/
/
“Não sei quem são os meus concorrentes”, diz CEO do Carrefour

“Não sei quem são os meus concorrentes”, diz CEO do Carrefour

Noel Prioux aponta a pulverização de players e o comportamento fluído do consumidor como fatores importantes na complexidade que o segmento supermercadista ganhou nos últimos anos

O CEO do Grupo Carrefour, Noel Prioux, disse que ficou mais complexo entender a lógica do mercado a partir do momento no qual o consumidor virou omnichannel. Mas não é só isso. Segundo o executivo, o consumidor também criou hábitos fluídos, que migram com facilidade de um setor para o outro.

A revista NOVAREJO digital está com conteúdo novo. Acesse agora! 

Nos EUA, lembra Prioux, o consumo fora de casa é mais importante que o dentro de casa. No Brasil, porém, a realidade oscila entra consumo no lar e em restaurantes a depender do momento econômico do país. O CEO revelou que o Carrefour tem procurado adaptar seu modelo de negócios acompanhando as mudanças no comportamento do consumidor.

Na França, por exemplo, ele destaca o fato de que o modelo Drive Thru em supermercados é popular há alguns anos, algo que não aconteceu no Brasil, pelo menos por enquanto. “Esse modelo na França foi exitoso e este ano deve chegar a 10% de todo consumo na França. Antes era de 8%. Uma loja que não tiver esse modelo na França está morta”, aponta Prioux.

Além da fluidez do comportamento do consumidor e suas características locais, o varejo supermercadista tem que lidar com a entrada de players alheios ao varejo e que, do dia para a noite, surgem como força poderosa no mercado. “Hoje, não sei quais são os competidores do Carrefour. Pode ser um restaurante, por exemplo. Pode ser o iFood”, afirma o executivo.

Carrefour começa a vender alimentos pelo site

Walter Faria, conselheiro do varejo da Coca-Cola e ex-presidente do Grupo Martins, dono do Smart Supermercados, aponta que a crise econômica causou mudanças na lógica de comportamento dos brasileiros em relação ao consumo alimentar. A tendência de consumo fora de casa esfriou por conta da queda do poder de compra.

Esse fenômeno foi observado de perto pelo Grupo Martins, que atua há 50 anos no atacado e há 18 no varejo. A rede acabou fazendo o caminho inverso do Carrefour e do GPA ao sair do atacado e apostar no varejo local.

“Até 2013, a gente via tendência de consumo fora do lar, pós-crise, isso caiu porque se voltou a consumir no lar, então essa é uma grande oportunidade de crescimento do segmento de supermercado”, aponta Faria.

Polarização do varejo supermercadista

Faria diz que o segmento vive uma “polarização”. De um lado, o apelo ao preço baixo, oferecido pelo atacarejo, e, do outro, a comodidade e variedade de itens dos supermercados de proximidade. Mas essa lógica tem encontrado uma dificuldade, a variedade do mix de produtos nos mercados de bairro por conta das dificuldades logísticas.

O executivo aponta que o tíquete médio das lojas da rede é de 32 reais, muito abaixo da média do mercado, e que a solução para a ampliação desses ganhos é a inclusão de novos produtos. Porém, o desafio logístico é enorme. “Nos últimos dez anos, estamos no pior momento do nível de serviço. Temos poucas indústrias preparadas. O desafio de não deixar faltar produto é muito grave”, alerta Faria.

Leia também: 

4 Estratégias do Carrefour para crescer nos varejos físico e on-line

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 291

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa / Adobe Firefly


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]