,5 milhões de negociações diariamente e processadas em alguns minutos.

A maior parte dos clientes da B3 são empresas, mas atualmente mais de cinco milhões de pessoas físicas também investem. Com números tão superlativos, Binotto destaca que, se o atendimento ficar parado, mesmo que por alguns minutos, significa a perda de milhões de reais.

“Nossos clientes têm uma demanda complexa que precisa ser atendida com precisão e o mais rápido possível. O analista precisa receber informações rápidas e qualificadas”, afirma o head de CX da B3.

Tecnologia sim, mas respeitando preferência dos clientes

Há dois anos a Talkdesk é a plataforma de CX da B3, escolhida por três motivos: resiliência, escalabilidade e estabilidade. Paulo Manzato destaca a responsabilidade de atender um cliente como a B3, dado o volume de negócios. “É um cliente com uma demanda muito qualificada, mas a Talkdesk, que está há três anos no Brasil, mostrou seu potencial de atender os mais exigentes players brasileiros, como Mercado Livre e Globoplay”.

Apenas nos últimos 18 meses colocaram 70 novos produtos, entre releases e features no mercado, que incluem plataforma end-to-end, voz, telefonia, ura, work force management, integração com outras plataformas, virtual agents e automação.

Apesar de tanta modernização, a B3 ainda mantém a interação de call center humano, respeitando a preferência dos clientes da empresa. Binotto revelou que 60% dos atendimentos ainda são feitos por voz, e por isso focaram a energia e os recursos como a IA generativa para otimizar o trabalho e a assertividade da resposta dos atendentes.

Conheça o Mundo do CX

“Quais foram as principais necessidades da B3 para otimizar o atendimento, para tirar proveito da IA generativa no uso real?”, questiona Manzato.

A B3 precisava de um atendimento qualificado que usasse a inteligência artificial generativa como uma ferramenta para alimentar os atendentes de informação. “Dada a alta complexidade de alguns casos, abrimos uma prova de conceito para usar o ChatGPT, e entendemos de ferramenta que faz um bom resumo do texto”, explica.

A plataforma foi carregada com um ano de conteúdo de atendimentos prévios e integrada a um motor de RPA que oferece uma proposta de resposta a partir da seleção do analista do tipo de caso envolvido. “O cliente faz uma pergunta, e baseado no que ele escreve junto da base de dados da B3, a IA IA define o tema e captura o RPA para executar aquele processo”, complementa Binotto.

A partir daí, a plataforma apresenta para o analista um e-mail respondido com processos automáticos, checa as informações, e se o atendente precisar fazer uma correção, a atualização é ‘aprendida’ pela tecnologia, destaca Manzato, com uma velocidade de menos de dois segundos.

Dentro dos próximos planos entre Talkdesk e B3, está a autenticação por voz.



+ NOTÍCIAS
Cobrança digital transforma a experiência do consumidor na jornada de pagamento
Bem-estar envolve relações saudáveis, controle e presença

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 290

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Rhauan Porfirio e Camila Nascimento
IMAGEM: Adobe Stock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designers
Isabella Pisaneski
Rhauan Porfirio

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]