Após mais de cinco anos longe do mercado nacional de smartphones, a Huawei está de volta ao Brasil com o lançamento de dois modelos dobráveis de alto padrão: o Huawei Mate XT ULTIMATE DESIGN e o Huawei Mate X6. Os modelos custam, respectivamente, R$ 22.999 e R$ 32.999. Com design sofisticado, recursos exclusivos e câmeras alto nível, os aparelhos marcam o retorno da fabricante chinesa ao país com foco no segmento premium e no público que busca inovação tecnológica de ponta.
O grande destaque da nova linha é o Huawei Mate XT ULTIMATE DESIGN, primeiro smartphone do mundo com tela que se dobra em três partes. Aberto por completo, o dispositivo alcança 10,2 polegadas. “Com dimensões próximas às de um tablet, o aparelho permite alternar entre três formatos de uso: uma tela compacta de 6,4″, uma intermediária de 7,9″ e a versão expandida com mais de 10 polegadas.
Apesar da estrutura complexa, o modelo se destaca pela leveza e espessura: aberto, tem apenas 3,6 mm de profundidade, sendo o mais fino entre os dobráveis já lançados, segundo a marca. A experiência visual também é um diferencial. A tela OLED LTPO com resolução 3K, brilho de até 1.800 nits e a tecnologia Huawei X-True™ garante cores vivas, realismo e suporte para mais de 1 bilhão de tons.
Para dar conta do consumo energético, o dispositivo vem equipado com uma bateria de 5.600 mAh com ânodo de silício e sistema avançado de resfriamento que combina grafeno, cobre e aço.
Câmeras avançadas dos novos modelos Huawei
No quesito fotografia, o Mate XT incorpora a mesma câmera principal de 50 MP presente na linha Huawei Pura 70 Ultra. A lente Ultra Aperture conta com abertura variável (F1.4 a F4.0), adaptando-se a diferentes condições de luz.
O smartphone ainda traz a tecnologia XD Motion, que melhora a captura de objetos em movimento, além de uma lente teleobjetiva de 12 MP, uma ultra-angular também de 12 MP e uma câmera frontal de 8 MP. Graças ao formato dobrável, é possível usar a câmera traseira para selfies com visualização em tempo real da imagem. Assim, é possível ainda garantir enquadramento preciso e alta resolução.
Já o Huawei Mate X6 tem uma proposta mais compacta, mas sem abrir mão do desempenho. O modelo aposta em um conjunto fotográfico liderado pela câmera Ultra Chroma, com precisão de cores até 120% superior à geração anterior, segundo a Huawei. Combinada a lentes grande angular e telefoto, a câmera entrega resultados profissionais em diferentes ambientes de iluminação. O aparelho conta ainda com uma tela externa OLED de 6,45” e uma interna de 7,93”, ambas com tecnologia Huawei X-True. O modelo ainda conta com estrutura reforçada pelo vidro Kunlun Glass de segunda geração, dobradiça multidimensional e fibra de carbono, que oferece resistência e durabilidade.
O relançamento da Huawei no Brasil sinaliza uma nova estratégia da marca para o mercado local. Com foco em inovação e diferenciação, a empresa aposta em recursos inéditos para reconquistar consumidores brasileiros, especialmente aqueles que valorizam design, performance e fotografia de alto nível. Os novos dobráveis da Huawei estarão disponíveis em breve nas lojas oficiais da marca nas plataformas Amazon, Shopee, Mercado Livre e TikTok Shop.
Liderança de mercado
Segundo o relatório Worldwide Quarterly Wearable Device Tracker da IDC, a empresa chinesa assumiu a liderança global em vendas de dispositivos de pulso no primeiro trimestre de 2025. Assim, mantém sua trajetória de crescimento acelerado e reforça sua posição no mercado chinês.
Outro marco importante foi alcançado no início de junho. A Huawei anunciou que as vendas globais acumuladas de seus dispositivos vestíveis, como relógios inteligentes, pulseiras fitness e outros produtos, ultrapassaram 200 milhões de unidades.
*Foto: Reprodução/Huawei