Pesquisar
Close this search box.
/
/
Rio e Lisboa lideraram buscas por viagens em 2022

Rio e Lisboa lideraram buscas por viagens em 2022

Decolar levantou quais são as cidades no Brasil e no mundo mais buscadas pelos turistas brasileiros

Para onde o brasileiro mais viajou em 2022? A Decolar fez um levantamento das preferências de viagens de seus clientes ao longo de ano passado, que inclui destinos nacionais e internacionais. Rio de Janeiro e Lisboa lideram o ranking dos 20 destinos mais procurados pelos clientes. De acordo com a pesquisa, de janeiro a dezembro de 2022, a procura por passagens aéreas aumentou 37% em relação ao mesmo período do ano anterior.

“O ano foi marcado pela retomada do setor de Turismo, com os consumidores buscando mais por produtos de viagens e as empresas investindo em serviços para atender a demanda do mercado”, diz Daniela Araujo, diretora de Produtos Aéreos da companhia. “Na Decolar não foi diferente. Investimos na contratação de novos talentos, em inovações tecnológicas, em soluções de pagamento e no portfólio de produtos para levar uma experiência cada vez mais completa aos nossos clientes.”

Leia Mais: Os 10 elementos que fazem de você um Supertraveler

Por onde o cliente pesquisa suas viagens

De acordo com o levantamento, o consumidor escolhe o canal conforme o lugar onde está e de acordo com o que for mais cômodo e simples de usar. Além disso, as pessoas instalam apps de viagem principalmente para gerenciar suas reservas e ter acesso a ofertas exclusivas.

“O aplicativo Decolar é central para o negócio da companhia”, afirma Patricio Furno, diretor de UX da empresa. As transações móveis representaram 46% do total no terceiro trimestre do ano passado, indicando a tendência de ganho de protagonismo dos apps em relação às outras modalidades, como site e telefone.

Independentemente de se pensar ou não em viajar com frequência, 83% dos usuários costumam sair de sua cidade. Aqueles mais conectados com a ideia de viajar consomem semanalmente conteúdos audiovisuais para se inspirar e motivar, desde séries e filmes até blogs de viagens. “As emoções e sensações positivas trazidas pelas viagens são muito intensas, similares às experimentadas em momentos com família e amigos” destacou Furno.

Conheça o Mundo do CX

Confira o ranking

Entre os destinos nacionais, o Rio liderou as buscas durante o ano. As outras capitais do Sudeste, São Paulo (9ª), Belo Horizonte (16ª) e Vitória (17ª), também estão na lista. Na preferência dos brasileiros, o Nordeste também é destaque, com Recife (2ª), Fortaleza (3ª), Salvador (4ª), Maceió (5ª), Natal (7ª), Porto Seguro (10ª), João Pessoa (12ª), São Luís (19ª) e Aracaju (20ª). Belém, em 18ª, é a representante da região Norte. Já no Centro-Oeste há Brasília (8ª) e Goiânia (14ª). O Sul está representado por Porto Alegre (6ª), Florianópolis (11ª), Curitiba (13ª) e Foz do Iguaçu (15ª).

No internacional, Lisboa ocupa o 1º lugar. Há mais sete destinos na Europa: Paris (7ª), Madri (9ª), Porto (10ª), Londres (11ª), Roma (12ª), Frankfurt (14ª) e Barcelona(17ª). Dos outros 12 destinos, cinco estão na América do Sul – Buenos Aires (2ª), Santiago (5ª), Montevidéu (13ª), Lima (16ª) e Bariloche (18ª) – e cinco na América do Norte, com Miami (3ª), Orlando (4ª), Nova York (6ª), Boston (19ª) e Las Vegas (20ª). A região caribenha completa a lista de buscas na Decolar, com Cancún (8ª) e Punta Cana (15ª).

Assine nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente

NACIONAL INTERNACIONAL

  1. Rio de Janeiro (RJ)                                                                                        Lisboa (PT)
  2. Recife (PE)                                                                                                       Buenos Aires (AR)
  3. Fortaleza (CE)                                                                                                 Miami (US)
  4. Salvador (BA)                                                                                                  Orlando (US)
  5. Maceió (AL)                                                                                                     Santiago (CH)
  6. Porto Alegre (RS)                                                                                            Nova York (US)
  7. Natal (RN)                                                                                                        Paris (FR)
  8. Brasília (DF)                                                                                                    Cancún (MX)
  9. São Paulo (SP)                                                                                                 Madri (ES)
  10. Porto Seguro (BA)                                                                                          Porto (PT)
  11. Florianópolis (SC)                                                                                          Londres (GB)
  12. João Pessoa (PB)                                                                                            Roma (IT)
  13. Curitiba (PR)                                                                                                   Montevidéu (UY)
  14. Goiânia (GO)                                                                                                   Frankfurt (DE)
  15. Foz do Iguaçu (PR)                                                                                        Punta Cana (DO)
  16. Belo Horizonte (MG)                                                                                     Lima (PE)
  17. Vitória (ES)                                                                                                     Barcelona (ES)
  18. Belém (PA)                                                                                                      Bariloche (AR)
  19. São Luís (MA)                                                                                                 Boston (US)
  20. Aracaju (SE)                                                                                                    Las Vegas (US)

Leia Mais: Reservas digitais de viagens já voltaram aos níveis pré-pandemia?

Pela estrada afora

Já para destinos rodoviários, Brasília é a primeira colocada, seguida por Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Goiânia. Os dados foram levantados pela mobitech Gipsyy com dados das viagens compradas pelo site da startup. O Brasil conta com a 4° maior malha rodoferroviária do mundo e grande parte dos municípios do país são interligados por estradas, em muitos casos, apenas a via terrestre é uma opção.


+ Notícias

Quem está na home do celular dos brasileiros?

Retrato do cliente do e-commerce no Brasil

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 288

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento / Rhauan Porfirio
BANCO DE IMAGENS: Adobe Stock / Shutterstock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Editora-Chefe 
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 288

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento / Rhauan Porfirio
BANCO DE IMAGENS: Adobe Stock / Shutterstock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Editora-Chefe 
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]