/
/
Brasileiros preferem os pontos de contato presenciais para receber publicidade, aponta Kantar

Brasileiros preferem os pontos de contato presenciais para receber publicidade, aponta Kantar

Estudo global mostra crescimento da receptividade à mídia online, mas ainda existe descompasso entre preferência de publicitários e consumidores

A quarta edição do estudo Media Reactions, realizado pela Kantar avalia no Brasil e no mundo o equity de publicidade de uma seleção de canais e marcas de mídia. O estudo anual que explora o cenário em evolução da mídia ajuda anunciantes, agências de publicidade e proprietários de mídias a tomar decisões. Com isso, proporciona uma perspectiva em longo prazo sobre o que as pessoas esperam de ambientes de publicidade, especialmente os focados em conteúdo e mídias sociais.

Os canais de mídia offline lideram o ranking de Ad Equity. Aqui, eventos patrocinados, ponto de venda e mídia exterior, o out of home (OOH) são os pontos de contato que criam uma melhor experiência para receber publicidade na percepção dos consumidores.

A nova versão da pesquisa ainda identificou que há um contraste significativo entre os canais preferidos pelos profissionais de marketing e pelos consumidores – os especialistas são mais inclinados para a mídia online. Essa diferença acontece porque o profissional de marketing acaba priorizando e preferindo os pontos de contato onde o uso das mídias é maior e não necessariamente o consumidor tem esse mesmo olhar, explica Maura Coracini, Diretora de Mídia & Digital da divisão Insights da Kantar.

“Na Kantar, temos acompanhado essa tendência de receptividade à publicidade há muitos anos e não é uma novidade a preferência do consumidor em ter uma abertura maior em receber comunicação das marcas em contextos offline, no entanto esse ano – com a consolidação da volta à vida normal – temos observado uma abertura ainda maior, por parte dos brasileiros, para canais presenciais como Eventos Patrocinados, Ponto de Venda e OOH Digital”, detalha.

Assine nossa newsletter!
Fique atualizado sobre as principais novidades em experiência do cliente

Mídias online crescem significativamente

Quanto às mídias online, podcasts, e-commerce e conteúdo de influenciadores são os que lideram o ranking e apresentam crescimentos mais expressivos em relação a 2022. Tanto que o Youtube saltou para o topo do ranking, melhorando a percepção de confiança em 6% em comparação ao ano passado. Os consumidores, por sua vez, escolhem pontos de contato presenciais, com os eventos patrocinados na liderança pelo segundo ano consecutivo, mostra a pesquisa.

“Estamos observando esse ano é uma abertura maior do consumidor em receber publicidade em geral, especialmente em vídeos online e podcasts. Não são os pontos de contato preferido dos consumidores para receber anúncios, mas é onde estamos vendo uma maior aceitação comparado com 2022”, indica Maura.

As marcas de e-commerce lideram o ranking brasileiro e apontam a tendência do crescimento das mídias de varejo no Brasil. “Quando as pessoas entram em plataformas de e-commerce, elas estão abertas a buscar e descobrir produtos e serviços para comprar. Com esse mindset as pessoas estão mais do que abertas para que as marcas facilitem e ajudem nessa busca até a compra”, comenta a Diretora de Mídia & Digital da divisão Insights da Kantar.

“No estudo desse ano fica evidente que passados todos os resquícios da pandemia, voltamos a ter experiências fora de casa e os consumidores têm valorizado mais o contato das marcas nos ambientes presenciais. Também observamos o fortalecimento e consolidação dos formatos de vídeo e a comprovação do e-commerce como um forte ponto de contato para as marcas”, explica.

Leia mais: O que muda na relação dos consumidores com a TV 3.0 e a publicidade segmentada

Quem perdeu relevância

O Media Reactions ainda aponta como as tendências e mudanças no cenário da mídia moldam as atitudes dos profissionais da área. O metaverso, por exemplo, continua a ser uma promessa não cumprida. Apenas um em cada cinco especialistas (22%) afirma que aumentará o orçamento para publicidade no próximo ano.

Este ano, o destaque fica para a liderança global da Amazon pela segunda vez consecutiva. A maioria dos consumidores considera os anúncios da plataforma relevantes e úteis. A gigante do comércio eletrônico também lidera as paradas no Brasil, na Alemanha e no México – três dos 23 mercados incluídos no estudo.

O X (antigo Twitter), por sua vez, sofreu danos à reputação após a aquisição pelo magnata Elon Musk. Isso fez com que 14% dos especialistas afirmassem que vão reduzir o investimento na plataforma em 2024.

Conheça o Mundo do CX

Como a Media Reactions funciona

Para chegar aos resultados de 2023, foram entrevistados mais de 16 mil consumidores e 900 profissionais de marketing. A pesquisa foi realizada entre 24 de maio e 24 de julho de 2023 em 23 mercados. São eles: Argentina, Austrália, Bélgica, Brasil, China, Colômbia, Egito, Alemanha, Grécia, Índia, Indonésia, Japão, México, Holanda, Nova Zelândia, Filipinas, África do Sul, Taiwan, Reino Unido, Estados Unidos, Vietnã, Arábia Saudita e Emirados Árabes. No Brasil, por sua vez, as entrevistas foram aplicadas em 650 pessoas de 16 a 65 anos de idade.



+ NOTÍCIAS
Trabalho híbrido melhora saúde mental de colaboradores
Ex-CEO do Tinder lança app com IA para ajudar nas DRs

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 290

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Rhauan Porfirio e Camila Nascimento
IMAGEM: Adobe Stock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designers
Isabella Pisaneski
Rhauan Porfirio

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]