Para onde o brasileiro mais viajou em 2022? A Decolar fez um levantamento das preferências de viagens de seus clientes ao longo de ano passado, que inclui destinos nacionais e internacionais. Rio de Janeiro e Lisboa lideram o ranking dos 20 destinos mais procurados pelos clientes. De acordo com a pesquisa, de janeiro a dezembro de 2022, a procura por passagens aéreas aumentou 37% em relação ao mesmo período do ano anterior.
“O ano foi marcado pela retomada do setor de Turismo, com os consumidores buscando mais por produtos de viagens e as empresas investindo em serviços para atender a demanda do mercado”, diz Daniela Araujo, diretora de Produtos Aéreos da companhia. “Na Decolar não foi diferente. Investimos na contratação de novos talentos, em inovações tecnológicas, em soluções de pagamento e no portfólio de produtos para levar uma experiência cada vez mais completa aos nossos clientes.”
Leia Mais: Os 10 elementos que fazem de você um Supertraveler
Por onde o cliente pesquisa suas viagens
De acordo com o levantamento, o consumidor escolhe o canal conforme o lugar onde está e de acordo com o que for mais cômodo e simples de usar. Além disso, as pessoas instalam apps de viagem principalmente para gerenciar suas reservas e ter acesso a ofertas exclusivas.
“O aplicativo Decolar é central para o negócio da companhia”, afirma Patricio Furno, diretor de UX da empresa. As transações móveis representaram 46% do total no terceiro trimestre do ano passado, indicando a tendência de ganho de protagonismo dos apps em relação às outras modalidades, como site e telefone.
Independentemente de se pensar ou não em viajar com frequência, 83% dos usuários costumam sair de sua cidade. Aqueles mais conectados com a ideia de viajar consomem semanalmente conteúdos audiovisuais para se inspirar e motivar, desde séries e filmes até blogs de viagens. “As emoções e sensações positivas trazidas pelas viagens são muito intensas, similares às experimentadas em momentos com família e amigos” destacou Furno.
Confira o ranking
Entre os destinos nacionais, o Rio liderou as buscas durante o ano. As outras capitais do Sudeste, São Paulo (9ª), Belo Horizonte (16ª) e Vitória (17ª), também estão na lista. Na preferência dos brasileiros, o Nordeste também é destaque, com Recife (2ª), Fortaleza (3ª), Salvador (4ª), Maceió (5ª), Natal (7ª), Porto Seguro (10ª), João Pessoa (12ª), São Luís (19ª) e Aracaju (20ª). Belém, em 18ª, é a representante da região Norte. Já no Centro-Oeste há Brasília (8ª) e Goiânia (14ª). O Sul está representado por Porto Alegre (6ª), Florianópolis (11ª), Curitiba (13ª) e Foz do Iguaçu (15ª).
No internacional, Lisboa ocupa o 1º lugar. Há mais sete destinos na Europa: Paris (7ª), Madri (9ª), Porto (10ª), Londres (11ª), Roma (12ª), Frankfurt (14ª) e Barcelona(17ª). Dos outros 12 destinos, cinco estão na América do Sul – Buenos Aires (2ª), Santiago (5ª), Montevidéu (13ª), Lima (16ª) e Bariloche (18ª) – e cinco na América do Norte, com Miami (3ª), Orlando (4ª), Nova York (6ª), Boston (19ª) e Las Vegas (20ª). A região caribenha completa a lista de buscas na Decolar, com Cancún (8ª) e Punta Cana (15ª).
Assine nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente
NACIONAL INTERNACIONAL
- Rio de Janeiro (RJ) Lisboa (PT)
- Recife (PE) Buenos Aires (AR)
- Fortaleza (CE) Miami (US)
- Salvador (BA) Orlando (US)
- Maceió (AL) Santiago (CH)
- Porto Alegre (RS) Nova York (US)
- Natal (RN) Paris (FR)
- Brasília (DF) Cancún (MX)
- São Paulo (SP) Madri (ES)
- Porto Seguro (BA) Porto (PT)
- Florianópolis (SC) Londres (GB)
- João Pessoa (PB) Roma (IT)
- Curitiba (PR) Montevidéu (UY)
- Goiânia (GO) Frankfurt (DE)
- Foz do Iguaçu (PR) Punta Cana (DO)
- Belo Horizonte (MG) Lima (PE)
- Vitória (ES) Barcelona (ES)
- Belém (PA) Bariloche (AR)
- São Luís (MA) Boston (US)
- Aracaju (SE) Las Vegas (US)
Leia Mais: Reservas digitais de viagens já voltaram aos níveis pré-pandemia?
Pela estrada afora
Já para destinos rodoviários, Brasília é a primeira colocada, seguida por Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Goiânia. Os dados foram levantados pela mobitech Gipsyy com dados das viagens compradas pelo site da startup. O Brasil conta com a 4° maior malha rodoferroviária do mundo e grande parte dos municípios do país são interligados por estradas, em muitos casos, apenas a via terrestre é uma opção.
+ Notícias