/
/
Como lidar com o mundo VUCA trazido pela pandemia nos âmbitos pessoal e profissional

Como lidar com o mundo VUCA trazido pela pandemia nos âmbitos pessoal e profissional

Em uma realidade volátil e incerta, a busca por novas habilidades precisa ser incessante

A vida depois de 2020 será muito diferente de tudo o que conhecíamos. Ninguém estava preparado para uma pandemia que causou severos impactos em todos os âmbitos da sociedade. Desde a chegada do novo coronavírus estamos vivendo em um mundo VUCA. O conceito criado para caracterizar o momento pós-Guerra Fria se torna realidade novamente – e volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade estarão presentes por um bom tempo.

Nesse cenário, a busca por formas de lidar com o mundo em transformação é incessante. Por isso, o Leadership Knowledge Meeting, programa desenvolvido pelo Grupo Padrão em parceria com a IE Business School de Madri (uma das cinco melhores escolas de negócios, finanças e educação executiva do mundo), trouxe a discussão de como desenvolver habilidades para enxergar sentido, profundidade, objetivo e direção na nova realidade.

Entendendo e lidando com o mundo VUCA

Alberto Levy, palestrante internacional e professor da IE Business School em Madri, foi o responsável por abordar o tema do mundo em transformação junto aos executivos participantes do programa. O primeiro alerta feito por ele é o de que “a vida do novo profissional deve ser ‘complicated'”. “A gente não deve ser só o que a escola nos formou, ser só engenheiro de computação, ser só comunicólogo. Porque os seres humanos e o mundo são mais complexos do que isso. Temos que continuar aprendendo”, diz.

Para se posicionar diante dessa “exigência” é preciso entender do que realmente se trata o tal mundo VUCA. Em primeiro lugar está a volatilidade, que traz uma realidade suscetível a mudanças rápidas – para melhor ou pior. Mas isso não significa imprevisibilidade, assim, a resposta para ela é buscar compreender a dinâmica, velocidade e direção da mudança – e as tecnologias preditivas estão à disposição para isso.

Já a incerteza se trata da dificuldade de predizer e confiar no futuro. A pandemia é o momento de mais incerteza dos últimos anos. Para as empresas, fica difícil saber o que a concorrência vai fazer ou se o seu produto será aprovado. Por isso, a habilidade para resolver problemas em conjunto dentro de equipes de trabalho diversas será cada vez mais importante.

Quando se trata de complexidade, característica que só deve crescer ao longo dos anos, diferentes fatores que precisam ser levados em conta. Tudo está tão conectados que qualquer “mexida no tabuleiro” muda toda a realidade. Assim, a forma de fazer negócios, de se comunicar, fica cada vez mais complexa. Ter conhecimento e aprendizado ativo para acompanhar essa realidade faz toda a diferença. E, por fim, a ambiguidade, que pode estar tanto no significado das palavras quanto nos pensamentos. Ela vem para mostrar que não existe verdade absoluta, por isso conversar é sempre a melhor saída.

Dessa forma, algumas habilidades que precisam ser buscadas no mundo pós-pandemia são: mentalidade adaptativa, racionalidade, empatia, pensamento crítico e curiosidade. Além disso, análises constantes do que, dentro das realidades individuais e profissionais, é volátil, incerto, complexo e ambíguo, os motivos para isso e o que pode ser feito diante do que se tem conhecimento é uma forma de ter clareza do caminho a ser seguido.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 288

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento / Rhauan Porfirio
BANCO DE IMAGENS: Adobe Stock / Shutterstock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Editora-Chefe 
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 288

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento / Rhauan Porfirio
BANCO DE IMAGENS: Adobe Stock / Shutterstock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Editora-Chefe 
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]