Pesquisar
Close this search box.
/
/
Carrefour inaugura supermercado high-tech sem caixas na China

Carrefour inaugura supermercado high-tech sem caixas na China

Visando se aproximar da concorrência, o Carrefour lança piloto de supermercado em Shanghai que prioriza a experiência digital

Similar às mercearias altamente tecnológicas Amazon Go e Hema, do grupo Alibaba, o Carrefour inaugurou em Shanghai, na China, seu supermercado piloto high-tech, onde não há caixas e o pagamento é finalizado por reconhecimento facial em um aplicativo. A viabilização da novidade, chamada de Le Marche  ocorre após a firmação de uma parceria, no começo deste ano, com a Tencent – gigante da internet chinesa e concorrente do Alibaba.

A revista NOVAREJO digital está com conteúdo novo. Acesse agora! 

No novo conceito de autosserviço nas compras de alimentos e demais produtos, o cliente chega na loja e, primeiramente, se registra em uma máquina de reconhecimento facial na conta digital do Carrefour, vinculando ao perfil do We Chat, rede social de grande popularidade na China, com mais de 1 bilhão de usuários no país.

A partir disso, os usuários só precisam dos seus próprios smartphones e do aplicativo We Chat ligado para concluir a compra. Os celulares funcionam como registradores, contabilizando os produtos virtualmente, da mesma forma que um “carrinho” de compras no e-commerce. Após a conta final aparecer na tela do celular, no próprio We Chat, por meio da câmera, o consumidor faz o reconhecimento facial e efetua a transação no supermercado. Os caixas convencionais ainda estarão disponíveis para aqueles que não quiserem a experiência ou não tiverem acesso.

Leia também:
‘Não sei quem são meus concorrentes’, diz CEO do Carrefour

Experiência na loja

Além da experiência tecnológica, há também uma forma de aproveitar os produtos frescos que a rede oferece no estabelecimento. Assim como no conceito dos supermercados Hema, do Alibaba, é possível escolher ali mesmo produtos como peixes, carnes, frutas para pedir um prato a um dos chefs de cozinha, em um espaço exclusivo no  meio do supermercado. A refeição pode ser consumida ali mesmo, em uma praça de alimentação, ou há a opção de levar para casa.

“A loja deve se tornar um ponto de encontro, onde o consumidor passa um tempo agradável”, disse o CEO do Carrefour na China, Thierry Garnier, ao jornal Le Monde. Segundo ele, a China é um laboratório de varejo e as experiências no país mostram tendências para serem lançadas, posteriormente, em outros mercados.

Expansão

Em janeiro, o Carrefour firmou parceria com a Tencent para fincar os pés no mercado asiático. “Graças a essa parceia, o Carrefour implementará uma visão online para o negócio e melhorar o tráfego de clientes nas atividades omnichannel com a expertise tecnológica e digital da Tencent, que desenvolve iniciativas inteligentes para o varejo”, disse a varejista francesa, em nota, na época.

No mercado chinês, o Carrefour precisa aderir à transformação digital de forma mais rápida para acompanhar a concorrência e o e-commerce, tão forte no continente asiático, sobretudo na China. No primeiro trimestre de 2018, a rede supermercadista viu suas vendas “mesmas lojas” recuarem em 6,6%. De acordo com o Le Monde, a ideia é abrir na China mais dois supermercados desse tipo nos próximos meses.

Leia também:
As tecnologias por trás da loja conceito do Carrefour

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]