Pesquisar
Close this search box.
/
/
Carreira profissional: 5 dicas para se reinventar para 2021

Carreira profissional: 5 dicas para se reinventar para 2021

Que tal começar o próximo ano de olho em uma nova carreira ou expertise? Profissionais multipotenciais estão em alta no mercado de trabalho

O cenário de incertezas que se apresentou em 2020 fez muita gente repensar os rumos da carreira profissional. Se você está entre essas pessoas que – por desejo próprio ou por questões exteriores, como ter sido demitido – também precisou repensar os próximos passos, o começo do ano é  um bom momento para fazer isso. Enquanto 2020 se despede, a hora é de ir organizando a agenda para focar numa reinvenção profissional.

Há quem já tenha feito isso ao se mudar para uma cidade menor, as chamadas Cidades Zoom, ou tendo revisto questões de gastos e consumo para poder desacelerar no volume de trabalho e mudar de estilo de vida ao precisar de menos. De todo modo, se reinventar está na pauta do dia, como garante Maria Eduarda Silveira, Fundadora da Bold HRtech, empresa de recrutamento e seleção, e também criadora do canal Carreira Orgânica: “O mercado vem se transformando muito rápido e se reinventar já faz parte da rotina dos profissionais antenados”.

Especialista no assunto, Maria Eduarda possui especialização em liderança pelo INSPER, além de people analytics pela FIA e MBA em RH pela FGV (Faculdade Getúlio Vargas). Atua como headhunter há quase 10 anos e, por isso mesmo, sabe identificar quando, muitas vezes, entramos no “piloto automático profissional”. Com a correria do dia a dia, fica ainda mais difícil dar uma “sacudida” na carreira. Mas, para quem deseja fazer essa mudança – seja ela grande ou pequena -, ela dá 5 dicas-chave de por onde começar e desmitifica conceitos. Confira.

Como saber quando se reinventar?

A especialista em carreira indica, antes de mais nada, fazer uma pausa para rever o cenário em que se está e entender o primeiro passo. “Analisar o cenário, perceber se estamos felizes e satisfeitos com a nossa função; pedir feedback sobre nossa atuação e desempenho; e fazer um benchmarking da nossa cadeira no mercado podem ajudar muito a saber se estamos precisando nos reinventar”, explica ela. Está aí um ponto de partida concreto que você pode começar a fazer antes de acabar o ano.

A era dos profissionais multipotenciais

Já foi o tempo em que as pessoas passavam a vida toda numa mesma empresa, área de atuação, cidade e até realizando tarefas repetidas. Mesmo assim, ainda há um senso comum ligado a perda quando alguém deixa de lado uma carreira para começar outra. Para Maria Eduarda, é preciso ultrapassar esse pensamento: “Cada vez mais encontramos profissionais multipotenciais no mercado. As relações de trabalho estão, mesmo que aos poucos, se flexibilizando e a tendência é que isso potencialize”, afirma.

Ela ainda completa: “Trabalhar em mais de uma coisa e/ou empreender em rede será cada vez mais comum no mercado. As empresas mais flexíveis veem isso como algo positivo e agregador”. Mas se você ainda trabalha em uma empresa mais tradicional, precisa ter paciência porque as mudanças na cultura do local podem ser lentas: “Acredito que mostrar o seu valor e destacar as habilidades desenvolvidas em diferentes atuações podem ser de grande valia. O mercado está mudando e novas profissões e oportunidades estão surgindo, por isso mudar de profissão ou ter mais de uma é algo que tende a crescer”, finaliza.

Perca o medo de mudar de carreira

“Esse medo é normal, fomos ensinados a estudar, conseguir um emprego e seguir uma carreira única”, reforça a especialista, linkando com a dica com a dada acima. “Qualquer coisa diferente, não era visto como uma ‘carreira’. Mas, hoje em dia, aprender coisas novas e conhecer segmentos diferentes pode agregar valor a trajetória profissional. Para quebrar essa barreira é preciso se conhecer: o autoconhecimento é uma peça chave nesse momento”, diz Maria Eduarda.

Comece a perguntar a si mesmo coisas como “O que eu gosto de fazer?”, “Como posso fazer?”, “Eu ganharia dinheiro com isso?”. “Essas são perguntas importantes para começar. A partir disso, conversar com pessoas que fizeram a transição pode ajudar a ver pontos positivos e desafios da jornada.”

Comece a guardar dinheiro

Fazer uma virada radical leva mais tempo do que pequenas movimentações de carreira. Mas, para os dois casos, a dica da expert é certeira: “Se programar financeiramente é importante. Um percentual muito grande do medo da transição é a questão financeira e fazer um planejamento para uma trará um certo conforto para quebrar a barreira”, aconselha ela. “Se você sabe muito o que quer, confie em si mesmo, trabalhe duro e seja resiliente. Fazer uma transição nunca é fácil, mas quando saírem os resultados isso podem ser bastante gratificante”, fala a expert.

Passo a passo da reinvenção

Não existe uma “cartilha” certeira de como fazer uma transição de carreira ou se reinventar numa área em que já se está, mas Maria Eduarda Silveira recomenda o seguinte roteiro: “Estude coisas novas sempre”. Elas ajudam a ter visões múltiplas e diferentes do mundo. Depois, “faça um networking potente”: sem ele, fica mais difícil de passar de um lugar a outro. Na sequência, ela aconselha estudar a si mesmo: “se conheça e conheça seus pontos fortes”. Para finalizar, “tenha mentores” e siga com “coragem e disciplina”. Essas duas últimas fazem quem quer se reinventar andar mais rápido.


+ Notícias 

Como lidar com o mundo VUCA trazido pela pandemia nos âmbitos pessoal e profissional 

Por dentro das mudanças de comportamento que surgiram na pandemia 

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]